Obra da nova ponte entre Brasil e Paraguai é uma das mais aguardadas pela população de Foz do Iguaçu e de todo o Paraná e, no ritmo atual, já é possível ter uma dimensão de como ficará quando estiver concluída.
Obra está dentro do cronograma. Foto: Alexandre Marchetti.
Em 10 de maio de 2019, os presidentes Jair Bolsonaro e Mario Abdo Benitez, brasileiro e paraguaio, lançavam a pedra fundamental da nova ponte entre Brasil e Paraguai, no Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu. Uma das obras mais aguardadas pela população de todo o Paraná, em agosto do mesmo ano a construção já ganhava contornos iniciais e hoje é possível ter uma dimensão mais real de como ela será quando estiver concluída.
À época do lançamento da pedra fundamental, a cerimônia reuniu várias autoridades e parceiros no projeto, entre elas, o general Joaquim Silva e Luna, diretor-geral brasileiro de Itaipu e toda a diretoria da usina. A construção, que é financiada pela hidrelétrica e gerida pelo Estado do Paraná, faz parte de um rol de obras estruturantes que estão garantindo o crescimento sustentável e ordenado de Foz do Iguaçu. Uma parceria entre Itaipu e governos federal, estadual e municipal.
Na fase atual, a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, que tem três pilares de sustentação e um pilar principal em cada lado, está em ritmo avançado na margem brasileira, onde um dos pilares de sustentação, que terá 36 metros de altura, já está em 32 metros e avança 20 centímetros por hora, ou seja, quase 5 metros por dia. Cada um desses pilares tem alturas diferentes. O principal terá, ao todo, 120 metros - um em cada margem.
A segunda ponte entre os dois países, sobre o Rio Paraná, faz parte de uma lista de obras que antecedem a fase do Programa Acelera Foz, ancorado pelo Parque Tecnológico Itaipu, que juntamente com vários parceiros de Foz vai dar um incremento à economia da cidade e região.
NOVA FASE DAS OBRAS DA PONTE DA INTEGRAÇÃO VAI EMPREGAR MAIS 150 PESSOAS
O consórcio Construbase–Cidade–Paulitec, responsável pela construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, entre Foz do Iguaçu (BR) e Presidente Franco (PY), vai abrir mais 150 postos de trabalho para a nova fase das obras. A contratação não será imediata, mas seguirá o avanço das obras, que já estão com 20% dos trabalhos concluídos. Crédito fotos aéreas: Itaipu Binacional.
O gerente do consórcio, Osman Bove. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
Segundo o gerente do consórcio, Osman Bove, serão convocados diversos profissionais, como carpinteiros, pintores, armadores, montadores e soldadores, entre outros. Atualmente, há cerca de 350 pessoas no canteiro de obras, a maior parte na margem brasileira. No lado paraguaio, está sendo finalizada a remoção da rocha detonada para, em seguida, serem iniciadas as estruturas de fundações dos pilares da ponte.
A nova ponte sobre o Rio Paraná faz parte de um pacote de investimentos da usina de Itaipu - que totaliza cerca de R$ 800 milhões - em obras estruturantes para a retomada do crescimento de Foz do Iguaçu e região. Só na ponte, o investimento previsto é de aproximadamente R$ 463 milhões, considerando a estrutura, as desapropriações e a construção de uma perimetral no lado brasileiro. A previsão é que a construção termine em meados de 2022.
O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
“A nova ponte entre os dois países é mais um incentivo ao desenvolvimento regional, em alinhamento com o presidente Jair Bolsonaro", diz o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna. A estrutura vai facilitar a logística de cargas e melhorar o trânsito no centro de Foz do Iguaçu e na Ponte da Amizade. A obra é financiada por Itaipu, supervisionada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e gerenciada pelo governo do Estado.
Os recursos de Itaipu são provenientes de uma reestruturação administrativa iniciada desde a posse do general Joaquim Silva e Luna, em fevereiro de 2019. Mapeados e identificados os principais problemas e gargalos de Foz, e em consonância com as diretrizes do presidente Jair Bolsonaro, Silva e Luna definiu com a equipe interna um planejamento estratégico para iniciar mudanças dentro da empresa e propor soluções para a cidade e região, contribuindo para o desenvolvimento de todo o Estado.
Com isso, a cidade vem sendo dotada de nova infraestrutura: a construção da Ponte da Integração; melhorias no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, inclusive com a ampliação da pista de pouso e decolagem, que permitirá receber aviões de grande porte; construção do Mercado Municipal de Foz do Iguaçu; modernização e ampliação do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, criado e mantido pela empresa, que atende também pelo SUS; e a duplicação da BR-469, rodovia estratégica para a mobilidade viária e para o turismo de Foz, entre outras.
Agora, a Itaipu Binacional entra numa nova onda de investimentos. Ancorado pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o Programa Acelera Foz, com sete eixos e oito parceiros, pretende criar todas as condições para atrair empresas à cidade e fomentar o empreendedorismo. Para isso, a Itaipu e o PTI vão atuar para dotar Foz do Iguaçu de recursos tecnológicos, de inovação, inteligência artificial e melhoria no turismo.
Fonte: Assessoria de Itaipu
Comentários
Postar um comentário