Pular para o conteúdo principal

GESTÃO DE ATIVOS DA ITAIPU APOSTA NA SINERGIA PARA PERPETUAR O SUCESSO

Planejamento e gestão andam em sintonia para evitar custos com grandes reparos, perda de receita por indisponibilidade do ativo e desperdício do dinheiro público
Foto: Rafael Bechlin

Usina que mais gerou energia no planeta e dona de sucessivos recordes de produtividade, a Itaipu Binacional é reconhecida como modelo de eficiência para os setores elétricos do Brasil e do Paraguai. Para dimensionar o desafio de manter e melhorar esse status, a Itaipu joga luz sobre números que, imperceptíveis aos consumidores, revelam a complexidade e, principalmente, a responsabilidade envolvida na gestão de ativos da mega hidrelétrica.

Foto: Rafael Bechlin

A depender de algumas variáveis, como disponibilidade de água e demanda dos sistemas elétricos brasileiro e paraguaio, um único dia em que uma unidade geradora precise parar para uma manutenção não programada, sem que outra esteja prontamente disponível para substituí-la, pode acarretar em uma redução de receita de mais de meio milhão de dólares à empresa.

Assim, a responsabilidade de manter as 20 unidades em boas condições ao longo dos 365 dias do ano é proporcional à grandiosidade da própria usina. Planejamento e gestão andam em sintonia para evitar custos com grandes reparos, perda de receita por indisponibilidade do ativo e desperdício do dinheiro público.

Para garantir o sucesso da gestão dos ativos da Itaipu, é necessária uma grande sinergia entre as superintendências de Obras, Manutenção, Operação e Engenharia – as quatro equipes da Diretoria Técnica (DT), que lidam diretamente com a atividade-fim da empresa, a produção de energia, além de zelarem pela segurança operacional.

Esse trabalho integrado é sustentado por três macropilares: pessoas e meio ambiente; produção; e ativos, que podem ser desdobrados em equipamentos, instalações e barragens.


O desafio de todos os dias
Os desafios diplomáticos, financeiros e de engenharia, superados um a um para a construção da mega-hidrelétrica, foram seguidos por outros a partir do momento em que a água do Rio Paraná começou a mover as turbinas das unidades geradoras da usina. O principal deles: gerir de forma integrada, sincronizada e perfeitamente entrosada, sem espaço para erros, as quatro áreas da DT.

As equipes binacionais focam seus esforços principalmente na detecção de possíveis anormalidades ainda em fase incipiente. O processo de inspeções, detecção e eliminação de anomalias é dividido em duas grandes frentes: usina e as subestações, a cargo das superintendências de Operação e Manutenção; e segurança da barragem, conduzida pelas superintendências de Obras e Engenharia. É o que, no final, garante a produção com a segurança, confiabilidade e disponibilidade necessárias.

Números
Ao longo de 2020, a Operação inspecionou mais de 4,4 milhões de itens e identificou 2.842 anomalias. As equipes fazem uma detalhada verificação das instalações a partir da experiência diária com os equipamentos e sistemas, com o auxílio dos sentidos humanos e ferramentas não invasivas. Os inspetores seguem um roteiro previamente planejado, registrando e reportando a situação de cada item de verificação e anexando áudios, fotos ou vídeos que dão suporte e agilidade ao planejamento da ação corretiva.

Foto: Rubens Fraulini

As anomalias são registradas em documentos específicos e encaminhadas para a Superintendência de Manutenção, que faz a análise e opção pelo melhor tratamento corretivo. No ano passado, a equipe ainda gerenciou mais de 5.400 planos de manutenção periódicos e recebeu mais de 17 mil documentos com registros de anomalias, modificações visando melhorias e intervenções aperiódicas.

Para a gestão destes documentos, é necessária uma avaliação e também programação de atendimento em tempo adequado. É o que evita desdobramentos que possam impactar na receita ou no desempenho da empresa, seja por parada não programada de unidades geradoras, queda na geração ou por intervenções corretivas de grande monta, com custo significativo associado.

Também em 2020 a área de Obras fez 165 mil leituras de instrumentos e 908 inspeções em campo com foco na segurança da barragem. O veredito: desde o enchimento do reservatório até os dias atuais, a usina de Itaipu continua com excelentes níveis de segurança estrutural.

A Engenharia analisou, revisou, desenvolveu ou criou um total de 5.381 documentos, que abrangem desde a instalação de novos sistemas, equipamentos e estruturas até a revisão das instalações existentes, motivada pelas constantes inspeções feitas pelas áreas de Operação e Manutenção. A Engenharia também coordenou a execução de diversos projetos envolvendo a implantação, modernização e ampliação de sistemas e equipamentos da usina e subestações.


A ameaça da covid-19
Paralelamente a essa rotina, em 2020, as equipes binacionais da DT, com apoio de diversas áreas da Diretora Administrativa, ainda tiveram que encontrar formas de não deixar a pandemia de covid-19 ameaçar a produção de energia e a segurança operacional. Estava instituída a luta “covid-19 versus backlog” – a quantidade de “homens-hora” necessários para executar as intervenções aperiódicas registradas no Sistema de Operação e Manutenção da usina.

Foto: Alexandre Marchetti

“Tínhamos que manter a produção com a confiabilidade e disponibilidade necessárias e também garantir a segurança das equipes”, ressalta o superintendente de Manutenção, Marco Aurélio Siqueira Mauro. “Assim, a todo tempo estávamos de olho na evolução do backlog, para atuarmos coordenadamente, visando mantê-lo em um nível aceitável.”


“Logo no início da pandemia, concentramos nossos esforços para evitar alterações nas rotinas de inspeção da Operação e garantir que o processo continuasse ocorrendo 24 horas por dia e sete dias por semana. Para isso, foram implementadas diversas medidas preventivas que garantiram uma taxa de realização das inspeções de 98,98% em 2020”, destaca o superintendente interino de Operação e gerente da Divisão de Operação da Usina e Subestações, Paulo Zanelli. 
As inspeções são sistematizadas por uma ferramenta desenvolvida com apoio do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que auxilia na gestão da execução e dos dados coletados durante as inspeções. 
“As informações disponibilizadas pela ferramenta foram fundamentais para sucesso da estratégia”, finaliza Zanelli.


A pandemia também exigiu atenção especial na área de Obras, segundo o superintendente Luiz Paulo Prigol. 
“Mesmo com o time de campo reduzido durante os meses de abril a agosto, a equipe de segurança de barragem conseguiu manter a programação com a mesma eficiência. Os que estavam em home office deram apoio fazendo a inserção de dados no sistema e analisando o comportamento da instrumentação. Isso demonstrou o quanto estamos comprometidos para o desempenho dos ativos”, disse.

Segundo o superintendente de Engenharia, Alexandre Cezário Pereira, os desafios trazidos pelo novo coronavírus têm sido enormes. 
“Tivemos que adaptar nossa forma de trabalho para manter os compromissos alinhados entre equipes de campo, em home office e empresas contratadas, com o mínimo impacto na rotina das demais superintendências da Diretoria Técnica”.


A saúde da usina
Para facilitar a compreensão da coordenação sincronizada dessas equipes no dia a dia, os profissionais da DT comparam as instalações da usina com o corpo humano.

Foto: Rubens Fraulini

Uma pessoa prudente e preocupada com a sua saúde age preventivamente e periodicamente faz exames para conhecer as condições de funcionamento do seu organismo. Caso apareça algum problema, é sempre melhor identificar no início, permitindo um tratamento mais simples e efetivo. Diagnósticos tardios impactam em tratamentos mais complexos, invasivos e de custos mais elevados.

Foto: Rubens Fraulini

“A austeridade da empresa começa na usina”, afirma o diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna. “Ao participar, nesse mês de janeiro, da reunião mensal de performance da Diretoria Técnica, sob coordenação do diretor técnico executivo, Celso Torino, percebi a forte conexão do processo de gestão dos ativos com o nosso programa de austeridade. Nossas equipes binacionais atuam milimetricamente na planta, inspecionando e avaliando constantemente nossos ativos e, quando identificam anormalidades, atuam como cirurgiões precisos e sincronizados, evitando tratamentos mais severos, complexos e de alto custo”, afirmou.

A Itaipu
Foto: Alexandre Marchetti

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,7 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

Visitas do Embaixador Jorge Geraldo Kadri e da Consulesa Siham Harat - Homenagem Atef Manah

E dando sequência aos eventos de boas vindas ao S.S. Jorge Geraldo Kadri, Embaixador do Brasil no Líbano e à Sra. Siham Harati , Consul Honorária do Brasil no Líbano, em visita à Tríplice Fronteira, a família Manah uniu-se a outros núcleos árabes da Tríplice Fronteira para homenagearem os ilustres visitantes. A ocasião serviu também para homenagear Atef Manah, ilustre pioneiro que esteve em tratamento de saúde por 7 longos meses em São Paulo, e que retornou em muito boa forma. Isto foi motivo de alegria não só para a comunidade árabe, mas também para os muitos amigos que a família Manah conquistou nestes mais de 50 anos de trabalho pelo desenvolvimento de nossa região. Bem vindo Sr Atef!!!! Presenças de autoridades religiosas, da prefeita interina de Foz, autoridades diplomáticas e de membros proeminentes da comunidade árabe trinacional.  Parabéns Marcelle Ghieh pela primazia na condução do cerimonial do evento, e a equipe do Mabu, cuidando de cada detalhe do evento.