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BRUNO RIBEIRO TRAZ DICAS PARA IMPLANTAÇÃO HOTELEIRA

NOTA 1

Assessoria em implantação hoteleira dá dicas de como tirar um campo de golfe do papel


Além de licenciamento, custo e viabilização da construção de um campo de golfe, é necessário contar com o apoio de profissionais capacitados desde a fase de estudo preliminar até mesmo durante a manutenção do plantio e maturação.

Investidores que idealizam a implantação de um campo de golfe visam inúmeros impactos positivos a nível econômico. Entre eles, a valorização do entorno, em especial, no segmento imobiliário. Segundo a Golf Course Development in Residential Communities a valorização é 15% a 40%, principalmente quando se trata de imóveis ou lotes localizados junto a lagos ou nas áreas de mais relevância do campo de golfe. 

Além disso, trata-se de um ativo que tem perspectiva de ser financeiramente sustentável. De acordo com a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), o golfe movimenta cerca de US$ 30 bilhões por ano e o gasto médio de um golfista em viagem tem expectativa de ser até 50% maior que o de um turista médio. Para atender a esse público tão seleto – e os possíveis investidores do ramo –, empresas de assessorias apresentam serviços visando o sucesso das complexas implantações. 

ETAPAS E CRONOGRAMA

Especialista em gestão de campos de golfe e apaixonado pelo esporte, o responsável pelo setor na assessoria Bruno Ribeiro Hospitality and Tourism Consultancy, explica as etapas para a construção de um campo de golfe. Inicia-se pelo estudo preliminar, fase em que se verifica a viabilidade física e adequações necessárias ao solo. Analisa-se o projeto básico, criado pelos arquitetos e urbanistas, e se faz adequações ao plano inicial, com intuito de ajustar detalhes sob análise econômica de acordo com os objetivos dos promotores do projeto.


Outro ponto de extrema importância para o empreendimento é a solicitação de licenças de construção, que contemplam a legislação ambiental vigente e proteção das áreas de preservação. “Após esta fase, partimos para a contratação de construtoras, em busca de mão de obra qualificada, visando diminuir gastos e otimizar tempo.” Explica que a construção é de extrema importância para a futura manutenção, pois erros cometidos resultarão em aumento de custos a longo prazo. A partir da obra finalizada, trabalha-se no plantio e manutenção da grama.


Por envolver um investimento substancial, é indispensável o acompanhamento de profissionais experientes e capacitados, que contemple o estudo e análise de todas as fases do projeto, desde sua concepção até a gestão operacional e gerenciamento. Desta forma, é possível gerar valoração das unidades, aumentar o ritmo das vendas e criar campo de golfe que seja financeiramente sustentável. .

NOTA 2Retrofit: a prática utilizada por investidores para revitalização de hotéis

Arquiteta e urbanista Luciana Zamecki -
especialista em lighting design e responsável por
implantação de operações hoteleiras, tanto para
 novos projetos como em ações de
 revitalizações, chamadas de retrofit.

Tendência válida tanto para aquisições de hotéis antigos e desatualizados, até para empresários que desejam valorizar empreendimentos efetivos, arquiteta comenta sobre as vantagens da realização do retrofit para a experiência do hóspede e valorização de tarifas. 


Revitalizar, atualizar e modernizar são verbos aplicados a diversos campos das ciências e tecnologias - e no ramo da hospitalidade, não poderia ser diferente. Para aumentar a vida útil de um hotel, o termo retrofit tem sido pronunciado com frequência, sendo uma prática em que são empregadas modernas tecnologias e materiais de qualidade avançada a fim de reconquistar a valorização do empreendimento. A prática é bastante utilizada inclusive por investidores que adquirem hotéis antigos e desatualizados, mas de ótima localização, com intuito de revitalizar o empreendimento.

Com projeto do renomado arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl,
 o Fera Palace Hotel é um exemplo de retrofit. 
O retrofit tem sentido de renovação, explica a arquiteta e urbanista Luciana Zamecki - especialista em lighting design e responsável pela implantação de operações hoteleiras em Bruno Ribeiro Hospitality and Tourism Consultancy. "É imprescindível, tanto para a criação de um novo projeto hoteleiro, quanto para um retrofit, realizar uma pesquisa de mercado, onde serão levantadas informações sobre o público-alvo, viabilidade econômica, impacto de vizinhança, localização e classificação [econômico, middle scale ou upscale]". Para o direcionamento correto, é necessário um briefing detalhado: "Às vezes o investidor gostaria de construir um hotel executivo, mas a localização e o perfil da cidade não condizem com isso. Antes de se pensar em qualquer desenho, é necessário pesquisar e analisar", afirma.

Criado em 1934, este hotel de luxo em Salvador (Bahia),
manteve sua impressionante fachada preservada.
Edificações privadas, mas de uso público, os layouts de hotéis tornam-se rapidamente cansativos. Em ações de retrofit, é possível alterar desde a estrutura física, com ampliações ou renovações de fachadas, instalações, elevadores e tecnologias - desde a disponibilidade de alta qualidade Wi-Fi até mesmo a forma da abertura de portas ou janelas. "Há também a questão do mobiliário e a renovação da parte fixa, como pisos e forrações, que têm uso intenso e precisam ser refeitas com frequência". A arquiteta defende que a renovação é necessária em média a cada três anos, para que o hotel mantenha-se atualizado. Segundo ela, essas atualizações interferem diretamente na experiência do hóspede e ainda possibilitam a cobrança de tarifas de maior valor agregado, condizentes com o produto oferecido.  

Sugestão de legenda: Bruno Ribeiro, nome de destaque na hotelaria de luxo no Brasil, posa no Marco das Três Fronteiras, ponto de encontro entre Brasil, Paraguai e Argentina – principais locais de atuação de sua assessoria homônima. 

SERVIÇO 
Bruno Ribeiro Hospitality & Consultancy
brunoribeirohtc.com
bruno@brunoribeirohtc.com
+55 71 99200-6812
instagram.com/brunoribeirohtc
facebook.com/brunoribeirohtc

Estúdio de Arquitetura Luciana Zamecki
lucianazamecki.com.br
estudio@lucianazamecki.com.br
+55 45 99977-1881
instagram.com/estudiolucianazamecki
facebook.com/estudiolucianazamecki


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