Pular para o conteúdo principal

COLUNA SOCIAL - Edição CCXXVIII


DESTAQUE DO DIA
Coluna Social diária da Foz em Destaque
Projeto Gráfico Ana Carvalho
Apoio Editorial Mariana Costa
"Pelos erros dos outros, o homem sensato corrige os seus." (Oswaldo Cruz)
Oswaldo Cruz foi um médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro, responsável pela erradicação da peste bubônica, da febre amarela e da varíola no Brasil. Pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil, fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Federal no Rio de Janeiro, hoje a Fundação Oswaldo Cruz, respeitada internacionalmente. Teve grande parte na Revolta da Vacina, de 1904, época em que o Brasil era assolado pela varíola, sendo ele quem determinou que os agentes começassem a vacinação em massa e obrigatória da população; porém, com a revolta do povo pelo medo e rumores absurdos sobre a vacina, a proteção não foi feita. Mas logo depois, em 1908, o Brasil passou por outro surto e a vacinação tornou- se um direito e dever de todo cidadão.
Nascimento: 5 de agosto de 1872, São Luiz do Paraitinga
Falecimento: 11 de fevereiro de 1917, Petrópolis, Rio de Janeiro
Hoje celebramos o Dia Mundial da Alimentação! A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945, e desde 1981 o dia é comemorado mundialmente. O Dia Mundial da Alimentação traz temas que nos fazem pensar a respeito da população carente, sua segurança alimentar e nutrição. Entende-se por segurança alimentar uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Essa realidade, infelizmente, não é vivida por uma grande parte da população brasileira e mundial.

No dia 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Pão! Alimento versátil, presente em boa parte das mesas dos brasileiros, o pão carrega a simbologia da partilha, do afeto e da saúde, estando intimamente ligado às refeições em família e entre amigos, à saciedade e à energia. A data foi instituída em 2000 pela União dos Padeiros e Confeiteiros de Nova York, celebrando esse alimento que está conosco desde os primórdios da humanidade.

A coluna é tão importante que tem um dia dedicado a ela; 16 de outubro é o Dia Mundial da Coluna Vertebral! Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 80% das pessoas sofreram ou sofrerão pelo menos um vez na vida de dor na lombar ou na cervical, e muitos acabam deixando a dor de lado por conta de ser "apenas uma dor", porém é muito importante ir ao médico se consultar e verificar se está tudo certinho!

O 3º sábado do mês de outubro, neste ano sendo o dia 16, foi instituído como Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita por meio da Lei nº 13.430/2.017 e tem como objetivos estimular a participação dos profissionais e gestores de saúde nas atividades comemorativas da data, com vistas a enfatizar a importância do diagnóstico e do tratamento adequados da sífilis na gestante durante o pré-natal e da sífilis em ambos os sexos como doença sexualmente transmissível. Não tenha vergonha; caso registre os sintomas, visite um médico, se cuide e proteja os outros também!

Em homenagem a tantas descobertas do homem, como o fogo, a roda, armas, roupas, entre outras, o dia 16 de outubro foi escolhido como o Dia da Ciência e Tecnologia, a fim de valorizar as grandes descobertas e incentivar os cientistas a desenvolverem novas pesquisas! No Brasil podemos enfatizar os "inovadores" Oswaldo Cruz, médico sanitarista que descobriu a vacina, e Alberto Santos Dumont, inventor do 14-Bis.
Hoje também comemoramos:
Dia do Anestesiologista
Dia do Chefe
Dia do Engenheiro de Alimentos
Dia Estadual do Neuropsicopedagogo
Dia do Instrutor de Voo
Dia de São Geraldo

BATU, Empresário
Batu Center

CAROL BILIBIO, Sociedade

CÁTIA SIGNOR, Empresária
Ferro Velho do Gaúcho

CELSO BARROS, Sociedade

CLAIR FERREIRA, Fotógrafo

EDVALDO LUIZ POSSAMAI, Engenheiro Civil

Dra. ELIANA COLUSSO, Advogada

JOÃO MOTOKA, Empresário

(Na foto, com esposa Vanessa Kruger)


TATIANE ROBERTA, Sociedade


TONY SILVA, Sociedade


Fronteira com a Argentina novamente aberta, e a cidade de Puerto Iguazú será sede neste domingo da etapa local do concurso Rainha do Turismo. A vencedora será a representante do turismo em feiras, eventos e campanhas para promover o Destino Iguazú. O evento acontece no belissimo O2 Hotel Iguazú, na parte alta da cidade, sob a gerência de Leo Pascutto. A organização local fica por conta de Alícia Sosa, e a internacional é da Certames de Beleza - Foz em Destaque.

Clique FOZ EM DESTAQUE HIGH SOCIETY CLUB , cadastre-se em nosso banco de dados e tenha o seu aniversário e datas festivas divulgadas aqui, brilhe conosco em nossa coluna social...
Até a próxima.. 

Postagens mais visitadas deste blog

COLUNA SOCIAL - Edição CCXLIV

DESTAQUE DO DIA

COLUNA SOCIAL - Edição CCL

DESTAQUE DO DIA   Faltam 5 dias...☝💓💬💥💪💟🙋 Um dos maiores centros de compra das Américas promete ter também o maior blackfriday com mais de 100.000 produtos com desconto de até 70%: PREPARE-SE!!!

COLUNA SOCIAL - Edição CCLV

D E S T A Q U E  SoHo AD é a mais nova novidade do GEP para a nossa cidade...