Pular para o conteúdo principal

FOZ DO IGUAÇU, NOSSO PATRIMÔNIO

Já parou para pensar no que você tem valorizado durante esse período que estamos vivendo, que antes “passava batido”?

Autores: Andressa Szekut e Petterson Gherlandi (Instituto Polo Iguassu)

Estamos em uma realidade fronteiriça singular, com diversidade e exuberância ambiental, com potencial tecnológico, científico e comercial, e sobretudo, com uma diversidade populacional expressiva. E isso tudo é patrimônio nosso. É disso que devemos cuidar e valorizar.

Essa reflexão é levantada pelo Programa Integrado de Educação Turística- PIET, que por meio de diversas atividades busca estimular o sentido de pertencimento à cidade, orgulho de morar em Foz e promover a cultura da hospitalidade. O PIET é um projeto reconhecido nacionalmente, e que em 2020 tem o patrocínio da Itaipu Binacional, e conta com apoio de instituições como a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, ICMBIO, Fundação Cultural, UDC, Sindihoteis, CVC, FPTI e Unioeste.


Nas idas e vindas, ouvimos falar de patrimônio como algo de valor histórico, como as antiguidades, ou valor excepcional, como as obras de arte, ou ainda valor ambiental, como o Parque Nacional do Iguaçu. De forma geral, patrimônio muitas vezes está vinculado como algo que está longe da nossa realidade cotidiana. Mas você sabia que nossos patrimônios podem estar mais próximos do que imaginamos?
Vamos olhar para o conceito de uma outra forma, isto é, Olhar para o patrimônio no nosso cotidiano, nas nossas práticas do dia a dia, na nossa cultura. O que nos torna característicos, singulares? O que é nosso? Quais são nossas memórias? O que nos representa?

Por conta da pandemia da COVID-19, com o isolamento social, a rotina da maioria das pessoas foi alterada não só em Foz do Iguaçu, mas também no mundo.  Aqui, foram interrompidas as atividades comercias, os fluxos de trabalhadores, moradores, visitantes, e de mercadorias. Foram fechadas as fronteiras, os atrativos, os hotéis, as lojas. Rápido, estávamos com a cidade silenciosa. 
Nesse contexto, do que sentimos falta na cidade, para além das questões financeiras?  

Tome uns segundos e imagine: O que você dá valor agora, que na correria do dia a dia não percebia?
Pensou? Está aí seu patrimônio, sua herança, o que te representa. O que nos representa dentro do contexto em que vivemos, no lugar onde vivemos, da forma como vivemos.
Atravessar a fronteira, ir à feirinha, comer algo específico, passear na praça do bairro, ir a uma festa da comunidade, encontrar amigos ou familiares, ver, receber pessoas, dentre outras tantas coisas.

Lembrando ainda, que sempre há a possibilidade de descobrir/criar novas formas de desfrutar dos nossos espaços, de contar as nossas histórias, de valorizar nossas características culturais. Como foi com a massiva visitação ao rio Paraná e à base da Ponte da Amizade – ícones da nossa fronteira, ou ainda às plantações de girassol da região. Paramos e olhamos para o que sempre esteve aqui.  

O convite desse texto é para olhar para a nossa cidade e para nossas práticas do dia a dia e valorizá-las, de forma carinhosa e cuidadosa.

Fique por dentro de tudo o que vai acontecer no projeto esse ano por meio das redes sociais do Instituto Polo Iguassu:
 Insta @poloiguassu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

DGB ITAIPU, SILVA E LUNA, RECEBE EDUARDO AGGIO DE SÁ, DIRETOR-GERAL DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL

Eduardo Aggio de Sá discutiu com diretor-geral brasileiro de Itaipu novos projetos e o incremento das parcerias com a binacional. O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, recebeu, no Centro Executivo da binacional, em Foz do Iguaçu (PR), o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Eduardo Aggio de Sá, e o superintendente no Paraná, Ismael de Oliveira.  Também participaram da reunião o diretor de Coordenação de Itaipu, general Luiz Felipe Carbonell; o superintendente de Segurança Empresarial (SE.AD), Alfredo Santos Taranto; e o chefe da Assessoria de Informações (IN.GB), Francisco Ronald Rocha Fernandes. Pela PRF, participaram ainda o diretor de Operações, Fábio Elissandro Cassimiro Ramos; o diretor de Inteligência, Moisés Dionísio da Silva; o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação Substituto, João Batista Queiroz Neto; o coordenador-geral do Gabinete da PRF, Roberto Ferreira Barbosa; o chefe do Serviço de Operações no Paraná, Anthony N...

FOZ DO IGUAÇU F.C. RECEBE MOÇÃO DE APLAUSO E DA POSSE A CONSELHO GESTOR

A homenagem foi proposta em reconhecimento ao bom trabalho realizado pelo “Azulão da Fronteira” com a equipe profissional e atletas da base As conquistas, vitórias e o bom momento da equipe do Foz Futebol Clube foram celebrados durante a sessão ordinária na Câmara Municipal. O time foi homenageado com uma moção de aplauso entregue pelo Presidente da Casa, Vereador Rogério Quadros e pelo proponente da honraria, Vereador Anderson Andrade. A placa de honra foi recebida pelo Presidente do clube, Arif Osman. O Plenário ficou lotado com integrantes da comissão técnica do clube, jogadores das categorias de base, além de torcedores e jornalistas que celebraram a homenagem ao “Azulão da Fronteira. ” O Foz Futebol Clube foi fundado em 1995, e ao longo de seus 23 anos de história, vem representando a tríplice fronteira nas principais competições de futebol do estado. O clube já está há seis anos na Séria A do Campeonato Paranaense – feito inédito na história da equipe. No campeo...