Pular para o conteúdo principal

CARLOS SILVA é eleito presidente do COMTUR CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO em FOZ



O empresário Carlos Silva é o novo presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo). Ele foi eleito, na tarde desta terça (26),  por aclamação entre os representantes das entidades públicas e privadas do turismo de Foz do Iguaçu. O vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Nilton Bobato, o presidente do ICVB (Iguassu Convention Visitors e Bureau), o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, e outras autoridades do setor acompanharam a posse.

O presidente, que representa o Sindhoteis ((Sindicato de Hotéis, Bares e Similares de Foz do Iguaçu) terá como vice o agente de viagens Licério Santos, que também acumula a presidência do Sindetur (Sindicato das Empresas e Agências de Turismo de Foz do Iguaçu), na gestão 2018-2019.
Silva já foi presidente do Sindhotéis durante 10 anos. O empresário disse que pretende dar continuidade ao trabalho da instituição no apoio aos projetos de desenvolvimento socioeconômico da cidade, principalmente no setor de turismo.

“Vamos dar continuidade ao trabalho da gestão do Felipe Gonzalez e buscar maior integração entre as entidades. Temos que priorizar o entendimento para destravar os avanços socioeconômicos, por meio do turismo, em nossa cidade”, afirmou.

 Entre as ações imediatas de trabalho à frente do Comtur, Carlos Silva destaca a revisão da Lei de Eventos. No ano passado, a cidade criou um decreto específico para atrair mais eventos. Anteriormente havia oito decretos para tratar do mesmo tema.

Entre os benefícios do está a dispensa da apresentação da licença para localização e funcionamento (alvará de eventos) para todos os eventos sem fins lucrativos realizados nos espaços da rede hoteleira e nos locais licenciados pela fazenda pública municipal.

 “O decreto foi o primeiro passo para simplificar a realização de um evento, mas a partir de agora vamos discutir as regras e procedimentos com o intuito de construir uma legislação que torne ainda mais competitivo o destino na captação de eventos”, explicou Silva.

Outras questões que devem ser discutidas em breve no Comtur é o Orçamento do Turismo e o início da operação da Linha Executiva no Aeroporto, que está em estudo no Foztrans (Instituto de Transporte e Trânsito).
" Comtur é um dos pilares da Gestão Integrada do Turismo. Nossos agradecimentos ao Felipe Gonzalez e ao Jaime Mendes pelo empenho e condução dos trabalhos nesses últimos dois anos. Estamos felizes com a escolha do Carlos Silva e do Licerio Santos, pois entendemos que eles não só vão dar continuidade às ações previstas, como fortalecer ainda mais a integração entre as lideranças e instituições", afirmou o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.

Prestação de contas

O vice-presidente da ABAV-PR (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Felipe Gonzalez, que deixa o cargo depois de dois mandatos, destacou que o grande desafio superado na gestão foi a estabilidade do turismo após momentos de turbulência politica na cidade.

“ Nosso maior desafio foi manter fortalecida a Gestão Integrada do Turismo após os momentos de turbulência política nestes últimos dois anos. Com a condução do servidor Lourenço Kuerten , avalizado pelas entidades, conseguimos manter a secretaria de Turismo no caminho certo, e agora com a chegada do Piolla estamos avançando ainda mais com expressivos números no setor e novos investimentos na cidade”, observou Gonzalez.

Entre as principais ações realizadas pelo Comtur na gestão de Gonzalez está a edição do Decreto de Eventos, a discussão sobre a regularização do Transporte por Aplicativos, debate sobre o Projeto de Lei Complementar 10/2017 – Tributos sobre serviços, que altera dispositivos do Código tributário Municipal, Aprovação do Planejamento de ações da Gestão Integrada, Discussão e emissão de pareceres sobre reclamações relacionadas ao Turismo da cidade, Aprovações de Alvarás para funcionamento Hoteleiro e Discussão sobre o Observatório de Foz do Iguaçu e Trinacional.

“ Gostaria de agradecer ao vice-presidente nesta gestão, Jaime Mendes, o prefeito, vice-prefeito, secretários, forças policiais, vereadores, demais autoridades da cidade e representantes das instituições que compõem o Comtur pela participação na busca de solução para os problemas relacionados ao setor em nossa cidade”, comentou Gonzalez.

Fotos - Christian Rizzi

Postagens mais visitadas deste blog

Amigas de Das Graças promovem rifa de jóias em apoio ao trabalho e memória da colunista social e fotógrafa

Tudo começou ainda durante a pandemia. Com os trabalhos do filho Marco Antonio pautados em eventos e turismo, as dificuldades claro bateram na porta, e além da venda de um dos automóveis que a família tinha, algo mais precisava ser feito para quitar os compromissos e dívidas inerentes de um ano praticamente sem trabalho, em casa, Das Graças e seu filho Marco. Este grupo de amigas conta que mesmo em vida, Das Graças pensava em usar as joias para ajudar nas despesas domésticas e de saúde. No entanto, a saúde da colunista se agravou e sobreveio o internamento e a cirurgia.  Pensando em se desfazer de alguma forma de peças de joias que tinha enquanto presente nas festas de nossa sociedade, Das Graças acionou sua estimada amiga, Sílvia Rodrigues, para que a ajudasse na empreitada, o que foi de pronto atendida.  As joias -  As três peças que serão rifadas, eram relíquias da família  que ela ostentava nas grandes festas da sociedade que participava, ao longo da gloriosa carreira de colunismo

COLUNA SOCIAL Foz em Destaque - Edição CLXXX

DESTAQUE DO DIA

Postagens COLUNA SOCIAL - Edição CXCI

DESTAQUE DO DIA