Pular para o conteúdo principal

FARMILIARES: EMPRESA ESPECIALIZADA EM NEGÓCIOS DE FAMÍLIA

DEPOIMENTOS DE EMPRESÁRIOS LOCAIS MARCAM LANÇAMENTO 

Thaíse Thomé entrega homenagem às representantes do Grupo Marias (da esq p dir) Tânia Nardi, dona Maria Oliveira e Maria Victoria Nardi (Foto Erick Portilho) 

Manifestações espontâneas comprovaram que as mesmas preocupações e providências se repetem em empresas familiares

A empresária do ramo de cosméticos Camila Damin Firmiano recebendo homenagem de Thaíse Thomé (Foto Erick Portilho)
 O lançamento da Farmiliares, empresa especializada em negócios de família, não foi um evento formal e protocolar. A proposta era que empresários da região compartilhassem experiências que vivenciam à frente dos negócios e esclarecessem algumas questões com a fundadora da Farmiliares, a advogada Thaíse Thomé, 34. A interação começou durante a cerimônia de lançamento, na Quinta das Marias e, durante duas horas, depoimentos reais emocionaram, impactaram e serviram de aprendizado. 
O empresário Donizeti da Silva faz questionamentos
sobre sucessão (Foto Erick Portilho)

“Eu me surpreendi,” reconheceu Thaíse Thomé, “porque, normalmente, as pessoas ficam acanhadas de falar dos seus conflitos familiares e, aqui, falaram abertamente dos desafios de desapego do fundador, por exemplo, algo que realmente faz parte do dia a dia das empresas.” Cerca de 60 pessoas participaram, entre elas empresários locais, representantes de empresas da região Oeste e da região de fronteira com Paraguai, quase todas com alguma relação direta com negócios familiares. 

Para a empresária Camlia Damin Firmiano, 38, do ramo de cosméticos, foi momento de reavaliações: “Não paramos para pensar o quanto é importante a sucessão e considero que foi muito interessante, pois ouvimos representantes de primeiras, segundas e terceiras gerações aqui.” O empresário Donizeti da Silva, 61, da área agrícola, se assumiu centralizador e preocupado com o futuro da empresa: “A idade vai chegando, o capital vai ficando, pois não tem como levar junto no caixão,” brincou, “se a sucessão não for planejada, quem vai cuidar de tudo?”.
Empresa criada em Foz 
As representantes das três gerações que administram
o Grupo Marias (da esq p dir) Tânia Nardi,
dona Maria Oliveira e Maria Victoria Nardi (Foto Erick Portilho) (1)
Durante o evento, foi apresentado o case do Grupo Marias e Maria, fundado como confeitaria (no fim dos anos de 1980) e, atualmente, composto por salões de eventos e serviços de buffet. “Eu passei mais de vinte anos da minha vida, tomando café, almoçando e jantando dentro da confeitaria,” relatou Tânia Nardi, 51, ao lado da mãe, a fundadora da confeitaria, Maria de Oliveira, 88, e da filha Maria Victoria Nardi, 24, que já participa da administração das empresas. “A confeitaria é a minha vida,” completou. 
A filha, que foi preparada para a sucessão, reconhece que viveu conflito ao retornar à empresa, depois de oito anos estudando fora. “Eram muitas mudanças ao mesmo tempo. Foram meses de sofrimento intenso até eu me acalmar e entender que seria capaz, afinal, a confeitaria também é a minha vida, trabalho lá desde pequena,” disse ela. Com a consultoria da Farmiliares, o Grupo Marias está profissionalizando ainda mais a administração e resolvendo questões pontuais do cotidiano empresarial. 
A fala do fundador
Thaíse Thomé com o avô, Izalino Thomé,
fundador da empresa da família nas áreas de
 madeireira e agricutlura (Foto Erick Portilho)
O avô da fundadora da Farmiliares, Izalino Thomé, 85, foi homenageado com um vídeo em que ele conta como iniciou os negócios de família no Paraguai, nas áreas de madeireira e agricultura. O relato real é composto por muitos exemplos de esforço, persistência e amor pela empresa. “Quando estava com a serraria já montada e em funcionamento no Paraguai, pegou fogo em tudo,” relembrou ele, “fiquei desesperado, não sabia o que fazer, só sabia que tinha que continuar”. Izalino Thomé respondeu a várias perguntas dos convidados e, com o valor da experiência, ele e os filhos ajudaram a esclarecer questões fundamentais para o andamento de empresas familiares.


Thaíse Thomé com as empresárias do
Espaço Mulher Executiva (MEX) (Foto Erick Portilho)
Preservação do legado

Representantes de sete empresas familiares de Foz do Iguaçu, que permitiram que a Farmiliares iniciasse um trabalho de levantamento histórico, foram homenageados. Os trabalhos da equipe de especialistas da Farmiliares incluem análises de Comportamento Organizacional, Marketing, Gestão Financeira e Gestão de Risco. Também são feitos apontamentos sobre confusão patrimonial – quando gastos pessoais são lançados como despesas da empresa; progressão de carreira para filhos; sucessão; conflitos entre funcionários da família ou não. Além disso, serão promovidos cursos e treinamentos específicos para empresas de família. 


SERVIÇO
EMPRESA FARMILIARES 
FUNDADORA: Thaíse Thomé 
farmiliares@gmail.com  
(45) 99912-9229

Advogada Thaíse Thomé, fundadora da empresa Farmiliares (Foto Erick Portilho)

Advogada Thaíse Thomé, fundadora da empresa Farmiliares (Foto Erick Portilho)

Postagens mais visitadas deste blog

COLUNA SOCIAL - Edição CCXXI

DESTAQUE DO DIA A aniversariante...

COLUNA SOCIAL - Edição CCIX

DESTAQUE DO DIA

COLUNA SOCIAL - Edição CCXXX

DESTAQUE DO DIA