Pular para o conteúdo principal

COLUNA SOCIAL - Edição CCXLIV

DESTAQUE DO DIA


Coluna Social diária da Foz em Destaque
Apoio Editorial Marco Antonio Freire
Projeto Gráfico Ana Carvalho

James Paul McCartney é um cantor, compositor, multi-instrumentista, empresário, produtor musical, cineasta e ativista dos direitos dos animais britânico. McCartney alcançou fama mundial como membro da banda de rock britânica The Beatles, com John Lennon, George Harrison e Ringo Starr. Em 1979, o Livro Guinness dos Recordes declarou-o como o compositor musical de maior sucesso da história da música pop mundial de todos os tempos, sendo também o baixista mais famoso da história do rock.
Nascimento: 18 de junho de 1942 (idade 79 anos), Walton, Liverpool, Reino Unido

Hoje é o Dia Mundial do Veganismo! A data celebra, em todo o planeta, a consciência vegana, ou seja, um ato de protesto contra o consumo de produtos de origem animal. Os veganos, além de não consumir nenhum tipo de alimento de origem animal, também não utilizam absolutamente nada que tenha relação com os animais, e isso inclui roupas, cosméticos e até mesmo medicamentos. Em suma, ser vegano não se resume apenas à questão alimentar, mas também a todo um modo de vida sem contato com produtos derivados a partir dos animais.
O Dia de Todos os Santos é uma festa celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. Esta festa é celebrada pelos crentes de muitas das igrejas da religião cristã, por ser herdada a partir da tradição apostólica. A Enciclopédia Católica define o Dia de Todos os Santos como uma festa em honra a todos os santos, conhecidos e desconhecidos". No fim do segundo século, professos cristãos começaram a honrar os que haviam sido martirizados por causa da sua fé e, certos de que eles já estavam com Cristo no céu, oravam a eles para que intercedesse a seu favor. A comemoração regular começou quando, em 13 de maio de 609 ou 610, o Papa Bonifácio IV dedicou o Panteão (o templo romano em honra a todos os deuses) a Maria e a todos os mártires.


Cailleach é uma figura mitológica que aparece na Irlanda, Escócia e na Ilha de Man, sob o nome de Caillagh-ny-Faashag. Na mitologia irlandesa, é descrita como sendo uma mulher muito velha e lamentosa pela sua velhice. Na Escócia, ela personifica o espírito do inverno, aprisionando a deusa Bríde em sua montanha no final do outono, anunciando o início do seu reinado. Junto com suas serventes, montadas em cabras pretas - as Cailleachan, Cailleach é a responsável pelas tempestades. A imagem de Cailleach foi distorcida e hoje ela está representada no voo da bruxa que aparece na noite de Halloween.
ANTÔNIO BOLDRINI, Empresário

BRUNA TABORDA SIQUEIRA, CEO e Psicóloga Clínica

CÉLIA FERREIRA, Professora
Colégio Estadual Prof. Flavio Warken


ELISANDRA MATOS, Administradora

ELOISA MARIOTTO, Sociedade


Dra. MARIA EDITE AMORIM, Médica

RAFAELA ZANCHET, Empresária

TELMA SANTOS, Sociedade



BOTECO DA CRIS
Sabe aquelas pessoas imprescindíveis em nossa vida, aquela amiga que não pode nunca ficar sem nosso parabéns em seu aniversário, em suas datas especiais?
Esta amiga é CRISTIANE DIAS, ou simplesmente a Cris, como é comumente chamada.

Acostumada a reunir amigos sempre que pode, seja para viagens inesquecíveis, como agente de viagens maravilhosa que é, seja para aquele bate-papo amigo, churrasco, lá está a Cris, sempre presente, e os amigos presentes com ela.
 

E este ano, mesmo vivendo todos os cuidados e crise que a pandemia instalou, não teve jeito, a galera olhou um para o outro e decidiram, "simborá pra festa do niver da Cris"!


E a temática foi o "Boteco da Cris", com muita alegria e descontração, homenageando este destaque de nossa sociedade, tão especial para todos nós. 

Ela merece!!!

DUTY FREE SHOP DE PUERTO IGUAZÚ TEM SUA DATA DE REABERTURA ADIADA
O anúncio foi feito pela empresa nesta sexta-feira (29), através de um comunicado enviado à imprensa.
Foto: Divulgação
Segundo nota da empresa, a suspensão vem de ordem das autoridades argentinas, como resposta ao decreto ainda vigente no Brasil, que limita a entrada de argentinos em território nacional.

Fechado desde março de 2020, por conta da pandemia de coronavírus, a reabertura do Duty Free Shop estava prevista para hoje, 1° de novembro.

O decreto brasileiro que motivou este adiamento limita a entrada em território nacional para apenas argentinos de Puerto Iguazú, permitida somente aos limites de Foz do Iguaçu, por se tratar de cidades-gêmeas. Demais turistas argentinos não estão autorizados a entrar em território brasileiro por vias terrestres, inclusive pela Ponte Tancredo Neves.


A expectativa é de que a reabertura volte a ser anunciada em breve, mas até o momento está condicionada à revogação deste decreto brasileiro, editado durante o ápice da pandemia e que naturalmente deve ser revogado em breve.


Editorial
"ITAIPU, UMA EMPRESA A SERVIÇO DE BRASILEIROS E PARAGUAIOS"
O General João Francisco Ferreira, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, comemorou os seis meses no comando da empresa


"Cheguei ao comando brasileiro da Itaipu Binacional há exatamente seis meses. Encontrei uma empresa enxuta, bem administrada, com equipes altamente qualificadas. De meu antecessor, general Joaquim Silva e Luna, recebi um grande legado. Internamente, uma reestruturação que fechou todos os escritórios fora de Foz do Iguaçu e concentrou a diretoria e os empregados na cidade que sedia a usina no Brasil, o que facilita as decisões e as ações, além de permitir um contato mais próximo entre as chefias e os subordinados. 

Para a população do entorno e os parceiros, o impacto também foi importante. Com o presidente da República, Jair Bolsonaro, que me colocou no cargo de diretor-geral brasileiro de Itaipu, me comprometi a dar continuidade a tudo o que foi feito e estava previsto pelo meu amigo general Silva e Luna, o que estamos fazendo com rigor e transparência. Mas assumi também, outra missão: a de trabalhar em busca da redução da tarifa da usina, para garantir menor custo aos consumidores do Brasil e do Paraguai e, com isso, fomentar ainda mais o desenvolvimento dos dois países.

Antes de retornar a esse tema da tarifa, sinto-me na obrigação de fazer uma pequena prestação de contas desse período à frente da margem brasileira da usina, como cabe a um servidor que presta serviços a sua Pátria. Sempre amparados nos princípios que regem as boas práticas da administração pública – legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, conforme o artigo 37 da Constituição –, demos continuidade às obras estruturantes, como a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, hoje com mais de 70% da construção concluída, à Perimetral Leste, à modernização e ampliação da pista do Aeroporto Internacional de Foz, e tantas outras que vão permitir a reconfiguração de Foz do Iguaçu e região rumo a um novo patamar econômico e social.

Contei, para isso, com o apoio indiscutível dos demais diretores e de uma equipe de três assessores diretos e, em especial, com a lealdade de todos os empregados de Itaipu. Sei que todos amam esta usina e consideram que não basta ser a maior do mundo em produção de energia elétrica renovável, mas também ser a propulsora do desenvolvimento socioeconômico de toda esta região, para o bem de um povo que merece que seja feito todo o necessário para garantir mais renda, mais qualidade de vida e mais orgulho da terra em que vivem.


Nestes seis meses, ainda passamos por um período terrível da pandemia, que extinguiu empregos e provocou muita miséria e dor. Nas obras estruturantes e outras menos importantes, mas necessárias, investimos mais de R$ 2,5 bilhões, e com isso foram criados cerca de 2.500 empregos, contribuindo para amenizar a crise. Fizemos mais: para quem perdeu sua fonte de renda, abrimos um programa de auxílio, o Capacita Foz, que inicialmente atendia 500 profissionais e, neste ano, passou para 2.250 pessoas beneficiadas, desde motoristas de aplicativos até camareiras e guias de turismo, entre outros, todos afetados pelo cenário pandêmico.

Também destinamos recursos para entidades que atendem pessoas em situação vulnerável, por meio de auxílio eventual.

Reforçamos nosso relacionamento institucional com as prefeituras e outras entidades representativas dos municípios de Foz do Iguaçu e região, como a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), a Associação dos Municípios Lindeiros e o Conselho de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu (Codefoz). Como em Foz o turismo é a principal atividade econômica, reforçamos parceria com a Gestão Integrada do Turismo, apoiando a atração de turistas com campanhas promocionais, como a "Vem pra Foz" e, agora, criando o Natal de Águas e Luzes, um novo produto turístico dentro do portfólio de atrativos da fronteira.

Dentro dessa linha de estimular e garantir uma permanência maior do turista na fronteira, criamos ainda o projeto Itaipu Histórica, que será oferecido a partir da inauguração do mercado público de Foz do Iguaçu, em meados de 2022, junto também com a repaginação das atrações do turismo de Itaipu. Já neste ano, o Gramadão da Vila A, a chamada “praia” dos iguaçuenses, será entregue, totalmente repaginado, à população e turistas.

Nos patrocínios, dentro do nosso trabalho de responsabilidade social, tivemos novo avanço na modalidade de recorte social, com seleção pública aberta para a parte educativa, cultural e esportiva. Tudo isso sem perder de vista nossa atividade-fim, que é a produção de energia elétrica, a qual exige muito cuidado com a água, nossa matéria-prima. Procuramos sempre, com a mesma robustez e resposta rápida, atender à demanda do nosso sistema elétrico interligado.

Para construir a usina de Itaipu, foi necessário fazer grandes operações de crédito junto a organismos financiadores, nas condições ofertadas pelo mercado. No total, os investimentos somaram U$12,7 bilhões, em valores não corrigidos pela inflação dos Estados Unidos. Uma renegociação, nos anos 1990, permitiu que a dívida de Itaipu, na época considerada "impagável", fosse repassada ao controle da Eletrobrás, a qual, a partir dali, tornou-se uma das principais credoras.

A geração de receita a partir da disponibilização de potência é o que permitiu e continua permitindo a gradativa amortização da dívida com a Eletrobras. Pelo Tratado que a criou, Itaipu não gera lucro. Suas receitas advindas da contratação de potência são iguais, a cada ano, aos custos dos serviços de eletricidade. A dívida é o principal componente desse custo, que deve reduzir praticamente a zero em 2023, ano em que o Brasil e o Paraguai vão renegociar o Anexo C do Tratado de Itaipu, que trata das bases financeiras dos serviços de eletricidade da usina.

É com base nisso que estamos trabalhando para que, já em 2022, quando aproximadamente US$ 600 milhões deixarão de ser aplicados no Serviço da Dívida, seja diminuída a conta que o consumidor paga pela energia de Itaipu. Nossa tarifa, desde 2009, permanece a mesma – US$ 22,60 por quilowatt –, mas quando a parcela do Serviço da Dívida for reduzida do Custo Unitário dos Serviços de Eletricidade (CUSE), essa redução será repassada ao consumidor. E isso será possível porque, entre 2010 e 2017, Itaipu adiantou parcelas dessa dívida com a Eletrobras.

A partir de 2023, a tarifa deverá baixar ainda mais. Não é possível prever qual será a futura tarifa, porque isso depende de muitas variáveis e também de consenso com os paraguaios, nossos sócios em igualdade de direitos e obrigações no empreendimento binacional. Mas nosso objetivo, desde já, é garantir que os consumidores vejam números menores em sua conta de energia elétrica, a partir da liquidação da dívida para construção da usina. Serão beneficiados tanto os consumidores paraguaios quanto os brasileiros. 
Balanço de 6 meses à frente da Itaipu Binacional - Coletiva para a imprensa.
Foto: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional

A redução da tarifa não trará nenhum impacto para a gestão da Itaipu e o cumprimento da sua missão institucional. Os recursos para as Despesas de Exploração permanecem preservados. Além de beneficiar os consumidores, a ação ainda vai permitir ajustar o preço da energia a valores competitivos nos mercados brasileiro e paraguaio e ajudar a atenuar de forma crucial o custo de operação do Sistema Interligado Nacional já a partir de 2022.

Em um período de crise hídrica sem precedentes, com uma série de medidas que devem onerar o consumidor a curto e médio prazos, todo alento é bem-vindo. Estamos diante de um. É preciso reconhecer e retribuir àqueles que, nos momentos de grande dificuldade, se sacrificaram para bancar o custo da Itaipu. A população brasileira e paraguaia espera e merece há 50 anos a redução da tarifa da Itaipu Binacional."


OUTUBRO ROSA DO ONCOFOZ 
Agradecimento
É com muita gratidão que chegamos ao final de mais um #outubrorosa #cafeoncofoz 🙏🏻
.
O tema deste ano das Fotos e do vídeo foi :
.
VALE A PENA VIVER?
.
Vocês sabem por quê ?
.
Porque a cada dia que convivo com essas pessoas maravilhosas @vaawad @talitassds @talitamezomosarabia @pamela_kauane18 @elizagn aprendi que o melhor dia é o “HOJE “, que não temos que deixar nada para amanhã! O amanhã é incerto … independente se você está passando por uma doença ou não. Então ….
.
“VALE MUITOOO A PENA VIVER ❣️”
.
Jesus em João 10:10 fala: "EU VIM PARA QUE TENHAM VIDA E A TENHAM EM ABUNDÂNCIA".
.
Desejo de todo coração a todos vocês que estão vendo este lindo vídeo que conta 1% da vida das nossas lindas modelos e pacientes , que o dia de HOJE seja o melhor da sua vida e que você tenha VIDA EM AMBUNDÂNCIA 🙏🏻🥰❣️.

Muita gratidão a todos os voluntários que são anjos no projeto e na vida de cada paciente 🙏🏻,

@vaawad @casadepaes @alissonacosta_exclusivesalon @alissonacostaoficial_ @lualmeidaoficial_ @herickmorone @anaclaudiacasalino @paulamonteguttimakeup @fernandaassismakeup @diana.ugeri @mihediogo @patriciaqueirozfotografia @fabiocanhete Mohammed Awad @adrian_zpr @jeffersonjma@rodrigosarabia1 @vadicofly @adricabralc @gustavovasselai @baloes_metalizadosfoz @hospitalcostacavalcanti #outubrorosa #oncofoz #cancerdemama #valeapenaviver #fozdoiguaçu #foz #parana #brasil

Helena Bragagnollo💔💕💘💝😍👌👋👋👋

1º ANINHO DA AURORA
A concierge da Rafain Churrascaria Show, Marisa Figueiredo, andando nas nuvens com a experiência de ser mãe. 

Apesar de viver como todo mundo, a crise que o turismo sofre reflexo desta pandemia, ela não deixou passar em branco o primeiro aninho de sua princesa, e se presenteou com um book de primeiro aninho, e na data festiva, um delicioso e emocionante parabéns para você, com a alegria dos que confiam na providência do Senhor e sabe que, tudo passa, e da pequena Aurora, são muitas e muitas alegrias que terá na vida. 


Parabéns mamãe Mariza, parabéns aniversariante Aurora!




 SARAH HOFFMANNarah Hoffmann, dentre as modelos formadas pela YES MODELS , que seguiram em recém turnê pelas melhores agências de modelo de São Paulo. Parabéns Ronaldo Araújo e equipe, em especial Bruna Horst, por descobrir sempre os melhores talentos de nossa sociedade trinacional, futuras celebridades do mundo da moda.


Clique FOZ EM DESTAQUE HIGH SOCIETY CLUB , cadastre-se em nosso banco de dados e tenha o seu aniversário e datas festivas divulgadas aqui, brilhe conosco em nossa coluna social...
Até a próxima.. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

Dê cores a Foz e concorra a prêmios

Promoção artística celebra o centenário da cidade Vários pontos da cidade são mostrados no mapa. Que tal usar a sua veia artística para ganhar prêmios? Participe da promoção Vamos Pintar Foz do Iguaçu 100 Anos para concorrer a tablets, bicicletas, videogames e aparelhos de celular, além de homenagear a cidade em seu centenário. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, com apoio da Sanepar, governo do Estado, Vital Engenharia, Lojas MM, Acifi, Mabu Thermas e realização Rádio Cultura e Gazeta do Iguaçu. Para participar, basta retirar o mapa da cidade em uma das empresas parceiras e caprichar nas cores. Os trabalhos finalizados podem ser entregues até o dia 30 de outubro na sede da Rádio Cultura, do jornal Gazeta do Iguaçu ou em qualquer loja MM. Nesses locais também é possível retirar o desenho para colorir. Não há limite de idade: é possível se inscrever nas categorias Infantil (até 7 anos), Infantojuvenil (até 12 anos), Juvenil (at