Pular para o conteúdo principal

COLUNA SOCIAL - Edição CCXLVIII

DESTAQUE DO DIA

Coluna Social diária da Foz em Destaque
Apoio Editorial Marco Antonio Freire
Projeto Gráfico Ana Carvalho
"Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!" (Ruy Barbosa)
Ruy Barbosa foi um polímata brasileiro, tendo se destacado principalmente como jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador. Um dos intelectuais mais conhecidos do seu tempo, foi designado por Deodoro da Fonseca como representante do nascente governo republicano, tornando-se um de seus principais organizadores, além de coautor da constituição da Primeira República juntamente com Prudente de Moraes. Notável orador e estudioso da língua portuguesa, foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras (1897), ocupando a cadeira n.º 10, e seu presidente entre 1908 e 1919.
Nascimento: 5 de novembro de 1849, Salvador, Bahia
Falecimento: 1 de março de 1923, Petrópolis, Rio de Janeiro
A data foi instituída pela Lei 5.579, de 1970, em comemoração ao aniversário de Rui Barbosa, um dos mais importantes personagens da história do Brasil, que deixou exemplos brilhantes no Jornalismo, na diplomacia, na política e no Direito. O Dia Nacional da Ciência e Cultura tem como objetivo estimular a produção de conhecimento científico e expressões culturais em todo o país. Essas duas práticas tem andado sempre lado a lado, pois fazem parte do desenvolvimento humano, seja nos estudos, nos grupos de amigos, na carreira profissional, etc. O sistema educacional e os pais têm o dever de conscientizar as crianças e adolescentes a desenvolver o pensamento crítico e científico utilizando sempre da sensibilidade, reflexão e crítica.
Há 124 anos ocorria a primeira exibição pública de cinema no Brasil. No dia 5 de novembro de 1896, no Rio de Janeiro, foram projetados oito pequenos filmes, de cerca de um minuto cada um, para a elite carioca, na Rua do Ouvidor. Quase dois anos depois, no dia 19 de junho de 1898, o ítalo-brasileiro Afonso Segreto registrou as primeiras imagens em movimento no Brasil. O Dia do Cinema Brasileiro tem, então, duas datas comemorativas, ambas com seu valor, pois os dois acontecimentos foram memoráveis na história. A produção cinematográfica nacional é riquíssima! Existem diversas obras clássicas e contemporâneas de excelente qualidade e feitas totalmente no Brasil!
No Brasil, o Dia Nacional da Língua Portuguesa foi criado a partir do decreto de lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006, estipulando a celebração para o dia 5 de novembro. A escolha desta data é também uma homenagem ao escritor e político brasileiro Ruy Barbosa, que nasceu nesse mesmo dia em 1849. A língua portuguesa é falada por mais de 250 milhões de pessoas em diversos países, dentre eles, 9 que têm o português como língua oficial: Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial.
Nesta data, em 1854, um líder de um vilarejo no Japão reconheceu os sinais de um tsunami que se aproximava e improvisou um sistema de alerta eficaz: colocou fogo em ramos de arroz, salvando as vidas de muitos moradores que viram a fumaça e subiram as colinas para ajudar a apagar o fogo. A ONU acredita que a criação do Dia de Atenção Mundial para Tsunamis irá ajudar a focar a atenção em medidas para reduzir riscos de desastres naturais ou aqueles causados pelo homem, sendo também um dia para lembrar da importância de exercícios e treinos de evacuação.
Hoje também comemoramos:
Dia Nacional do Interactiano
Dia do Técnico Agrícola
Dia do Designer Gráfico
Dia do Protético
Dia do Radioamador e Técnico em Eletrônica
Dra. ALEXANDRA JUPPA BARBOSA, Odontóloga
@alexandrajuppa

ANDRESSA STRADOLINI CASTILHA, Empreendedora / Pedagoga
Dessa Cristais
@andressacastilha @dessacristais

CAMILA DAMIN FIRMIANO, Mentora / Treinadora / Palestrante
CF Treinamento, Mentoria e Consultoria
@camila.firmiano

BEATRIZ KJ, Sociedade

DAISY KAZIENKO, Professora
Escola Municipal Parigot de Souza
@dkazienko7

DANA FAYAD, Sociedade
@danafayad5

GISELE KUHN, Empresária
By Gi / Miami Bike
@gisele.kuhn @importsbygi @miamibikepy

GRACIELLA BARANOSKI, Empresária
Saff e Funerária Nsa. Sra. do Rocio

JESSICA MATTOS, Cantora / Artesã
@jeehmattos

LUIZ QUEIROGA, Empreendedor
@luizqueirogaoficial

MARCIA DOMINGUES, Empresária
Rádio Cidade FM
@marciadsampaio_

MISH FIGUEREDO, Empresária
@mishellestephanyf

MORGANA S. MEURER, Empresária
Stika Shoes / Anacapri Foz
@morgana_meurer @stika_shoes @anacaprifoz

RENATA DÉO GARCIA, Arquiteta e Urbanista
@renatadeogarcia @arquirenatagarcia

ROSANY VIEIRA, Sociedade
@vieirarosany

SILVANA MASINO, Professora de Italiano
Ciao Scuola
@masino_silvana

TALITA ARAÚJO, Estudante de Mídias Digitais
UniAmérica

Dra. VERA ALMADA, Advogada

Empresária Andressa Brumatti, dia desses comemorando seu aniversário em grande estilo…
Dia destes, a RAFAIN CHURRASCARIA SHOW realizou a distribuição de seu tradicional bolo festivo em comemoração ao Dia Internacional do Turismo. Num ano complicado para o setor, o momento serviu também para reforçar o clamor por um maior apoio das autoridades para a preservação dos empregos e retomada dos negócios, e também para questões como a reabertura da fronteira com a Argentina, reinvindicações de todos que por aqui vivem.




Parabéns aos diretores e funcionários da Rafain, parabéns a todos que trabalham neste segmento, parabéns a você turista, que por aqui chegam todos os dias!!!



CLIQUE E VEJA MAIS FOTOS DESTE MOMENTO EM NOSSA FANPAGE.

PRIMEIRA SEMANA DE ECOMUSEU ITINERANTE NO CRV DA ITAIPU ATRAI 540 TURISTAS
A Mostra está instalada no Centro de Recepção de Visitantes desde 15 de outubro, devido às obras de reforma do Ecomuseu. Visitação é gratuita.
Fotos: Sara Cheida / Itaipu Binacional
A primeira semana do Ecomuseu Itinerante foi um sucesso de visitação. Desde 15 de Outubro, 540 turistas já passaram pelo Centro de Recepção de Visitantes (CRV), onde o Ecomuseu de Itaipu expõe parte de seu acervo até meados de 2022, enquanto o edifício original passa por obras de reforma, ampliação e modernização. A visitação da mostra é gratuita.
O novo local está bastante frequentado por estar próximo da movimentação dos turistas, que aguardam o horário para visitar os outros atrativos da Itaipu. É a oportunidade de as pessoas conhecerem parte do acervo do Ecomuseu, que tem bastante conteúdo sobre a empresa”, explica Leila Alberton, gerente da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu, área responsável pelo Ecomuseu.
De acordo com ela, a seleção do acervo exposto no CRV tem o objetivo de mostrar um pouco de cada espaço do Ecomuseu, incluindo uma introdução sobre a história da região e os motivos pelas quais ela foi escolhida para abrigar a maior usina hidrelétrica em produção acumulada de energia do mundo.
Levamos dados atualizados sobre as ações ambientais, o plantio das 24 milhões de mudas de árvores no entorno do reservatório, os dados de produção de energia, entre outros”, afirma Leila. Segundo ela, um dos destaques da amostra é um vídeo mostrando como vai ficar o Ecomuseu após as obras de reforma. O objetivo é manter uma pequena exposição fixa no CRV quando o acervo voltar ao prédio original.

Novo Ecomuseu
O prédio atual do Ecomuseu passará por reformas estruturais, com adequações para acessibilidade universal, modernização de banheiros e guarda-volumes. Os projetos prometem também nova fachada, nova entrada de visitantes, construção de prédio anexo para exposições e ações educativas, loja de suvenires, bistrô com produtos regionais e um auditório para 150 pessoas.
A expografia do museu também será atualizada quase que totalmente. Além disso, grande parte do acervo dos programas de energias renováveis de Itaipu será transferida para o local, inclusive os protótipos desenvolvidos pela Itaipu, como o primeiro avião elétrico da América Latina.
O Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho também deixará o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), onde está instalado atualmente, para se tornar parte desse espaço de conhecimento e educação. No Ecomuseu do Futuro, o atrativo vai ganhar sala de projeção e um telescópio novo e mais potente.

NOVO GRAMADÃO TERÁ BOSQUE E MAIS DE 20 MIL METROS QUADRADOS DE ÁREA GRAMADA
A instalação do paisagismo deve começar em outubro e a entrega do novo espaço à população será no final de novembro. O investimento foi de quase R$4 milhões, recursos da Itaipu Binacional.
Crédito: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional.
Crédito da foto aérea: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

O novo Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu (PR), terá um bosque com árvores de médio e grande porte, projetado para melhorar o conforto térmico do espaço, e mais de 20 mil metros quadrados de área gramada. Entre as espécies previstas estão o ipê-roxo, a canafístula, o jacarandá e a sibipiruna. No total, serão 40 árvores plantadas no bosque e no entorno, 75 arbustos e árvores de pequeno porte, como podocarpo, pata-de-vaca e azaléia, 300 mudas de herbáceas e mais de 16 mil mudas de plantas baixas.
A instalação do paisagismo, que é a última e mais aguardada etapa das obras de revitalização, deve começar no início de outubro. Se não houver nenhum incidente ou atraso provocado pelo mau tempo, a reabertura do Gramadão para a comunidade será no final de novembro, coincidindo com o início das festas natalinas.
A Obra foi dividida em sete setores. A Rua Guará (entre a Rua Perdigão e a Avenida Paraná) terá um calçadão (setor 7). No setor 1 (esquina da Avenida Silvio Américo Sasdelli) ficará a entrada principal do novo Gramadão; no setor 2, mirante para ver o pôr do sol e a fonte seca.
A falta de árvores, especialmente na face oeste, que tem maior incidência solar no final da tarde, era um dos grandes problemas apontados pelos frequentadores e que agora será corrigido. Outra reclamação recorrente era a falta de bancos, que também foi contemplada na reforma. A grama, principal característica é que dá nome ao espaço, e vai ser reposta e ocupar cerca de 70% de toda a área do Gramadão.
As obras começaram há menos de um ano, em outubro do ano passado, com investimento total de quase R$4 milhões, recursos da margem brasileira da Itaipu Binacional. A iniciativa é da área de Comunicação Social da empresa, responsável pela gestão do espaço, e da Diretoria de Coordenação.
O arquiteto responsável pelo projeto, Henrique Gazzola de Lima, da Divisão de Planejamento de Infraestrutura, ressaltou que a revitalização corrige velhos problemas, como a falta de sombreamento, sem acabar com as principais características do Gramadão – um espaço público, aberto e de uso múltiplo.
Eu acho que a espera vai valer a pena”, ele diz, sobre o tempo de interdição para reforma. “A população vai ganhar uma área mais interessante do que já era, mais confortável e com muitas opções de lazer. Além de permitir a realização de diferentes eventos.

Novidades
A fase mais pesada das obras, como terraplanagem, pavimentação e redes de infraestrutura, está na fase final de execução e já é possível perceber as novidades. Ao lado da entrada do Centro Executivo, por exemplo, foram construídas arquibancadas para o público descansar e acompanhar o pôr do sol. Ao lado, será instalada uma fonte seca (sem espelho d’água), com jatos verticais de água e iluminação especial.
O playground e a academia ao ar livre (com equipamentos fornecidos pela prefeitura) serão mantidos, mas com novos brinquedos, piso emborrachado (para dar mais segurança às crianças) e iluminação especial. Um escorregador de fibra e uma parede de escalada serão as novidades, aproveitando o desnível do terreno. A turma que gosta de escorregar com papelão na grama pode ficar tranquila: esse espaço também será mantido.
A rua Guará (atrás da Concha Acústica) será transformada em um grande calçadão arborizado, exclusivo para pedestres, desde a esquina com a rua Perdigão até a Avenida Paraná, passando por trás do Centro Executivo. Desta forma, o acesso ao Gramadão pela Avenida Paraná será facilitado, terá mais segurança e vai ganhar inclusive um totem indicando a entrada. Esse calçadão poderá receber foodtrucks, feiras ou eventos culturais, conforme avaliação do município.
O espaço onde ficava a feirinha de produtos orgânicos, ao lado da Concha, também será reservado como praça de alimentação – o modelo de gestão será definido em conjunto com a prefeitura. Poderá ser uma área de foodtruck, por exemplo, ou uma nova feira.
A entrada principal do novo Gramadão será na esquina da Avenida Silvio Américo Sasdelli com a rua Perdigão e terá bancos, jardins de chuva (sistema de drenagem) e iluminação especial. Outra novidade será um ajuste na topografia para reduzir o desnível entre o palco da Concha Acústica e o público. Foi levantado um platô, que também poderá ser usado como palco temporário.
O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general João Francisco Ferreira, lembra que o novo Gramadão vai se integrar a outras melhorias em andamento na região, como o Mercado Municipal (também em fase de conclusão) e as ciclovias com pista de caminhada da Avenida Tancredo Neves e da Vila A – todas com recursos da Itaipu Binacional.
Foz do Iguaçu é uma cidade que tem no turismo a sua principal atividade econômica e o Gramadão poderá se transformar num novo atrativo, contribuindo para o fortalecimento do setor. Porém, o mais importante será contribuir para a melhoria da qualidade de vida do cidadão iguaçuense. Vamos entregar um equipamento público, com características de parque urbano, com mais segurança e novas opções de lazer para a comunidade”, finaliza.

Clique FOZ EM DESTAQUE HIGH SOCIETY CLUB , cadastre-se em nosso banco de dados e tenha o seu aniversário e datas festivas divulgadas aqui, brilhe conosco em nossa coluna social...
Até a próxima.. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

Visitas do Embaixador Jorge Geraldo Kadri e da Consulesa Siham Harat - Homenagem Atef Manah

E dando sequência aos eventos de boas vindas ao S.S. Jorge Geraldo Kadri, Embaixador do Brasil no Líbano e à Sra. Siham Harati , Consul Honorária do Brasil no Líbano, em visita à Tríplice Fronteira, a família Manah uniu-se a outros núcleos árabes da Tríplice Fronteira para homenagearem os ilustres visitantes. A ocasião serviu também para homenagear Atef Manah, ilustre pioneiro que esteve em tratamento de saúde por 7 longos meses em São Paulo, e que retornou em muito boa forma. Isto foi motivo de alegria não só para a comunidade árabe, mas também para os muitos amigos que a família Manah conquistou nestes mais de 50 anos de trabalho pelo desenvolvimento de nossa região. Bem vindo Sr Atef!!!! Presenças de autoridades religiosas, da prefeita interina de Foz, autoridades diplomáticas e de membros proeminentes da comunidade árabe trinacional.  Parabéns Marcelle Ghieh pela primazia na condução do cerimonial do evento, e a equipe do Mabu, cuidando de cada detalhe do evento.