Pular para o conteúdo principal

COLUNA SOCIAL - Edição CCXLII

 DESTAQUE DO DIA

Coluna Social diária da Foz em Destaque
Apoio Editorial Marco Antonio Freire
Projeto Gráfico Ana Carvalho
"O mais importante e bonito do mundo é isso: que as pessoas não estão sempre iguais, mas que elas vão sempre mudando." (Guimarães Rosa)
Guimarães Rosa foi um contista, novelista, romancista, médico e diplomata, sendo considerado um dos mais importantes escritores brasileiros do modernismo. Os contos e romances escritos por Guimarães Rosa ambientam-se quase todos no chamado sertão brasileiro e sua obra destaca-se, sobretudo, pelas inovações de linguagem, sendo marcada pela influência de falares populares e regionais que, somados à erudição do autor, permitiu a criação de inúmeros vocábulos. Foi o terceiro ocupante da Cadeira nº 2 da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 1967.
Nascimento: 27 de junho de 1908, Cordisburgo, Minas Gerais
Falecimento: 19 de novembro de 1967, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
O dia 30 de outubro é o Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo, este fato revela a importância das doenças reumáticas, muito prevalentes, acometendo grande parte da população. Os “reumatismos” compreendem uma série muito grande de doenças, muitas com manifestações bem diferentes daquelas imaginadas pelo público em geral. As doenças reumáticas mais comuns e, portanto mais conhecidas, como a artrose e a artrite reumatoide, causam dores articulares, este fato, somado a desinformação, faz com que as pessoas pensem que “reumatismo” é tudo que “doe as juntas”, como se tudo fosse apenas uma doença. Esta data é importante porque traz a discussão sobre essas doenças, ajudando a desfazer a confusão de informações que a população tem a respeito delas.

No dia 30 de outubro celebramos o Dia do Designer de Interiores. Este profissional é visto por muitos como um grande artista, capaz de transformar qualquer ambiente em um belíssimo espaço, unindo conforto e beleza para os seus ocupantes. São eles os verdadeiros “artistas da construção”, que com trabalho, sutileza e sensibilidade, conseguem transformar ambientes em espaços agradáveis, sofisticados e funcionais. A Foz em Destaque parabeniza todos os profissionais da área pelo seu dia!

A origem do Dia do Balconista está intrinsecamente relacionada com a luta dos comerciários no começo do século XX pela conquista dos direitos trabalhistas. As condições de trabalho para os comerciantes naquela época eram completamente abusivas, até que os comerciantes começaram a reivindicar seus direitos e no dia 29 de outubro de 1932 houve uma grande manifestação na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com mais de 5 mil comerciantes marchando em direção ao Palácio do Governo. A data, além de relembrar essa história, homenageia os profissionais responsáveis pelo atendimento de uma empresa ou estabelecimento. A Foz em Destaque parabeniza todos os profissionais da área pelo seu dia!

O Dia do Ginecologista celebra o profissional responsável pelos cuidados, tratamentos e prevenções de doenças no aparelho reprodutivo feminino. O Médico Ginecologista está presente durante toda a vida da mulher, desde a primeira menstruação - no começo da adolescência - passando pela gravidez, e chegando aos anos da menopausa, ajudando a mulher a entender melhor seu corpo. A Foz em Destaque parabeniza todos os profissionais da área pelo seu dia!
Hoje também comemoramos:
Dia do Comerciário
Dia do Fisiculturista
Dia da Merendeira Escolar
Dia do Material Bélico
Dia de Morrigan, patrona das sacerdotisas e das bruxas (Mitologia Celta)
ALEXANDRE BARBOSA, Diretor / Guia de Turismo

ELAINE KRATZ, Empreendedora

ERCI JOÃO WERNER, Empresário

GARON PICELI, Empresário

JUJU BARROS, Empreendedora / Personal Trainer


MAYARA REDHER, Empreendedora


RITA DE CÁSSIA SILVA, Estagiária de Psicologia/ Influencer Digital

RONISE LISTON, Sociedade

ROSE MEDJI MILORD, Acadêmica de Relações Internacionais


YEMY BARRETO, Química
ACIFI faz de sua memória de 70 anos o alicerce de seu futuro
Autoridades, diretores, conselheiros e associados mais antigos prestigiaram evento, que foi transmitido on-line

A comemoração pelos 70 anos da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu foi uma viagem pelo tempo, com valorização do passado, análise do presente e otimismo para o futuro. O resgate das sete décadas de história da ACIFI apontou caminhos para superar os atuais desafios em busca de um amanhã de desenvolvimento para todos.


Autoridades, diretores, conselheiros e associados homenageados participaram do evento, realizado nessa quinta-feira, 28. Foi convidado um público reduzido visando a atender às medidas de segurança sanitária e garantir a participação dos associados por meio da transmissão da cerimônia pelas redes sociais.


A programação contou com o lançamento do livro “ACIFI 70 anos”, palestra “Cenário Econômico”, com Arthur Igreja, além de homenagens às dez empresas associada há mais tempo na entidade (Difal Alimentos, Hotel Bella Italia, Modulinea, Paraguaçu, AutoFoz, Coexma, Calce Pague, Luiz Mella, O Doidão e Motec), e uma surpresa à colaboradora mais antiga da entidade (Clair de Fátima Back, que completará 20 anos de casa).


Ao lançar o livro, o presidente da ACIFI, Faisal Ismail, reforçou a importância da contribuição de quem escreveu e tem escrito a história da entidade. “Desde 1951, são 28 gestões ao longo do tempo, que uniram centenas de homens e mulheres nas diretorias e conselhos da associação”, destacou, enaltecendo o primeiro presidente da instituição, Pedro Basso. 

Em seu discurso, o dirigente fez um retrato do momento de quase pós-pandemia. Segundo ele, o esforço coletivo tem fomentado a retomada econômica, tendo como principais entregas e resultados obras de infraestrutura, apoio ao turismo, incentivo à inovação, crédito a empreendedores e investimentos. Em sua avaliação, a força e o apoio de todos fazem com que a sociedade civil possa seguir em frente, com coragem, determinação, otimismo, dignidade, transparência, respeito e integração. “São esses fatores que nos manterão unidos e fortes”, concluiu Faisal Ismail. 

Também fizeram uso da palavra: vice-prefeito, delegado Sampaio; deputado federal Vermelho; diretor financeiro-executivo da Itaipu Binacional, almirante Anatalicio Risden Junior; deputado estadual soldado Fruet; presidente da Câmara de Vereadores, Ney Patrício; e presidente da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), Fernando Maurício de Moraes.

Livro – A primeira edição do livro sobre a ACIFI foi lançada em 2011, na gestão de Elizangela de Paula Kuhn (2010-2011). À época, foi realizado um trabalho de pesquisa, entrevista com presidentes e seus familiares, bem como resgate de documentos e fotos acerca das primeiras seis décadas da associação. A segunda edição inclui as transformações e conquistas da ACIFI e Foz do Iguaçu de 2011 a 2021. 

Com um total de 176 páginas, a obra está organizada em capítulos: resumo das 28 gestões, novos desafios, cronologia, fotos e patrocinadores. O livro pode ser adquirido também no formato on-line (PDF). Para receber a versão digital, basta preencher seu nome e e-mail neste cadastro supersimples: https://materiais.acifi.org/70-anos

Clique FOZ EM DESTAQUE HIGH SOCIETY CLUB , cadastre-se em nosso banco de dados e tenha o seu aniversário e datas festivas divulgadas aqui, brilhe conosco em nossa coluna social...
Até a próxima.. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê cores a Foz e concorra a prêmios

Promoção artística celebra o centenário da cidade Vários pontos da cidade são mostrados no mapa. Que tal usar a sua veia artística para ganhar prêmios? Participe da promoção Vamos Pintar Foz do Iguaçu 100 Anos para concorrer a tablets, bicicletas, videogames e aparelhos de celular, além de homenagear a cidade em seu centenário. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, com apoio da Sanepar, governo do Estado, Vital Engenharia, Lojas MM, Acifi, Mabu Thermas e realização Rádio Cultura e Gazeta do Iguaçu. Para participar, basta retirar o mapa da cidade em uma das empresas parceiras e caprichar nas cores. Os trabalhos finalizados podem ser entregues até o dia 30 de outubro na sede da Rádio Cultura, do jornal Gazeta do Iguaçu ou em qualquer loja MM. Nesses locais também é possível retirar o desenho para colorir. Não há limite de idade: é possível se inscrever nas categorias Infantil (até 7 anos), Infantojuvenil (até 12 anos), Juvenil (at

COLUNA SOCIAL - Edição CCCXII

D E S T A Q U E 

08 de março- SÉRIE MULHERES EMPODERADAS da FOZ EM DESTAQUE

E L A S  são muitas e estão estrategicamente distribuídas em todos os lugares, afinal, elas hoje em dia estão empoderadas e fazendo acontecer em todos os setores. E para homenagear as     M U L H E R E S     na semana em que se comemorar o     D ia I nternacional da M ulher , escolhemos algumas destas representantes ilustres das MULHERES EMPODERADAS DE NOSSA REGIÃO TRINACIONAL. Parabéns MULHERES!!! Gabriela e sua mãe Cláudia Pritsch Kersting , empresária... Isabel Cristina , empresária e sua filha, Giovanna Salvatti Rafagnin , relações pública...  Marisa Amari e a mãe Divina Caneppele... Rosa Jeronymo , Primeira Dama do Município e Secretária Municipal de Saúde do Município. O Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março, e apesar de sua importância não é considerado um feriado nacional. Das Graças , nossa mentora e pioneira do Colunismo Social em nossa cidade... Jornalista Patrícia Iunovich, Diretora de Comunicação Social da Usina de Itaipu Ânge