Pular para o conteúdo principal

PROTOCOLOS DE SAÚDE E SEGURANÇA PARA A REABERTURA DA PONTE DA AMIZADE SÃO TRATADOS POR FOZ DO IGUAÇU E CIUDAD DEL ESTE

Representantes da sociedade civil e do poder público das duas cidades elaboram medidas conjuntas de segurança sanitária na fronteira

Lideranças empresariais, representantes da sociedade civil organizada, gestores públicos e técnicos dos setores de saúde e segurança de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este começaram a discutir os protocolos a serem implantados na fronteira quando a Ponte Internacional da Amizade for reaberta. A reunião on-line aconteceu na quinta-feira, 21. 
A via de integração entre Brasil e Paraguai foi fechada há cerca de 60 dias, por medidas dos governos centrais dos dois países, para o controle e prevenção da pandemia de covid-19. Interdependentes, as cidades da região sentem os reflexos sociais e econômicos causados pela paralisação das atividades produtivas transfronteiriças. 
Representantes de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este querem antecipar-se ao momento da reabertura da Ponte da Amizade, definindo um conjunto de procedimentos e ações para assegurar a segurança e a saúde das pessoas. A retomada planejada do comércio e do turismo iguaçuenses é usado como exemplo para a área de fronteira. 
"Pela importância que a Ponte da Amizade tem para a economia, o emprego, a renda, o comércio internacional e o turismo, não só das duas cidades como dos dois países, queremos que essa reabertura seja célere", acentua o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu, Mario Camargo. 

"Nosso objetivo é trabalhar em conjunto, Foz e Ciudad del Este, para termos os protocolos prontos para serem aplicados assim que nossos governos reabrirem a ponte", completou. "Esse processo será com cuidado, segurança e responsabilidade. Mas precisamos projetar esse prazo a fim de evitarmos mais falências e desemprego", disse Mario. 
O prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto, ressaltou a importância da integração para a busca de soluções e citou a crise vivida pelas cidades na fronteira. "Nos colocamos à disposição para buscar mecanismos e soluções em consenso. Estamos diante de uma crise econômica que é a pior da história em nossa região das Três Fronteiras", sublinhou. 
O secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, representou na reunião o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD). Ele defendeu a importância dos cuidados com a saúde. "Precisamos estar preparados para quando a abertura das fronteiras acontecer, o que deverá ser com extremo cuidado com a saúde", apontou. 

Grupo de trabalho binacional 
Além de propostas para o protocolo sanitário, foi criado o Comitê Internacional de Crise de Fronteira, a ser composto por representantes das duas cidades. Esse grupo de trabalho irá coordenar, centralizar informações e ampliar o debate com o conjunto de instituições, assim como deverá fornecer subsídios e dialogar com os governos nacionais do Brasil e Paraguai.
Presidente da Câmara de Empresários de Ciudad del Este e Alto Paraná, Carlos Jara afirmou que os protocolos conjuntos irão contribuir para a retomada da normalidade depois que a ponte reabrir. "Esta é uma oportunidade para trabalharmos juntos, como cidades irmãs, e aplicarmos conjuntamente procedimentos de segurança e saúde", destacou.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI), Faisal Ismail, enumerou ações que poderão ser implantadas conjuntamente nas duas cidades com reabertura gradual da Ponte da Amizade. "Essa retomada do fluxo na ponte do Brasil e o Paraguai deve ser gradativa, com regras para as duas cidades e iniciativas em parceria", frisou. 

Radiografia
Durante a reunião, foram apresentados dados e informações sobre a situação epidemiológica da covid-19, ações e estratégias de controle da doença, bem como políticas de atendimento na fronteira. As exposições foram feitas por técnicos da área de saúde e integrantes dos comitês de combate ao novo coronavírus em Foz e Ciudad del Este. 

Autoridades de Foz do Iguaçu presentes à reunião:
  • Presidente do Codefoz, Mario Camargo
  • Presidente da ACIFI, Faisal Ismail
  • Presidente do POD, Danilo Vendruscolo
  • Secretário Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla 
  • Secretário Municipal de Segurança, Reginaldo José da Silva 
  • Coordenador médico do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, Dr. Luiz Fernando Zarpelon 
  • Diretor do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, Fernando Cossa
  • Diretor técnico do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, Dr. Fábio Marques 
  • Delegado da Polícia Federal e presidente da Câmara Técnica de Segurança do Codefoz, Mozart Fuchs  
  • Delegado da Alfândega da Receita Federal e vice-presidente da Câmara Técnica de Segurança do Codefoz, Paulo Bini
  • Inspetor da Polícia Rodoviária Federal de Foz do Iguaçu e segundo-vice-presidente da Câmara Técnica de Segurança do Codefoz, Luiz Gênova 
  • Delegado-chefe da 6ª Subdivisão de Polícia Civil e diretor de Assuntos Estratégicos da Câmara Técnica de Segurança do Codefoz, Rogério Antonio Lopes 
  • Chefe da Assessoria de Informações da Itaipu e secretário da Câmara Técnica de Segurança do Codefoz, coronel Francisco Ronald Rocha Fernandes 
  • Presidente da Câmara Técnica de Saúde do Codefoz, Dr. Walter Teixeira 
  • Grupo de Trabalho Saúde da Itaipu Binacional, Luciana Bueno 
  • Primeiro-vice-presidente da Câmara Técnica de Saúde do Codefoz, Dr. Valter Cândido Domingos 
  • Secretário da Câmara Técnica de Saúde do Codefoz, Alexandre Kraemer 
  • Diretora de Vigilância em Saúde, Carmensita Gaevski 
  • Gerente de Serviços Técnicos da Vigilância Epidemiológica, Roberto Doldan 

Autoridades de Ciudad del Este presentes à reunião:
  • Prefeito Miguel Prieto 
  • Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Alto Paraná, Iván Airaldi
  • Presidente da Câmara de Empresários, Carlos Jara 
  • Presidente do Codeleste, Linda Taiyen 
  • Câmara de Comércio e Serviço, Natalia Ramírez 
  • Coordenador das ações de combate à covid-19, albergues pré-hospitalares, Dr. Carlos Torras
  • Vice-presidente da Câmara de Empresários, Aldo Benitez 
  • Pneumologista Dr. Carlos Pallarolas
  • Secretaria de Saúde de Alto Paraná
  • Polícia Nacional 
(Assessoria Codefoz)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

Visitas do Embaixador Jorge Geraldo Kadri e da Consulesa Siham Harat - Homenagem Atef Manah

E dando sequência aos eventos de boas vindas ao S.S. Jorge Geraldo Kadri, Embaixador do Brasil no Líbano e à Sra. Siham Harati , Consul Honorária do Brasil no Líbano, em visita à Tríplice Fronteira, a família Manah uniu-se a outros núcleos árabes da Tríplice Fronteira para homenagearem os ilustres visitantes. A ocasião serviu também para homenagear Atef Manah, ilustre pioneiro que esteve em tratamento de saúde por 7 longos meses em São Paulo, e que retornou em muito boa forma. Isto foi motivo de alegria não só para a comunidade árabe, mas também para os muitos amigos que a família Manah conquistou nestes mais de 50 anos de trabalho pelo desenvolvimento de nossa região. Bem vindo Sr Atef!!!! Presenças de autoridades religiosas, da prefeita interina de Foz, autoridades diplomáticas e de membros proeminentes da comunidade árabe trinacional.  Parabéns Marcelle Ghieh pela primazia na condução do cerimonial do evento, e a equipe do Mabu, cuidando de cada detalhe do evento.