Pular para o conteúdo principal

COMTUR ATUANTE DA DEFINIÇÃO DAS LOJAS FRANCAS EM FOZ

 Cidade está preparada para receber investimentos, fomentar o comércio e atrair visitantes
O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) teve participação efetiva na definição do modelo de lojas francas para Foz do Iguaçu defendido pela sociedade civil e segmentos empresariais. As sugestões e avaliações foram apresentadas ao prefeito Chico Brasileiro (PSD), que fará a regulamentação da atividade, por meio de decreto, ainda neste mês de agosto.

O Comtur teve representação nos principais fóruns de debates sobre a implantação de free shops, em que foram discutidos e analisados a melhor forma de funcionamento, os benefícios e os eventuais prejuízos que esse novo modelo de negócios poderá trazer para a economia e turismo iguaçuense. O conselho trabalhou ao lado de instituições como ACIFI, Codefoz e Sindilojas.

Na terça-feira, 7, o posicionamento da sociedade civil favorável à criação das lojas francas foi aprovado na plenária do Codefoz, com recomendações ao poder público. As sugestões pedem capacitação para os empresários iguaçuenses interessados em ingressar nesse novo ramo e ações para evitar possíveis prejuízos ao comércio que não aderir ao setor de free shop.

Conforme o presidente do Comtur, Carlos Silva, o órgão apoia o conjunto de reivindicações e sugestões elaborado pelas instituições a partir de estudos técnicos e de amplos debates. “Esperamos que as lojas francas tragam mais visitantes para Foz do Iguaçu, com mais pessoas consumindo os nossos produtos e, consequentemente, teremos mais mão de obra gerada e mais desenvolvimento para a cidade”, expõe.

Na última sessão ordinária, o Comtur discutiu pautas importantes para o desenvolvimento do turismo da região trinacional. A convite da mesa diretora, o prefeito Chico Brasileiro participou da reunião para apresentar os investimentos em turismo previstos para o segundo semestre deste ano.

Segundo o gestor municipal, serão 40 eventos, instalação do Condomínio de Startups, revitalização do acesso ao Marco das Três Fronteiras e conclusão dos Centros de Atendimento ao Turista, em parceria com o estado. Os recursos serão aplicados por meio da Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos.

Na sessão mensal, o Comtur recebeu três novos membros. O colegiado conta agora com 36 representantes de entidades, do poder público e de instituições de ensino. “O Conselho de Turismo é uma instância qualificada e representativa, seus membros trabalham, analisam e propõem ações para desenvolver cada vez mais o nosso turismo”, destaca Carlos Silva. Instituições que integram o Comtur:
ABAV, Abeoc, ABIH, ACIFI, Associação Catedral, ADERE, Adetur, Amutur, Câmara Municipal, Centro de Convenções, Colégio Agrícola, Foztrans, Parque Tecnológico Itaipu, Fundação Cultural, Fundo Iguaçu, ICMBio – Parque Nacional do Iguaçu, Visit Iguassu, Idestur, Infraero, Itaipu Binacional, Paraná Turismo, Polícia Federal, Instituto Polo Iguassu, Receita Federal, Sebrae, Secretaria Municipal de Planejamento, Senac, Sindetur, Sindhotéis, Sindilojas, Sindtáxi, Singtur, Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, STTHSFI, UDC e Unioeste.

Postagens mais visitadas deste blog

COLUNA SOCIAL - Edição CCXLIV

DESTAQUE DO DIA

COLUNA SOCIAL - Edição CCL

DESTAQUE DO DIA   Faltam 5 dias...☝💓💬💥💪💟🙋 Um dos maiores centros de compra das Américas promete ter também o maior blackfriday com mais de 100.000 produtos com desconto de até 70%: PREPARE-SE!!!

COLUNA SOCIAL - Edição CCLV

D E S T A Q U E  SoHo AD é a mais nova novidade do GEP para a nossa cidade...