Pular para o conteúdo principal

ANIVERSÁRIO DE FOZ DO IGUAÇU: RETOMADA DO TURISMO COM LIVE SOLIDÁRIA É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

Retomada do turismo de Foz terá live solidária, respeito à vida e mensagem positiva
A Itaipu dará uma ajuda inicial de R$ 50 mil para compra de alimentos e produtos de higiene em 50 mercados de todas as regiões da cidade, para incentivar o consumo local.
Para marcar esse retorno, haverá uma live de “esquenta” na usina de Itaipu, com o cantor Gabriel Smaniotto no dia 10. 

Para assistir a live, o público deverá acessar o canal da Itaipu Binacional no YouTube, A transmissão iniciará às 17h30 e  segue até por volta das 20h.

Foz do Iguaçu se prepara para reabrir o turismo a partir da próxima quarta-feira, dia 10, aniversário de 106 anos do município, com a adoção de todos os cuidados sanitários exigidos, incluindo testagem dos visitantes sintomáticos. A reabertura prevê a vinda de turistas locais e regionais, que pouco a pouco voltarão a visitar o Destino Iguaçu, um dos principais e mais seguros do Brasil.

Foz do Iguaçu reabre seus atrativos turísticos assumindo o compromisso de testar todos os casos sintomáticos de visitantes que apresentaram quadro de febre, gripe, resfriado ou algum sintoma respiratório. A reabertura inclui também os hotéis e resorts de turismo de lazer. A expectativa inicial é atender a comunidade local e o público regional. Uma live solidária na usina de Itaipu arrecadará fundos para os trabalhadores do turismo. 

Para identificar e testar os casos sintomáticos, serão montadas barreiras sanitárias nos atrativos turísticos e nos hotéis e resorts de maior porte. Para retomar as atividades, será exigido o cumprimento dos protocolos de segurança sanitária instituídos pelo Decreto Municipal nº 28.124, de 8 de maio, que estabeleceu as normas de funcionamento. Os empreendimentos também devem assinar um termo de responsabilidade no qual se comprometem a respeitar os protocolos de segurança sanitária e colaborar com a Secretaria Municipal da Saúde na busca ativa de colaboradores e clientes com sintomas compatíveis com a Covid-19.

Pela primeira vez, não haverá desfile e grandes comemorações. A cerimônia será pequena e reservada a autoridades, respeitando as normas de segurança e o distanciamento social. O ato será transmitido pelo Facebook da Prefeitura a partir das 9 horas. 

O Parque Nacional do Iguaçu, o Parque das Aves, o Complexo Turístico Itaipu, o Marco das Três Fronteiras, o Kattamaram 2 do Rio Paraná, o Complexo Dreamland, a Churrascaria Rafain Show, além de hotéis – incluindo resorts – vão reabrir, alguns no dia 10, outros no dia 11, como é o caso da Itaipu. O Parque Nacional poderá ser entre os dias 10 e 12. Também está programada uma grande ação de cinema a céu aberto do Visit Iguaçu. A cidade já vive uma grande expectativa.

Para marcar esse retorno, haverá uma live de “esquenta” na usina de Itaipu, com o cantor Gabriel Smaniotto, das 17h30 às 20h do dia 10. A apresentação da live será feita pelo jornalista Airton José, que já foi guia de turismo e abriu mão do cachê pela causa, e pela jornalista Izabelle Ferrari. Durante a live, serão arrecadadas doações para os profissionais do setor que perderam seus empregos ou renda por causa da pandemia e hoje não têm como sustentar suas famílias. Ao longo da apresentação, todos os atrativos serão exibidos, numa uma ação conjunta de todo o Destino Iguaçu. As pessoas serão cadastradas pelo Polo Iguassu. Para isso, precisarão preencher uma ficha de cadastro, validando que a pessoa trabalha no setor e teve sua renda comprometida em função da pandemia. Os cartões serão usados para compra de alimentos e produtos de higiene em aproximadamente 50 mercados pequenos e médios do comércio iguaçuense, distribuídos em todas as regiões da cidade, como uma forma de incentivo ao consumo local.

A Itaipu dará uma ajuda inicial de R$ 50 mil. Com esse recurso, serão adquiridos 350 vales-compras do cartão-alimentação da Nutricard, que não cobrou taxa de serviço. “É um marco do retorno das atividades turísticas, com uma mensagem de esperança para quem precisa defender o sustento do dia a dia”, diz o general Joaquim Silva e Luna, diretor-geral brasileiro de Itaipu. “Foz está saindo na frente em relação a outros destinos, exatamente pelos cuidados que vem adotando”, reforça o diretor-geral brasileiro de Itaipu. E complementa: “Nesse primeiro momento de retorno gradativo, temos a certeza de que o visitante encontrará um Destino Iguaçu seguro para a sua saúde, com quantidade de leitos suficientes para atender a demanda, além de acolhimento, profissionalismo e bons serviços”.

Mensagem Prefeito de Foz do Iguaçu
O prefeito Chico Brasileiro fala sobre o aniversário do município e o momento histórico em que vivemos. Neste ano, mais do que nunca, o desejo é de união, de força e esperança em dias melhores.

O compartilhamento será feito por oito entidades que fazem parte do Programa Acelera Foz: Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Prefeitura de Foz, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento, Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Para o presidente do Comtur, Carlos Silva, é um momento histórico e de inovação da cidade. “As instituições e atrativos turísticos estão dando mais esse presente à população, criando uma grande corrente do bem. De forma consciente e muito mais preparada, precisamos cuidar da saúde e retomar as atividades econômicas de lazer e de viagem”, afirma. “Esse é o foco do Comtur, que está intensificando, via gestão integrada, os esforços para retomar o movimento de turistas em nosso destino.”

Cuidados e cautela
Foz do Iguaçu tem o maior programa de testagem em massa do novo coronavírus. São mais de 30 mil testes em andamento. A cidade registra, proporcionalmente à população, o menor número de casos da doença. Em Foz do Iguaçu, a pandemia resultou na demissão de aproximadamente cinco mil pessoas, de acordo com dados oficiais.

“Estamos conscientes dos cuidados e da nossa responsabilidade. Sabemos que a retomada do turismo será lenta e gradual. Esse recomeço será com a comunidade local e o público regional. Mas reabertura mostrará que estamos preparados para a nova normalidade que virá no pós-pandemia. Será um aquecimento. Quando o turismo voltar pra valer, já estaremos embalados”, afirma o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.

A Prefeitura de Foz divulgou um comunicado informando que o Destino Iguaçu reabrirá seus atrativos turísticos assumindo o compromisso de testar todos os casos sintomáticos de visitantes que apresentem quadro de febre, gripe, resfriado ou algum sintoma respiratório.

Para identificar e testar os casos sintomáticos, serão montadas barreiras sanitárias nos atrativos turísticos e nos hotéis e resorts de maior porte. Para retomar as atividades, será exigido o cumprimento dos protocolos de segurança sanitária instituídos pelo Decreto Municipal nº 28.124, de 8 de maio, que estabeleceu as normas de funcionamento.

Os empreendimentos também devem assinar um termo de responsabilidade, no qual se comprometem a respeitar os protocolos de segurança sanitária e colaborar com a Secretaria Municipal da Saúde na busca ativa de colaboradores e clientes com sintomas compatíveis com a covid-19.

Em Itaipu, apenas o passeio da Visita panorâmica vai funcionar num primeiro momento. Todo o Complexo Turístico Itaipu se adaptou para o novo momento. Robôs de desinfecção vão recepcionar os visitantes, que passarão por aferição de temperatura. Em todo o roteiro haverá álcool em gel e os ônibus serão higienizados a cada nova visita.A retomada será gradativa e a estratégia poderá ser revista caso haja avanço de novos casos da covid-19.

Esforço do trade
Para que a estratégia dê certo, sem contratempos, todo o trade vem fazendo um grande esforço. O Acelera Foz, programa de retomada da economia da cidade, está à frente dessa iniciativa e tem a coordenação estratégica do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Prefeitura de Foz, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento, Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Live sem solenidade
Não haverá solenidade no dia da live solidária. Durante o evento, serão divulgados os atrativos em vídeos. O palco da live será o Mirante Central de Itaipu, mas se chover, o local poderá ser transferido para o Centro de Recepção de Visitantes, na entrada da usina.

Veja como vão ficar os serviços públicos na cidade
Devido a cerimônia em comemoração ao aniversário de 106 anos de Foz do Iguaçu, nesta quarta-feira (10), o trânsito na região central da cidade sofrerá algumas alterações.  A medida se faz necessária para garantir a segurança de motoristas e pedestres, bem como dos trabalhadores que estão montando a estrutura da solenidade oficial. 

A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu informa que serão mantidas as atividades consideradas essenciais, como coleta de lixo, segurança e serviços de urgência e emergência da saúde nos dias 10 de junho, aniversário do município, e 11 de junho, feriado de Corpus Christi.

Na saúde, as UPAS João Samek, no Jardim das Palmeiras e Dr. Walter Cavalcanti, no Morumbi, seguem o atendimento normal, 24 horas por dia, para urgência e emergência. O Hospital Municipal e o SAMU também mantêm os atendimentos de forma ininterrupta.
 
Quanto à Assistência Social, os serviços de proteção social especial serão mantidos durante o feriado. São eles, o Serviço de Abordagem Social (Seas), o Centro Pop (Centro de atendimento à população em situação de rua), Residência Inclusiva Casa Abrigo para Mulheres e as quatro casas de passagem. Os Conselhos Tutelares 1 e 2 atenderão 24 horas por dia, através dos telefones: (45) 9 9921-7576 (Conselho 1) e (45) 9 9997-4114 (Conselho 2).

Não haverá atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, CRASs (Centros de Referência de Assistência Social), CREAs (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e atendimento administrativo nas repartições públicas nos dias 10, 11 e 12 de junho. O atendimento será retomado na segunda-feira (15).

Na Itaipu, a retomada do turismo será gradativa, de acordo com a programação abaixo: 
 - 10/06 - Live de retomada;
 - 11/06 - Itaipu Panorâmica;
 - 17/06 - Itaipu Refúgio Biológico;
 - 24/06 - Itaipu Ecomuseu;
 - 03/07 - Itaipu Iluminada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

Visitas do Embaixador Jorge Geraldo Kadri e da Consulesa Siham Harat - Homenagem Atef Manah

E dando sequência aos eventos de boas vindas ao S.S. Jorge Geraldo Kadri, Embaixador do Brasil no Líbano e à Sra. Siham Harati , Consul Honorária do Brasil no Líbano, em visita à Tríplice Fronteira, a família Manah uniu-se a outros núcleos árabes da Tríplice Fronteira para homenagearem os ilustres visitantes. A ocasião serviu também para homenagear Atef Manah, ilustre pioneiro que esteve em tratamento de saúde por 7 longos meses em São Paulo, e que retornou em muito boa forma. Isto foi motivo de alegria não só para a comunidade árabe, mas também para os muitos amigos que a família Manah conquistou nestes mais de 50 anos de trabalho pelo desenvolvimento de nossa região. Bem vindo Sr Atef!!!! Presenças de autoridades religiosas, da prefeita interina de Foz, autoridades diplomáticas e de membros proeminentes da comunidade árabe trinacional.  Parabéns Marcelle Ghieh pela primazia na condução do cerimonial do evento, e a equipe do Mabu, cuidando de cada detalhe do evento.