Pular para o conteúdo principal

COLUNA SOCIAL - Edição CCL

DESTAQUE DO DIA


Coluna Social diária da Foz em Destaque
Apoio Editorial Marco Antonio Freire
Projeto Gráfico Ana Carvalho


*Wilhelm Conrad Röntgen foi um físico e engenheiro mecânico alemão. Em 8 de novembro de 1895, produziu e detectou radiação electromagnética nos comprimentos de onda correspondentes aos atualmente chamados raios-X. Por essa descoberta recebeu seu primeiro Nobel de Física, em 1901. Já em 2004, 91 anos após sua morte, em reconhecimento a seus feitos científicos, a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) nomeou o elemento químico 111 de roentgênio em sua homenagem.

Nascimento: 27 de março de 1845, Lennep, Remscheid, Alemanha
Falecimento: 10 de fevereiro de 1923, Munique, Alemanha




O Dia Mundial do Urbanismo propõe um debate lúcido sobre a promoção e criação de soluções de urbanismo, que podem contribuir para uma saudável integração dos elementos de uma comunidade. Entre os temas debatidos estão o sistema de transportes, locais para habitação, soluções de lazer e planejamento de áreas verdes. Esta data comemorativa foi instaurada em Buenos Aires, em 1934, por Carlos María della Paolera, o primeiro sul-americano a se formar no Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris.



O Dia do Radiologista homenageia o profissional responsável em examinar a estrutura óssea e muscular das pessoas através dos Raios-X, uma das principais invenções da medicina contemporânea, ou por meio de outros equipamentos que ajudam a identificar problemas no interior do corpo humano. O dia 8 foi escolhido pois, nesse mesmo dia em 1895, o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen descobriu os raios X e comprovou, cerca de um mês depois, que era possível tirar fotografias das partes internas do corpo com esses raios. A Foz em Destaque parabeniza todos os profissionais da área pela sua dedicação!


ANTONIO HERNANDES G. JUNIOR, Empresário /Hotel Foz do Iguaçu/ Paris Import S.A. 

BETE BUSNELLO, Cabeleireira

CARLOS GARCIA, Sociedade

EDSON FERNANDO, Sociedade

ELAINE DA LUZ, Gestora de Qualidade - De Angeli Feiras e Eventos / Festival das Cataratas

JOICE BERGER, Farmacêutica

JOYCE SANCHES, Empresária - Wind's fashion


LEILA GOULART, Sociedade


MONIR SALEH, Médico




Fronteira de Brasil e Paraguai terá Natal de Águas e Luzes integrado pela Ponte da Amizade
Pela primeira vez na história, decoração e festa natalinas terão o mesmo espírito e padrão nas duas margens do Rio Paraná.

Durante 35 dias, Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, serão mais do que cidades vizinhas de países diferentes. Destino único, reconhecido internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu e por ser a sede, no Brasil, da usina binacional Itaipu, Foz do Iguaçu dividirá cores e luzes com a paraguaia Ciudad del Este, o maior shopping a céu aberto da América do Sul e meca do consumo para milhões de brasileiros.

A integração do Natal das duas cidades de fronteira será simbolizada pela iluminação da Ponte Internacional da Amizade, que será feita totalmente com aportes da Itaipu. O show de luzes na estrutura foi uma sugestão conjunta do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz) e do Consejo de Desarrollo Económico, Social y Medioambiental de Ciudad del Este (Codeleste). A binacional atendeu prontamente.


A usina também será a principal parceira, nas duas margens, de um novo projeto natalino, o Natal de Águas e Luzes, que celebrará o que a água simboliza para toda a fronteira, como responsável pela formação de uma das maiores belezas naturais do planeta e matéria-prima que move uma das maiores obras já construídas pelo homem.

Em Foz do Iguaçu, a iniciativa reúne, além da Itaipu Binacional, a Prefeitura e o Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu - Fundo Iguaçu. No lado paraguaio, outras entidades vão contribuir com a Itaipu para viabilizar o projeto. “A ideia é promover um Natal que represente o espírito de integração dessa região, que tanto se ressentiu com a pandemia da covid-19 e está pouco a pouco se recuperando e pronta para entrar numa fase de muita prosperidade”, diz o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira.

“Atuamos nas ações pontuais contra a covid (referindo-se aos aportes de mais de R$ 85 milhões) e em obras estruturantes, com investimentos de R$ 2,5 bilhões e geração de mais de 2,5 mil empregos. Mais do que nunca, agora é preciso também que as pessoas possam ter um período de encantamento. E a data natalina não poderia ser mais apropriada”.

Na mesma linha, o diretor-geral paraguaio, embaixador Manuel María Cáceres Cardozo, explica que essa é uma contrapartida da Itaipu aos moradores e visitantes da região, após um período de tantas dificuldades. “Unimos todos nossos esforços em torno dessa proposta para mostrar ao mundo o quanto levamos a sério o espírito de integração que é base da nossa binacionalidade.”

Ideias iniciais
Além da água, a temática do Natal de Águas e Luzes é inspirada também na fauna e na flora da região. De forma inicial, o projeto prevê, em Foz, diversos pontos de decoração, como o Gramadão da Vila A, a Praça da Paz, a Praça do Mitre, a Avenida Brasil, o Terminal de Transporte Urbano, a Paróquia São João Batista, a entrada da cidade, a catedral Nossa Senhora de Guadalupe, o trevo do aeroporto e a Avenida Jorge Schmmelpfeng.

Em alguns desses locais haverá decoração, iluminação e projeção mapeada. A programação ainda está sendo definida. No Paraguai, a previsão é decorar desde a zona primária da ponte até o Lago da República.

Ainda em Foz, o circuito prevê uma Feira de Natal, com gastronomia e artesanato da tríplice fronteira; paradas de Natal; shows; oficinas para capacitar artesãos; e uma programação itinerante nos bairros da cidade, programada pela Prefeitura. Haverá ainda e roteiros diferenciados de ônibus para o morador e o visitante conhecerem e tirarem fotos dos pontos decorados.

O Natal de Águas e Luzes é modular, ou seja, pode ser adaptado ao aporte de recursos conforme a adesão do empresariado. Haverá uma comissão de Natal para definir as responsabilidades e a gestão dos investimentos, com base em ao menos três orçamentos de fornecedores e deliberação conjunta das contratações. A gestão será do Fundo Iguaçu.


“Construção”
“O Natal de Águas e de Luzes é uma construção. A ideia é que, a partir do ano que vem, a Prefeitura e toda a sociedade organizada contribuam com mais sugestões, até que a região também se consolide como destino de Natal”, afirma o general Ferreira.

Para o presidente do Fundo Iguaçu, Enio Eidt, esse novo atrativo poderá agregar muito valor ao destino, porque “cria identidade e pertencimento. E é por esse motivo que abraçamos essa causa”.

O presidente do Visit Iguaçu, Felipe González, está bastante confiante na proposta. “É a primeira vez que teremos, de fato, um Natal conceituado, com o espírito de integração que nos rege. Nosso povo é hospitaleiro, recebe bem e merece ter e oferecer o melhor Natal da região para nossos moradores e visitantes”.

Para o secretário municipal de Turismo de Foz, Paulo Angeli, a festividade deste ano será o passo inicial para a consolidação de um Natal de sucesso, que se torne uma tradição do município e da fronteira.

Um marco


Para o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, "este Natal será um marco na história do turismo do Destino Iguaçu, com mídia positiva em todos os cantos do planeta. O Natal é um produto que movimenta toda a economia, gera renda e dá visibilidade ao destino", argumenta.

Florescer significa tornar-se próspero, desenvolver-se...

E não foi por acaso que este foi o nome escolhido pela neuropsicopedagoga Juliane Freitas para a sua clínica, um sonho alimentado com muito estudo, dedicação e trabalho.  Ela dedicou sua vida a área da Educação como professora, e se especializou em Autismo, Psicomotricista e Neuropsicopedagoga.


E para tornar mais completo o empreendimento, Ju, como é carinhosamente chamada pelos amigos e familiares, buscou a parceira com o marido, Márcio de Freitas, agora também empresário, e que já trabalha como bombeiro da Itaipu Binacional,  Apoiada de perto pelas três filhas do casal, Maiara Freitas, Julia e Maria Luiza.

Segundo a própria Juliane, "o Centro de Reabilitação Multidisciplinar Florescer tem uma linda missão, de transformar a qualidade de vida de todas as pessoas que passarem por aqui. Cada detalhe de nosso espaço foi pensado com muito carinho, e aqui acolhemos todos os pacientes que nos procuram!.  


Podemos destacar dentre as especialidades oferecidas:
Arteterapia
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Gerontopsicomotricidade
Hipnose Clínica
Musicalização Infantil
Neuropsicopedagogia
Nutrição Infantil
Pedagogia com ênfase em reforço escolar
Psicologia Infantil e adulto
Psicomotricidade com ênfase em TEA
Psicopedagogia
Terapia ABA
Terapia Assistida por animais
Terapeuta Ocupacional

Ocupando um lindo espaço em frente ao Colégio Anglo-Americano, na Avenida Paraná, mostrou-se ideal para dar continuidade ao trabalho que já desenvolve com crianças desta região, e também por ser onde reside com o marido e as filhas do casal.,

Serviço:
Centro de Reabilitação Multidisciplinar Florescer
Endereço Avenida Paraná, 5146. Fone/Whats: 45 3017 7070











Clique FOZ EM DESTAQUE HIGH SOCIETY CLUB , cadastre-se em nosso banco de dados e tenha o seu aniversário e datas festivas divulgadas aqui, brilhe conosco em nossa coluna social...
Até a próxima.. 

Postagens mais visitadas deste blog

COLUNA SOCIAL - Edição CCXLIV

DESTAQUE DO DIA

COLUNA SOCIAL - Edição CCL

DESTAQUE DO DIA   Faltam 5 dias...☝💓💬💥💪💟🙋 Um dos maiores centros de compra das Américas promete ter também o maior blackfriday com mais de 100.000 produtos com desconto de até 70%: PREPARE-SE!!!

COLUNA SOCIAL - Edição CCLV

D E S T A Q U E  SoHo AD é a mais nova novidade do GEP para a nossa cidade...