Pular para o conteúdo principal

VÓ BENEDITA É HOMENAGEADA EM ENCONTRO COM POVOS DE MATRIZ AFRICANA PROMOVIDO PELA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS

Representantes de 25 terreiros da cidade participaram do encontro, onde expuseram suas angústias e anseios

Por uma sociedade melhor, seguimos lutando”, 
afirma a secretária de Direitos Humanos, 
Rosa Maria Jerônymo Lima. 
“A liberdade de expressão e de culto são asseguradas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal do Brasil, no entanto esse povo sofre preconceito e violência cotidianamente. Precisamos mudar isso, respeitar todas as pessoas, independente de suas crenças. 
A reunião também foi marcada por cantigas e muita emoção com as homenagens a Vó Benedita, fundadora do Reino de Oxalá, o primeiro terreiro de umbanda de Foz do Iguaçu
A Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade promoveu na tarde de ontem (8) um encontro com povos de religiões de matriz africana na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. Cerca de 40 pessoas, entre líderes de terreiros, acadêmicos, professores e representantes de movimentos sociais participaram da reunião, cujo objetivo foi ouvir as demandas dessa população para traçar a construção de políticas públicas de proteção e promoção às tradições religiosas. 
Durante o encontro, dirigentes de terreiros fizeram uso da palavra para pedir mais união entre os povos e respeito à liberdade de culto. “Nem mesmo as garantias da Constituição são suficientes para evitar tragédias em terreiros, como ainda vemos no Brasil. Nunca tivemos dias de paz e tranquilidade. Devemos continuar na luta, exigindo respeito a nossa religião e a liberdade de culto”, disse a dirigente do Reino de Oxalá, Nicole Souza. 
Pai Douglas, da Casa de Luz de Vovó Maria Conga, disse que é importante a união de todos os povos de terreiros para lutar contra a discriminação e pela consolidação das tradições, ritos, simbologias e expressões artísticas. “Precisamos que este trabalho comece dentro das nossas casas”, enfatizou. 
De acordo com a secretaria de Direitos Humanos, a proposta do encontro foi ouvir as demandas para se pensar em políticas públicas de proteção a esses povos. “A sociedade, por falta de informações, muitas vezes discrimina essa população. Nós, como Poder Público, precisamos fazer valer o direito de livre expressão religiosa e pensar em políticas públicas inclusivas”, finalizou Rosa. 








POR, AMN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

Visitas do Embaixador Jorge Geraldo Kadri e da Consulesa Siham Harat - Homenagem Atef Manah

E dando sequência aos eventos de boas vindas ao S.S. Jorge Geraldo Kadri, Embaixador do Brasil no Líbano e à Sra. Siham Harati , Consul Honorária do Brasil no Líbano, em visita à Tríplice Fronteira, a família Manah uniu-se a outros núcleos árabes da Tríplice Fronteira para homenagearem os ilustres visitantes. A ocasião serviu também para homenagear Atef Manah, ilustre pioneiro que esteve em tratamento de saúde por 7 longos meses em São Paulo, e que retornou em muito boa forma. Isto foi motivo de alegria não só para a comunidade árabe, mas também para os muitos amigos que a família Manah conquistou nestes mais de 50 anos de trabalho pelo desenvolvimento de nossa região. Bem vindo Sr Atef!!!! Presenças de autoridades religiosas, da prefeita interina de Foz, autoridades diplomáticas e de membros proeminentes da comunidade árabe trinacional.  Parabéns Marcelle Ghieh pela primazia na condução do cerimonial do evento, e a equipe do Mabu, cuidando de cada detalhe do evento.