Pular para o conteúdo principal

BAIRRO INTELIGENTE: PROTOCOLO ENTRE ITAIPU E PREFEITURA DE FOZ TRANSFORMAM A VILA A NUM ENORME PARQUE A CÉU ABERTO

Protocolo de intenções assinado entre PTI e Prefeitura de Foz do Iguaçu deu a partida no Programa Acelera FOZ
O diretor superintendente do PTI, general Eduardo Garrido e o Prefeito Chico Brasileiro parcerias para a construção de ciclovia, calçamento e paisagismo que irão transformar a Vila A num grande parque para a comunidade de Foz. paralelamente à construção, Itaipu está fazendo o plantio de 2.700 mudas nativas para compensar o corte de árvores. Foto: Kiko Sierich - PTI 

A Vila A será o primeiro bairro do Brasil a ter tecnologias voltadas a tornar as cidades inteligentes testadas e demonstradas, com o objetivo de promover melhorias em áreas como segurança pública e mobilidade urbana. O projeto integra um protocolo de intenções assinado entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e a Prefeitura de Foz do Iguaçu. 
Obras da ciclovia da Vila A - Foto: Rubens Fraulini - Itaipu Binacional.
Aos poucos, a Vila A, bairro historicamente ligado à usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), vai ganhando melhorias por toda parte, com investimentos diretos da empresa. A ideia é que, no futuro, o lugar se transforme num grande parque. A transformação da Vila A é uma das ações previstas no protocolo, que prevê também a facilitação da instalação de empresas de base tecnológica no município, a integração do Parque Tecnológico com o Centro Municipal de Inovação, além de atendimentos pedagógicos para alunos da rede municipal. 
Vista aérea da Vila A. Foto: Kiko Sierich - PTI.
A escolha da Vila A como ambiente de demonstração se deve a algumas características específicas do bairro, como possuir uma associação de moradores, que reúne dados relacionados à segurança; equipamentos públicos de lazer, como o Gramadão; e uma infraestrutura, que envolve conectividade – fibra ótica – e equipamentos públicos, necessária para a realização do projeto-piloto. Também foram determinantes para a escolha do bairro a proximidade com o Parque Tecnológico, onde está o Laboratório de Cidades Inteligentes, e os investimentos programados por Itaipu para a Vila A, como a revitalização do Gramadão, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti que é referência nacional, a construção do Mercado Municipal e a criação de um circuito turístico que contempla pontos históricos da criação da usina, como as vilas construídas para abrigar os trabalhadores da usina de Itaipu na época de sua construção.
Avenida Sílvio Américo Sasdelli, principal da Vila A. Foto: Kiko Sierich - PTI.
Para dar início à implementação, está sendo necessária uma regulamentação específica para transformar a Vila A em um ambiente de testes e demonstrações de tecnologias, já prevista no protocolo assinado. A partir de então, foram definidas as estratégias de implementação do Programa, que deve ser feito por fases, conforme a definição das áreas prioritárias e que possuam a infraestrutura lógica necessária para a instalação das tecnologias. O Programa Vila A Inteligente é uma iniciativa do Parque Tecnológico em conjunto com a Itaipu Binacional e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O projeto estende ao bairro as soluções implementadas no Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes do Parque Tecnológico com o apoio da ABDI, e onde concentram-se tecnologias como, por exemplo, as luminárias inteligentes com reconhecimento facial e o monitoramento por drones. Também poderão ser instaladas novas tecnologias, por meio da parceria com empresas e startups que tiverem interesse em validar seus produtos. 
Obra em andamento na Avenida Paraná, entre a BR 277 e a Avenida Araucária. Foto: Rubens Fraulini - Itaipu Binacional.
Diversas iniciativas na região, como aplicação de recursos em segurança, iluminação e diversidade da recreação esportiva, vão melhorar a infraestrutura e elevar a qualidade de vida no bairro, que ainda vai integrar o projeto Cidade Inteligente – uma parceria entre a Itaipu, o Parque Tecnológico Itaipu e a Prefeitura. Com 4.800 metros de extensão, a ciclovia vai circundar o trecho entre a BR-277 e as avenidas Garibaldi, Andradina e Paraná. A obra inclui ainda a construção de calçadas, drenagens, espaço para prática de caminhadas e iluminação complementar. O contrato de R$ 8,4 milhões é financiado pela Itaipu. 50% da obra já está concluída. Em breve o local deverá se tornar um novo ponto de lazer e prática de atividades físicas, para ciclistas e pedestres. A área é próxima ao Mercado Municipal, em construção, e ao Gramadão, que passará por uma total revitalização. 
Ciclovia: calçamento e paisagismo transformam Vila A num parque à céu aberto. Foto: Sara Cheida - Itaipu Binacional
Também na Vila A, na Avenida Tancredo Neves, as obras de contenções, aterros e instalação de calçadas em paver também estão em bom andamento. A primeira fase já foi concluída, e a segunda fase está acelerada. Todas essas iniciativas da Itaipu, com recursos de mais de R$ 900 milhões, em diferentes frentes, integram o Programa Acelera Foz, que reúne oito entidades parceiras para a retomada da economia da cidade. A Diretoria de Coordenação da Itaipu é a responsável pela gestão direta da maioria das obras. 
Paralelamente à ciclovia e também à aquisição de terrenos, a Itaipu está fazendo o plantio de 2.700 mudas em uma área degradada na entrada da Vila A, para compensar o corte de árvores exigido para a criação de uma ciclovia. O trabalho de compensação florestal também já teve início no final do mês passado. 

Todos os investimentos da Itaipu mostram o comprometimento da atual gestão da empresa com o município, onde está localizada a usina. O trabalho é feito em consonância com as diretrizes do governo federal. 

Para o diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna, essa é mais obra que gera legado para Foz do Iguaçu, que no dia 10 de junho completa 106 anos. “Mais que uma opção de lazer para a comunidade, ela representa um grande salto de qualidade para quem vive e frequenta o local.”
“O Parque Tecnológico tem o propósito de disponibilizar à sociedade tecnologias que proporcionem uma melhor qualidade de vida aos cidadãos. Essa é a base deste projeto, que visa também incentivar o empreendedorismo, com a possibilidade da testagem e validação de inovações”, afirma o diretor superintendente do PTI, general Eduardo Garrido. Foto: Rubens Fraulini - Itaipu Binacional

De acordo com o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, a parceria vai permitir que o Parque Tecnológico contribua com o processo de aceleração do desenvolvimento da cidade por meio do seu potencial humano, tecnológico e visão estratégica. "Esse protocolo vem concretizar ações para fomentar o desenvolvimento tecnológico e da inovação em Foz do Iguaçu", afirma. 

Atração de empresas

Assinatura do Protocolo que oficializou a parceria. Foto: Kiko Sierich - PTI 
A parceria entre o PTI e a Prefeitura também prevê um espaço no Distrito Industrial de Foz do Iguaçu para empresas de base tecnológica, que converge com a intenção do Programa Acelera Foz, lançado na última semana, de atrair empreendedores para a cidade. O objetivo é oferecer aos empresários condições diferenciadas para instalação. O protocolo possibilita ainda a atuação do Parque Tecnológico junto com a Prefeitura na implementação do Centro Municipal de Inovação, que vai abrigar startups.

Atividades Pedagógicas
Outro trabalho que será desenvolvido entre o Parque Tecnológico e a Prefeitura de Foz é na área da educação. O PTI vai ofertar aos alunos da rede pública municipal atendimentos pedagógicos em temas como tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

08 de março- SÉRIE MULHERES EMPODERADAS da FOZ EM DESTAQUE

E L A S  são muitas e estão estrategicamente distribuídas em todos os lugares, afinal, elas hoje em dia estão empoderadas e fazendo acontecer em todos os setores. E para homenagear as     M U L H E R E S     na semana em que se comemorar o     D ia I nternacional da M ulher , escolhemos algumas destas representantes ilustres das MULHERES EMPODERADAS DE NOSSA REGIÃO TRINACIONAL. Parabéns MULHERES!!! Gabriela e sua mãe Cláudia Pritsch Kersting , empresária... Isabel Cristina , empresária e sua filha, Giovanna Salvatti Rafagnin , relações pública...  Marisa Amari e a mãe Divina Caneppele... Rosa Jeronymo , Primeira Dama do Município e Secretária Municipal de Saúde do Município. O Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março, e apesar de sua importância não é considerado um feriado nacional. Das Graças , nossa mentora e pioneira do Colunismo Social em nossa cidade... Jornalista Patrícia Iunovich, Diretora de Comunicação Social da Usina de Itaipu Ânge