Pular para o conteúdo principal

DIA INTERNACIONAL DA AMIZADE NO PARAGUAI - 30 DE JULHO


Dia Internacional da Amizade na Região Trinacional

No Paraguai, muito mais do que no Brasil e na Argentina, o Dia Internacional da Amizade é lembrado com abraços afetuosos, mensagens de carinho, e expressão de amizade entre os cidadãos. Em nossos grupos de whats app e mídias sociais recebemos algumas mensagens:
 EDUARDO OCAMPOS - IMOBILIARISTA PARANA COUNTRY CLUBE
 LUISA MORIKAI - TURISMÓLOGA - COLONIA IGUAZÚ
 LUIS DESTEFANO - AEROPUERTO GUARANI 
DOUTORAS PRISCILLA DA LUZ E MICHELLY LANGE - ODONTHO LANGE

Dia Internacional da Amizade - História

O  Dia Internacional da Amizade comemora a campanha das Nações Unidas que promove a amizade como um meio para promover a paz mundial. A assembleia Geral da ONU estabeleceu essa celebração em 2011. Essa celebração se destina a apoiar os objetivos da "Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz". Este documento também criado pela assembleia Geral da ONU, define desde o significado da paz até os deveres dos países membros, de maneira a promover e garantir a paz. Em alguns países latino-americanos a data e propósito da celebração varia pois tendem a ser mais informal que aqueles promovidos pela ONU. Este dia é comemorado em todo o mundo em 30 de julho de cada ano.

Dia Internacional da Amizade - Fatos  e Citações

Um dos principais antecedentes deste dia foi o 20 de junho de 1958, no Paraguai. Durante a celebração do Dia da Árvore, Dr. Artemio Bracho (diretor do Instituto de Assistência Social em Puerto Peñasco, Paraguai) propôs ao governo daquele país a criação de um dia para comemorar a amizade entre os seres humanos.
A resolução pela qual o Dia da Amizade foi instituído, enfatiza a inclusão de jovens em atividades comunitárias, destinadas a promover a aceitação de diferentes culturas reunidas. Assim, a ONU procura promover o respeito à diversidade cultural como base para alcançar uma cultura de paz no mundo.
Através desta celebração a ONU incentiva os governos dos países membros à realizar atividades permanentes de maneira a gerar espaços de diálogo e reconciliação para acabar com os vários conflitos que afligem o planeta.
Na Argentina, Brasil e Uruguai o Dia do Amigo é comemorado no dia 20 de julho, e na Bolívia em 23 de julho. Nos Estados Unidos e na Índia acontece no primeiro dia de agosto, sob o mesmo nome estabelecido pela ONU. No Chile, é a primeira sexta-feira do mês outubro e no Peru, no primeiro sábado de julho. Em outros países como Equador, Honduras, El Salvador, Guatemala, Colômbia e Venezuela a celebração é conhecida como "Dia do Amor e Amizade". Mas esta celebração é mais parecida com Dia dos Namorados.

Dia Internacional da Amizade - Principais eventos e coisas a fazer

Em vários países latino-americanos se realizam os "Jogos da Paz". Estes consistem em atividades desportivas nas áreas mais pobres do território latino-americano. Como um meio para criar a unidade e amizade entre as comunidades.
Como parte da campanha da ONU, se realizam várias atividades, como: conferências, oficinas de prevenção da violência e locais de hospedagem para vítimas do abuso infantil. Isso faz parte da "Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz".
Em todos os países membros, a ONU organiza uma série de atividades culturais para crianças e jovens em cada território. Estas atividades incluem peças de teatro, concursos de desenho e história, entre outras.
Em alguns países da América Latina, a ONU organiza a entrega de coroas de flores em vários monumentos alusivos à paz. Isso ocorre porque o principal objetivo do Dia da Amizade é promover uma cultura de paz entre todos os povos.
É tradição neste dia dar e receber presentes de amigos próximos. Estes presentes simbolizam o laço de amizade entre as pessoas. Essa tradição é mais forte nos países da América Latina e Estados Unidos.

Postagens mais visitadas deste blog

COLUNA SOCIAL - Edição CCXXI

DESTAQUE DO DIA A aniversariante...

COLUNA SOCIAL - Edição CCIX

DESTAQUE DO DIA

COLUNA SOCIAL - Edição CCXXX

DESTAQUE DO DIA