Pular para o conteúdo principal

SEDHEC EMITE NOTA SE POSICIONANDO CONTRÁRIA À REVOGAÇÃO DE LEI CONTRA DISCRIMINAÇÃO EM RAZÃO DE ORIENTAÇÃO SEXUAL

22/08/2018 14:06 NOTA PÚBLICA


Secretaria de Direitos Humanos sobre o Projeto de Lei 71/2018 em tramite na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu
POR, SEDHEC
A Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade do Município de Foz do Iguaçu vem a público manifestar sua posição acerca do Projeto de Lei 71/2018, de autoria dos Exmos. Srs. Vereadores Celino Fertrin, Adenildo Rodrigues (Kako), Elizeu Liberato e Rolison Jeferson Brayner, Epropondo a revogação da Lei n° 2.718, de 23 de dezembro de 2002, que “Dispõe sobre as penalidades à prática de discriminação em razão de orientação sexual e dá outras providências”.

A referida Lei é de autoria do atual Prefeito Municipal, que na condição de Vereador, ainda no ano de 2002, apresentou e aprovou na Câmara a proteção de novos direitos surgidos na modernidade, na proteção do grupo de pessoas historicamente vulneráveis, no caso, denominados de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Pessoas Intersexuais.

Em verdade, Foz do Iguaçu reforçou seu caráter de cidade de todos os povos e de profunda diversidade humana, sendo motivado pela experiência Internacional de afirmação dos Direitos Humanos, onde começou a se especificar os sujeitos de direitos: mulheres, negros, idosos, adolescentes, LGBTI´s, entre outras inúmeras vulnerabilidades sociais.

A Lei Municipal de Foz do Iguaçu, assim, se igualou ao Distrito Federal (Lei 2.615, de 26 de outubro de 2000), ao Estado de São Paulo (Lei nº 10.948, de 05 de novembro de 2001), ao Estado da Paraíba (Lei nº 7.309, de 14 de janeiro de 2003), legislações estas todas em vigor e que de igual modo penaliza administrativamente atos de LGBTIfobia.

Nota-se que eventual revogação da Lei Municipal ora vigente e regulamentada pelo Decreto nº 26.522, de 11 de julho de 2018, ataca frontalmente o Princípio constitucional do não retrocesso social protegido e abrigado pela Constituição Federal de 1988.

Nesta perspectiva, entendemos que a nossa Carta Magna determina expressamente como objetivo fundamental da República Federativa do Brasil “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” (CF. art. 3º, IV).

Sendo assim, entendemos que qualquer tentativa de anulação pela Municipalidade da Lei que visa construir uma sociedade livre, justa e solidária, em respeito da dignidade da pessoa humana, deve ser observado dentro da máxima cautela, pois não podemos insurgir dentro de algum retrocesso, sob pena de violação a preceitos constitucionais, notadamente pelo direito da antidiscriminação.

Foz do Iguaçu – PR, 21 de agosto de 2018.

Rosa Maria Jeronymo Lima
Secretária Extraordinária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

MEMORIAL: HOMENAGEM A CRODOVALDO GALLI: PAI E MARIDO AMOROSO, EMPRESÁRIO DE SUCESSO

A comunidade de Foz do Iguaçu ainda lamenta o passamento de Crodovaldo Galli, de 68 anos, sócio-proprietário do Falls Galli Hotel. Internado já a dez dias no Hospital Costa Cavalcanti, por infecção pelo vírus da covid-19, o empresário precisou ser entubado na sexta-feira (5/03), necessitando do aparelho de respiração mecânica. E na madrugada de sábado (6/03), sofreu uma parada cardíaca, chegou a conseguir ser reanimado, mas acabou não resistindo e veio a falecer. Seu corpo foi levado para a cidade de Campo Largo, região de Curitiba, onde foi cremado no mesmo dia, sábado (6).   Pai atencioso, empresário de sucesso, Crodovaldo era natural da cidade de Ibiporã, no Paraná, mas veio para Foz do Iguaçu aos 14 anos. Tinha mais 4 irmãos, e com a companheira Michele Blask, tinha um casal de filhos, Marco Aurélio e Valentina Galli.  Em sua história como empresário em Foz do Iguaçu, começou muito jovem e de forma humilde, inicialmente no ramo de olarias, ao lado do irmão Reinaldo. Mas lo...

Réveillon “ENIGMAS DO EGITO" do RAFAIN PALACE HOTEL & CONVENTION CENTER

COMPARTILHE FOTOS DO EVENTO Um dos hotéis mais conhecidos do destino é o Rafain Palace Hotel & Convention. Em mais de quatro décadas de existência, o empreendimento tornou-se um dos mais importantes resorts do Paraná e conhecido no Brasil inteiro. E uma de suas marcas registradas é o Réveillon, que já está com as reservas abertas. Para manter a tradição, a comemoração do Reveillon sempre tem tudo de bom e do melhor. A tão aguardada celebração, já famosa por sua decoração sofisticada, estilo requintado e serviço impecável, proporciona momentos inesquecíveis e exclusivos aos seus hóspedes. “Enigmas do Egito” foi o tema escolhido para este ano e o hotel contou ainda com uma programação para lá de especial com atividades para todas as idades. Sérgio Figueiredo Decorador​ caprichou nos mínimos detalhes, e a equipe de serviços do hotel completou o cenário do maior reveillon da Terra das Cataratas, com mais de dois mil participantes: sucesso total!!! Hotel Rafain Palace ...