Pular para o conteúdo principal

COLUNA SOCIAL - Edição CCLX

D E S T A Q U E 

Coluna Social diária da Foz em Destaque
Projeto Gráfico Ana Carvalho
Apoio Editorial Guilherme Fernandes

Epiteto ou Epicteto, foi um filósofo grego estoico que viveu a maior parte de sua vida em Roma, como escravo a serviço de Epafrodito, o cruel secretário de Nero que, segundo a tradição, uma vez lhe quebrou uma perna. Apesar de sua condição, conseguiu assistir às preleções do famoso estoico Caio Musônio Rufo. De sua obra se conservam o Encheirídion de Epicteto, também conhecido como Manual de Epicteto, e as Diatribes, ambos editados por seu discípulo Lúcio Flávio Arriano de Nicomédia.

Nascimento: 50, Hierápolis, Império Romano
Falecimento: 138, aos 88 anos e Nicópolis no Império Romano

O Dia Internacional do Estudante teve sua data decidida em Londres no ano de 1941, através da iniciativa do Conselho Internacional de Estudantes, como uma homenagem ao trágico episódio dos estudantes que foram assassinados durante a Segunda Guerra Mundial pelos nazistas, numa universidade da antiga Tchecoslováquia. Em represália, na madrugada de 17 de novembro todas as universidades do país foram fechadas. Forças nazistas invadiram a Sede da Federação Central de Estudantes Checoslovacos. Nove dirigentes estudantis foram fuzilados e mais de 1,2 mil estudantes foram levados de suas casas para o campo de concentração de Sachsenhausen-Oranienburg, perto de Berlim, onde 18 deles pereceram.

O outro 17 de novembro tchecoslovaco:
Em 1989, o 17 de novembro viria a adquirir um significado adicional na Tchecoslováquia, quando os estudantes novamente tomaram as ruas no Dia Internacional dos Estudantes, dessa vez para protestar contra o regime comunista então vigente, sendo mais uma vez reprimidos duramente. O episódio marcou o início da Revolução de Veludo e o fim do regime socialista no país.

O Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade foi criado em 2009, sendo seguido em países como o Canadá, EUA, Austrália e Portugal. Hoje em dia esta data celebra-se em mais de 50 países, com o intuito de se lembrar o prematuro e de se pensar em estratégias para diminuir a taxa de prematuridade.

Dados da prematuridade:
Nascem cerca de 15 milhões de bebés prematuros todos os anos no mundo, o equivalente a mais de um bebé em dez. Segundo a Sociedade Portuguesa de Pediatria, as crianças que nascem antes das 28 semanas de gravidez têm uma sobrevivência de 70%. Já as que nascem antes das 30 semanas, têm uma taxa de sobrevivência de 80%. As crianças sobreviventes têm tendência a sofrer de paralisia cerebral, problemas visuais ou problemas auditivos .A gravidez completa dura entre 37 e 42 semanas. Considera-se "prematuridade" sempre que o bebé nasce antes das 37 semanas de gestação.


Em 20/11/2019, na 18ª campanha do Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), o slogan “Todos juntos para combater a DPOC” enfatiza que a doença pode ser prevenida e tratada. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 210 milhões de pessoas no mundo têm DPOC e a estimativa é de que a doença se torne a terceira principal causa de morte por volta do ano de 2020.DPOC é uma doença pulmonar que obstrui as vias aéreas, tornando a respiração difícil. Seus principais sintomas são: falta de ar aos esforços, que pode progredir até para atividades corriqueiras, como trocar de roupas ou tomar banho; pigarro, cansaço, tosse crônica, tosse com secreção e que piora pela manhã, são os mais comuns.

A Global Initiative for Chronic Obstructive Pulmonary Disease desenvolveu um pequeno questionário, cientificamente avaliado. Para identificar pessoas com maior probabilidade de ter DPOC e que, portanto, devem procurar um médico pneumologista para avaliação:
– Você tosse várias vezes na maioria dos dias?
– Você tem catarro ou muco na maioria dos dias?
– Você fica sem fôlego mais facilmente do que outras pessoas da sua idade?
– Você é fumante ou ex-fumante?

Também é comemorado:

Dia da Criatividade
Dia Nacional de Combate à Tuberculose
Leónidas (chuva de meteoros/2021)




STÉFANI SCARPATO, Gerente de Marketing

TAINÃ KICHI DAMEN, Empresária



Além do precinho baixinho, tem cuponzinho de desconto que amamoooss!
Use o código SUPERNOVEMBRO e ganhe 20% OFF em sua reserva!
Suas férias inesquecíveis no paraíso com precinho baixinho, parque aquático incluso, programação especial de verão e descontos... Não tem como perder né?! 🧡

 Promoção válida para compra de 15 a 30/11/2021 e hospedagem no período de 15/11 a 30/11/2021. 01 Criança não paga até 10 anos de idade na mesma acomodação de 02 adultos pagantes, conforme capacidade da categoria. Reservamo-nos o direito de corrigir possíveis erros de digitação. Taxas não inclusas no valor informado: ISS 5% e taxa de turismo R $3,40 por pessoa/dia.
                       
Faça agora a sua reserva no link vivazcataratas.com.br/reservar e aproveite seu momento #vivaz na nature

☎️ Fone: 3529-8200
📱 Whats: (45) 9 9836-0304



Evento da Itaipu na COP 26 destaca a conservação ambiental como estratégia climática

Experiências reunidas em painel realizado no Pavilhão da ONU Mudanças Climáticas apontam a necessidade urgente da conservação do meio ambiente para o cumprimento do Acordo de Paris.

Os cuidados com o meio ambiente como estratégia para enfrentamento das mudanças climáticas foram o principal tema do evento “Biodiversidade e mudança climática: a importância da conservação dos ecossistemas para prover energia limpa e renovável para todos”, realizado pela Itaipu Binacional na tarde desta terça-feira (9) na Conferência do Clima (COP 26), em Glasgow (Escócia).


A reconstrução do ecossistema é vital para a segurança hídrica e energética. E não basta apenas plantar árvores, mas trabalhar com a biodiversidade e a restauração de florestas completas, inclusive com a reintrodução de espécies de fauna, o que se configura como uma estratégia de resiliência e mitigação das mudanças climáticas”, afirmou o superintendente, que apresentou uma comparação sobre a regeneração das florestas em torno do reservatório: caso a faixa de proteção, que tem 210 metros de largura, fosse estendida a partir de Glasgow em linha reta, chegaria à cidade de Atenas, na Grécia, a 2.730 km de distância.
 
“A reconstrução do ecossistema é vital para a segurança hídrica e energética. E não basta apenas plantar árvores, mas trabalhar com a biodiversidade e a restauração de florestas completas, inclusive com a reintrodução de espécies de fauna, o que se configura como uma estratégia de resiliência e mitigação das mudanças climáticas”, afirmou o superintendente, que apresentou uma comparação sobre a regeneração das florestas em torno do reservatório: caso a faixa de proteção, que tem 210 metros de largura, fosse estendida a partir de Glasgow em linha reta, chegaria à cidade de Atenas, na Grécia, a 2.730 km de distância.


 

Acompanhe
  • Em nosso Canal Youtube Foz em Destaque

  • E na FOZ TV - Canal 7

Horários:
SEGUNDA À SEXTA
12h/16h30/20h

SÁBADOS
10h30/20h30/23h30

DOMINGOS
08h30/14h30/21h30

Para ter Foz TV em sua casa: Linka TV NET
Para assinar este serviço;
(45) 3523-0533
(45) 9 9904-0364

Clique FOZ EM DESTAQUE HIGH SOCIETY CLUB , cadastre-se em nosso banco de dados e tenha o seu aniversário e datas festivas divulgadas aqui, brilhe conosco em nossa coluna social...
Até a próxima.. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

Visitas do Embaixador Jorge Geraldo Kadri e da Consulesa Siham Harat - Homenagem Atef Manah

E dando sequência aos eventos de boas vindas ao S.S. Jorge Geraldo Kadri, Embaixador do Brasil no Líbano e à Sra. Siham Harati , Consul Honorária do Brasil no Líbano, em visita à Tríplice Fronteira, a família Manah uniu-se a outros núcleos árabes da Tríplice Fronteira para homenagearem os ilustres visitantes. A ocasião serviu também para homenagear Atef Manah, ilustre pioneiro que esteve em tratamento de saúde por 7 longos meses em São Paulo, e que retornou em muito boa forma. Isto foi motivo de alegria não só para a comunidade árabe, mas também para os muitos amigos que a família Manah conquistou nestes mais de 50 anos de trabalho pelo desenvolvimento de nossa região. Bem vindo Sr Atef!!!! Presenças de autoridades religiosas, da prefeita interina de Foz, autoridades diplomáticas e de membros proeminentes da comunidade árabe trinacional.  Parabéns Marcelle Ghieh pela primazia na condução do cerimonial do evento, e a equipe do Mabu, cuidando de cada detalhe do evento.