Pular para o conteúdo principal

PARTICIPE COM AS ENTIDADES DAS CAMPANHAS QUE INCENTIVAM O COMÉRCIO LOCAL

Em rede – “Foz Compra Foz” é a continuidade da “Oeste compra Oeste”, uma iniciativa do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Sebrae Paraná, Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), Comitê Territorial dos Pequenos Negócios (CTPN), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar) e Garantioeste.


Neste momento em que todos precisam de todos, é necessário a gente apoiar o comércio local, garantir o emprego e a renda em nossa cidade. Por isto mesmo, a ACIFI - Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu lançou a Campanha "Foz Compra Foz", visando estimular as vendas do comércio local e assim incentivar a circulação de dinheiro no comércio e prestadores de serviços iguaçuenses. Esse é o objetivo da campanha , lançada para estimular e sensibilizar os moradores a priorizarem as suas compras e o consumo nas empresas do município, apoiando a comunidade para superar os desafios provocados pela pandemia.

As empresas em geral foram e continuam impactadas pela pandemia – tanto quando ficaram de portas fechadas por um mês quanto agora na retomada gradual. Ao valorizar o local, o consumidor estará assegurando a manutenção de empregos das pessoas próximas, como também a geração de novas vagas e renda.

A plataforma permite o cadastro completo e rápido de pessoas jurídicas sem pagar nada (endereço, telefones, site, e-mail e redes sociais). Na outra ponta, os consumidores podem pesquisar empresas por segmentos, produtos, serviços, ofertas, promoções e convênios. O site já possui mais de 13 mil cadastros de empresas e prestadores de serviço iguaçuenses, com informações atualizadas diariamente.

Clique e participe


Visite o site, que reúne diversas ferramentas gratuitas para apoiar os negócios locais, aproximando empresas e consumidores, destaca Faisal Ismail, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu. A Campanha "Foz Compra Foz " tem o objetivo de fortalecer o comércio da nossa cidade e criar uma reação em cadeia na qual um ajuda a estimular o empreendimento do outro. É tempo de valorizar o que é nosso e trabalharmos juntos na retomada da nossa economia.

Atenção comerciantes - baixe o Selo
Empresários e consumidores engajados a esse movimento podem ajudar de maneira direta divulgando o selo da campanha (que pode ser baixado do site). É importante sensibilizar a sociedade como um todo a consumir na cidade, praticando assim um ato de cidadania e transformador, movimentando dinheiro onde os consumidores moram e trabalham. Vamos fortalecer nossa cidade? Use o selo da campanha nos materiais de divulgação da sua empresa!

Ação integrada: Oeste Compra Oeste
Lançamento da Campanha "Oeste Compra Oeste".

Incentivar a compra local de produtos e serviços para fazer o dinheiro circular na região, promovendo emprego e renda nas cidades. Fortalecer esse conceito  de desenvolvimento é o objetivo da campanha "Oeste compra Oeste", envolvendo  setor produtivo, sociedade civil organizada e poder público.

"É uma campanha de engajamento. Queremos envolver toda a população em uma nova forma de pensar, entendendo que a compra local faz o dinheiro circular em nossa região e traz retorno para todos", enfatiza a coordenadora do CTPN, Elisângela Rosa. "Passamos por uma crise, e cada um de nós tem condições de ajudar a superá-la."  

A ação pretende sensibilizar a população das 54 cidades da Região Oeste, estimada em mais de 1,3 milhão de habitantes, de que a compra local se reverte em oportunidades para a coletividade. Ao fortalecer a economia regional, são gerados tributos que resultam em políticas públicas, novos investimentos e postos de trabalho. 
Presidente do POD, Danilo Vendruscolo afirma que a ação fortalece o Oeste contra os efeitos da pandemia. "Vamos sair mais cedo desse problema do que outras regiões. Temos comércio, serviços, cooperativas e crédito fortes, e uma riqueza extraordinária de pessoas e instituições. Vamos motivar empresas e a comunidade para que o dinheiro circule e gere riquezas aqui na região", reflete.

“Oeste compra Oeste” é uma iniciativa do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Sebrae Paraná, Associações dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), Comitê Territorial dos Pequenos Negócios (CTPN), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar) e Garantioeste. 

Valorizar o Oeste
Para ganhar força, a campanha “Oeste compra Oeste” propõe o envolvimento direto de prefeituras, associações comerciais, sindicatos, órgãos de classe, organizações da sociedade civil. O presidente da AMOP, Rineu Menoncin, ressalta que o programa atende às necessidades dos municípios e reforça a importância econômica do Oeste.

"Precisamos ser mais bairristas, amar mais e vestir a camisa do Oeste pela importância da região para o estado e o Brasil", sublinha. "Esse programa vem de encontro às necessidades dos municípios, que sofrem com a queda de arrecadação provocada pela pandemia. Abraçamos essa ideia e nos comprometemos em fomentá-la nas nossas 54 cidades", frisa Rineu. 

Comércio forte é prosperidade
De acordo com o presidente da Caciopar, Alci Rotta Junior, as associações comerciais terão papel relevante para o alcance do objetivo da campanha "Oeste compra Oeste". A entidade atuará junto a suas instituições associadas e aos consumidores para orientar e apoiar o envolvimento.
 
"Vamos mobilizar todas as forças que agem a favor do comércio local, disseminando a ideia e incorporando essa prática", aponta Alci. "Comércio forte é sinônimo de oportunidade e prosperidade, além de engrenagem fundamental para o funcionamento da roda econômica nos nossos municípios", defende. 

Rede de compra local
O gerente regional Oeste do Sebrae, Augusto Cesar Stein, reforça a necessidade de participação de empresários e empreendedores na iniciativa. Ele destaca que empresas que inovam e diversificam suas operações conseguem mitigar os efeitos causados pelo período de pandemia. 
"O empresário da região pode ajudar a disseminar o propósito e conceito da campanha criando uma rede junto a seus clientes e fornecedores, assim como nas instituições em que participa", propõe Augusto. "Ele também pode comprar de outro empresário do Oeste. Esse sentimento de pertencimento é transformador", avalia. 

Dinheiro mais "barato"
Presidente da Garantioeste, Edson Carollo salienta que, juntamente com o estímulo à compra local, empreendedores do Oeste podem obter crédito simplificado e a juros acessíveis para estimular a retomada econômica. Segundo ele, a garantidora que surgiu na região há 11 anos já fez mais de cinco mil operações, totalizando R$ 188 milhões. 
 
"Nosso papel é o de trazer dinheiro barato para a micro e pequena empresa", acentua. "Com as instituições parceiras nas cidades do Oeste, prestamos orientação a quem pretende ter acesso a linhas de crédito. Esse dinheiro injetado nas empresas, por meio da garantidora, preserva postos de trabalhos na região", conclui. 

Para participar da campanha
O material promocional da ação "Oeste compra Oeste" está disponível gratuitamente na internet, nos sites e mídias das entidades realizadoras. As peças podem ser personalizadas em cada cidade por prefeituras, instituições e empresas participantes. Nas redes sociais, a mobilização é marcada com #CompreDoOeste.
 
(Oeste compra Oeste)

Postagens mais visitadas deste blog

COLUNA SOCIAL - Edição CCXXI

DESTAQUE DO DIA A aniversariante...

COLUNA SOCIAL - Edição CCIX

DESTAQUE DO DIA

COLUNA SOCIAL - Edição CCXXX

DESTAQUE DO DIA