Pular para o conteúdo principal

FARMILIARES: EMPRESA ESPECIALIZADA EM NEGÓCIOS DE FAMÍLIA

DEPOIMENTOS DE EMPRESÁRIOS LOCAIS MARCAM LANÇAMENTO 

Thaíse Thomé entrega homenagem às representantes do Grupo Marias (da esq p dir) Tânia Nardi, dona Maria Oliveira e Maria Victoria Nardi (Foto Erick Portilho) 

Manifestações espontâneas comprovaram que as mesmas preocupações e providências se repetem em empresas familiares

A empresária do ramo de cosméticos Camila Damin Firmiano recebendo homenagem de Thaíse Thomé (Foto Erick Portilho)
 O lançamento da Farmiliares, empresa especializada em negócios de família, não foi um evento formal e protocolar. A proposta era que empresários da região compartilhassem experiências que vivenciam à frente dos negócios e esclarecessem algumas questões com a fundadora da Farmiliares, a advogada Thaíse Thomé, 34. A interação começou durante a cerimônia de lançamento, na Quinta das Marias e, durante duas horas, depoimentos reais emocionaram, impactaram e serviram de aprendizado. 
O empresário Donizeti da Silva faz questionamentos
sobre sucessão (Foto Erick Portilho)

“Eu me surpreendi,” reconheceu Thaíse Thomé, “porque, normalmente, as pessoas ficam acanhadas de falar dos seus conflitos familiares e, aqui, falaram abertamente dos desafios de desapego do fundador, por exemplo, algo que realmente faz parte do dia a dia das empresas.” Cerca de 60 pessoas participaram, entre elas empresários locais, representantes de empresas da região Oeste e da região de fronteira com Paraguai, quase todas com alguma relação direta com negócios familiares. 

Para a empresária Camlia Damin Firmiano, 38, do ramo de cosméticos, foi momento de reavaliações: “Não paramos para pensar o quanto é importante a sucessão e considero que foi muito interessante, pois ouvimos representantes de primeiras, segundas e terceiras gerações aqui.” O empresário Donizeti da Silva, 61, da área agrícola, se assumiu centralizador e preocupado com o futuro da empresa: “A idade vai chegando, o capital vai ficando, pois não tem como levar junto no caixão,” brincou, “se a sucessão não for planejada, quem vai cuidar de tudo?”.
Empresa criada em Foz 
As representantes das três gerações que administram
o Grupo Marias (da esq p dir) Tânia Nardi,
dona Maria Oliveira e Maria Victoria Nardi (Foto Erick Portilho) (1)
Durante o evento, foi apresentado o case do Grupo Marias e Maria, fundado como confeitaria (no fim dos anos de 1980) e, atualmente, composto por salões de eventos e serviços de buffet. “Eu passei mais de vinte anos da minha vida, tomando café, almoçando e jantando dentro da confeitaria,” relatou Tânia Nardi, 51, ao lado da mãe, a fundadora da confeitaria, Maria de Oliveira, 88, e da filha Maria Victoria Nardi, 24, que já participa da administração das empresas. “A confeitaria é a minha vida,” completou. 
A filha, que foi preparada para a sucessão, reconhece que viveu conflito ao retornar à empresa, depois de oito anos estudando fora. “Eram muitas mudanças ao mesmo tempo. Foram meses de sofrimento intenso até eu me acalmar e entender que seria capaz, afinal, a confeitaria também é a minha vida, trabalho lá desde pequena,” disse ela. Com a consultoria da Farmiliares, o Grupo Marias está profissionalizando ainda mais a administração e resolvendo questões pontuais do cotidiano empresarial. 
A fala do fundador
Thaíse Thomé com o avô, Izalino Thomé,
fundador da empresa da família nas áreas de
 madeireira e agricutlura (Foto Erick Portilho)
O avô da fundadora da Farmiliares, Izalino Thomé, 85, foi homenageado com um vídeo em que ele conta como iniciou os negócios de família no Paraguai, nas áreas de madeireira e agricultura. O relato real é composto por muitos exemplos de esforço, persistência e amor pela empresa. “Quando estava com a serraria já montada e em funcionamento no Paraguai, pegou fogo em tudo,” relembrou ele, “fiquei desesperado, não sabia o que fazer, só sabia que tinha que continuar”. Izalino Thomé respondeu a várias perguntas dos convidados e, com o valor da experiência, ele e os filhos ajudaram a esclarecer questões fundamentais para o andamento de empresas familiares.


Thaíse Thomé com as empresárias do
Espaço Mulher Executiva (MEX) (Foto Erick Portilho)
Preservação do legado

Representantes de sete empresas familiares de Foz do Iguaçu, que permitiram que a Farmiliares iniciasse um trabalho de levantamento histórico, foram homenageados. Os trabalhos da equipe de especialistas da Farmiliares incluem análises de Comportamento Organizacional, Marketing, Gestão Financeira e Gestão de Risco. Também são feitos apontamentos sobre confusão patrimonial – quando gastos pessoais são lançados como despesas da empresa; progressão de carreira para filhos; sucessão; conflitos entre funcionários da família ou não. Além disso, serão promovidos cursos e treinamentos específicos para empresas de família. 


SERVIÇO
EMPRESA FARMILIARES 
FUNDADORA: Thaíse Thomé 
farmiliares@gmail.com  
(45) 99912-9229

Advogada Thaíse Thomé, fundadora da empresa Farmiliares (Foto Erick Portilho)

Advogada Thaíse Thomé, fundadora da empresa Farmiliares (Foto Erick Portilho)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

ITI E ISABEL SALVATTI RAFAGNIN SE UNEM A MOISÉS E EVERTON E INAUGURAM KYLPOS BAR & COCKTAIL

Com um novo conceito de Bar e Cocktail, os empresários Iti Rafagnin, Isabel Salvatti, Moisés Barros e Everton Piovesan receberam clientes e amigos para estrear a Kylpos Bar & Cocktail. Ambientado com a temática grega com toques de tropicalismo, os empresários conseguiram trazer uma atmosfera descontraída para o bar em Foz do Iguaçu! Além de ser um ótimo lugar para ir com a família e amigos, vai funcionar como uma empresa especializada em consultorias, cursos e escola bar, buscando atender um público que deseja aprender um pouco mais sobre coquetéis e outros temas relacionados. O desejo de abrir a nova casa se tornou mais forte depois de uma viagem do casal, Iti e Isabel Rafagnin para a Grécia, após retornarem, em conversa com os empresários Moisés e Everton, o projeto se tornou realidade. O estabelecimento conta com toda a experiência do sócio Moisés, grande mestre de coquetelaria e bartender há mais de trinta anos, que trocou São Paulo por Foz do Iguaçu para leva