Pular para o conteúdo principal

COLUNA SOCIAL - Edição CCXXXIV

DESTAQUE DO DIA

Coluna Social diária da Foz em Destaque
Projeto Gráfico Ana Carvalho
Apoio Editorial Mariana Costa

"Tudo o que somos é resultado do que pensamos." (Buda)
Buda, que em hindu quer dizer “Iluminado”, foi o nome dado a Siddhartha Gautama, líder religioso que viveu na Índia, cuja bondade e sabedoria lhe valeram esse título. Ele foi um príncipe de uma região no sul do atual Nepal que, tendo renunciado ao trono, se dedicou à busca da erradicação das causas do sofrimento humano e de todos os seres, e desta forma encontrou um caminho até ao "despertar" ou "iluminação''. É considerado pelos budistas o “Supremo Buda”, o fundador do budismo.
Nascimento: Lumbini, Nepal
Falecimento: Kushinagar, Índia
O Dia Internacional da Consciência da Gagueira é uma data muito importante, que tem como objetivo conscientizar sobre a questão, além de ser um dia em que todos os profissionais dividem conhecimento e dão suporte às pessoas que gaguejam. Esse distúrbio causa um impacto na vida da pessoa, porque, muitas vezes, ela é motivo de riso e piada, e isso traz questões emocionais que se somam às dificuldades que a pessoa já tem com a comunicação. A data surgiu em 1998, uma iniciativa conjunta da International Fluency Association (Associação Internacional da Fluência - IFA) e International Stuttering Association (Associação Internacional de Gagueira - ISA), o Brasil celebra e participa das campanhas do dia desde sua criação.

Além de ser comemorado também nos dia 5 de novembro e 18 de abril, esse em nível internacional, hoje celebramos o Dia do Radioamador. Até o ano de 1968,a data era comemorada em 22/10. A razão era que no dia 22 de outubro de 1935 foi publicada a Portaria 829 pelo Governo Federal, que regulamentava o serviço de radioamador no Brasil. Porém, em 1968. João Ramos Baccarat - PY2AJ, de Santos, apresentou ao Conselho da Labre em reunião na cidade de Curitiba algo que ficou esquecido no tempo: Na verdade, a portaria de 1935 não inaugurou o radioamadorismo no país, pois desde 1923, pelo menos, haviam radioamadores operando, embora de forma não oficial, pois não havia regulamentação do serviço na época. Em 1924, ele demonstrou que era oficializado no Brasil o radioamadorismo por meio do Decreto 16.657, de 05 de Novembro de 1924, mas ainda assim, a data continua sendo comemorada em ambos os dias!

O Dia do Paraquedista é comemorado em 22 de Outubro em homenagem ao engenheiro André Jacques Garnerin. Em 1797, baseando-se em um modelo aerodinâmico de Da Vinci, Garnerin saltou de um equipamento parecido com um guarda-chuva e imortalizou-se como o primeiro ser humano a pular de paraquedas. O ser humano sempre esteve fissurado em conquistar os céus, tentando, já há muitos anos, dominar um método que o fizesse voar. Com os paraquedas, o homem viu a possibilidade de controlar e desviar parte dos bloqueios naturais e físicos que impediam a realização do seu sonho.

Hoje também comemoramos:
Dia do Protesto Mundial contra o Uso do Eletrochoque
Dia do Enólogo
Dia da Praça
Dia de São João Paulo II
Festival de Neite, mãe dos deuses (Mitologia Egípcia)
ALEXANDRA CHAMORRO RIVAS, Empresária / Modelo / Publicitária

CLAUDIA SELL, Sociedade

ERLAN RAFAEL ERTHAL, Designer / Empreendedor


JORDANA RAHAL, Acadêmica de Odontologia



RONILDO PIMENTEL, Jornalista / Editor
Cabeza News

SIMONE VIEIRA ORTIZ, Colunista Social / Radialista / Assessora de MKT e Imprensa
Programa VIP na Band F.M Foz


No Dia Mundial do Turismo, Itaipu anunciou volta da iluminação da barragem
O atrativo opera novamente desde 8 de outubro, com sessões às sextas e sábados, contribuindo com a retomada do turismo na binacional.

A Iluminação da Barragem, um dos atrativos mais charmosos do Complexo Turístico Itaipu (CTI), voltou a receber turistas. A reabertura foi anunciada no Dia Mundial do Turismo, em uma cerimônia no Mirante Central. Na ocasião, foram apresentadas as melhorias no CTI, que, até o final do ano, tem a expectativa de retomar o número de visitantes do período pré-pandemia.
Após exatos 559 dias, nós voltaremos a viver a emoção de contemplar a grandiosidade de Itaipu iluminada por mais de 800 refletores”, anunciou o diretor-superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), general Eduardo Garrido. A FPTI é responsável pela gestão do turismo da Itaipu. “Durante o período que ficamos na reserva”, continuou Garrido, “nós aproveitamos para nos reenergizar e construir as bases para o retorno seguro do turismo”.

A previsão é que, nas férias de fim de ano, a movimentação dos atrativos turísticos da Itaipu volte aos patamares anteriores ao da pandemia. “A Itaipu está preparada para receber os turistas de volta, vamos superar essa crise sanitária e só faremos isso por meio das parcerias das várias instituições que trabalharam juntas durante todo esse período”, afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira.
A retomada do turismo já foi sentida no feriado prolongado da Independência, de 4 a 7 de setembro, quando 7.801 pessoas passaram pelos atrativos da Itaipu. O número reflete os esforços do CTI em adotar protocolos sanitários e capacitar os profissionais para promover uma visita mais segura. É também resultado da união de todo o trade turístico, que se preparou para a volta dos turistas com ações como o Capacita Guia e campanhas como a Vem pra Foz!.

Não há retomada sem segurança sanitária, nenhum europeu ou asiático vai vir para cá sem sentir firmeza nas ações de combate ao coronavírus”, afirmou o vice-prefeito de Foz, Francisco Sampaio, destacando o alto índice de vacinação da cidade e o apoio da Itaipu no enfrentamento da pandemia.

Retorno do atrativo
Em março de 2020, as visitas ao atrativo Itaipu Iluminada foram interrompidas em função da covid-19. Considerando a melhora nos índices de controle da pandemia – como a vacinação acelerada na cidade, a queda do número de casos e a adoção de rígidos protocolos de segurança sanitária, o atrativo volta a ser oferecido aos turistas. A Iluminação vai se somar aos atrativos Itaipu Panorâmica, Refúgio Biológico e Ecomuseu, já em operação.
O anúncio aconteceu em uma cerimônia que reuniu o trade turístico e comemorou o Dia Mundial do Turismo, no Mirante Central da Itaipu. O evento incluiu um show musical com a cantora Sofia Goulart, o acordeonista Tiago Rossato e o pianista Marcelo Corrêa, seguido pela iluminação da barragem e uma projeção mapeada no painel de Poty Lazzarotto, localizada em frente ao Mirante Central. Finalmente, os convidados fizeram um passeio de ônibus pela usina hidrelétrica.
O evento foi o primeiro após a entrega da primeira fase de melhorias no Mirante Central, que teve alterado o fluxo de entrada e saída dos turistas com a construção de uma passarela coberta e totalmente acessível, além da criação de uma nova fachada. Estão em fase de conclusão as adequações da praça e dos pontos de ônibus. A próxima intervenção, prevista para começar ainda em 2021, será a revitalização dos banheiros e das lojas.

Outro local que passa por uma repaginação completa desde o início do ano passado é o Mirante do Vertedouro, que proporciona aos turistas uma experiência mágica quando o vertedouro da Itaipu está aberto. Todo o piso foi substituído por paver e foram construídas novas estruturas, como bancos, lanchonetes itinerantes, banheiros e locais para proteção em dias de chuva, a fim de propiciar um tempo maior de permanência no espaço. A entrega da obra está prevista para outubro.
Em 2022, intervenções importantes serão feitas no CRV, de onde partem todos os passeios. Haverá reforma total nos banheiros, mudança no fluxo dos visitantes e novo prédio administrativo. Encontra-se atualmente em estudo, ainda, uma reforma completa do auditório, a fim de permitir uma experiência mais imersiva, fazendo com que o turista "entre" na história da Itaipu. O Ecomuseu da Itaipu também será reformado e vai abrigar, no futuro, o Polo Astronômico.

Para mais informações, clique aqui.

Clique FOZ EM DESTAQUE HIGH SOCIETY CLUB , cadastre-se em nosso banco de dados e tenha o seu aniversário e datas festivas divulgadas aqui, brilhe conosco em nossa coluna social...
Até a próxima.. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

Visitas do Embaixador Jorge Geraldo Kadri e da Consulesa Siham Harat - Homenagem Atef Manah

E dando sequência aos eventos de boas vindas ao S.S. Jorge Geraldo Kadri, Embaixador do Brasil no Líbano e à Sra. Siham Harati , Consul Honorária do Brasil no Líbano, em visita à Tríplice Fronteira, a família Manah uniu-se a outros núcleos árabes da Tríplice Fronteira para homenagearem os ilustres visitantes. A ocasião serviu também para homenagear Atef Manah, ilustre pioneiro que esteve em tratamento de saúde por 7 longos meses em São Paulo, e que retornou em muito boa forma. Isto foi motivo de alegria não só para a comunidade árabe, mas também para os muitos amigos que a família Manah conquistou nestes mais de 50 anos de trabalho pelo desenvolvimento de nossa região. Bem vindo Sr Atef!!!! Presenças de autoridades religiosas, da prefeita interina de Foz, autoridades diplomáticas e de membros proeminentes da comunidade árabe trinacional.  Parabéns Marcelle Ghieh pela primazia na condução do cerimonial do evento, e a equipe do Mabu, cuidando de cada detalhe do evento.