Reabertura da hotelaria e Itaipu como protagonista foram alguns dos assuntos da Live Iguassu Connect
A primeira live em parceria do Visit Iguassu e Sebrae Paraná, apontou um cenário de união da Gestão Integrada do Turismo de Foz e uma previsão otimista para a retomada das atividades do setorNessa quarta-feira (06), durante a primeira Live Iguassu Connect, uma ação conjunta entre o Visit Iguassu e Sebrae Paraná, foi anunciada pelo secretário de Turismo de Foz do Iguaçu a possível reabertura da hotelaria da cidade. Gilmar Piolla, afirmou que já a partir de amanhã (07), os protocolos de segurança serão apresentados e a hotelaria poderá, com o termo de responsabilidade assinado, reabrir imediatamente os estabelecimentos de hospedagem. Também durante a transmissão, a representante da Itaipu Binacional, Aline Teigão, afirmou que Itaipu terá papel essencial nessa retomada do turismo.
A Live, mediada pelo jornalista Carlos Gruber, debateu o “Cenário Destino Iguaçu: Retomada do Turismo” e foi transmitida simultaneamente no Youtube, Facebook do Visit Iguassu e retransmitida ao vivo pela Rádio Cultura, de Foz do Iguaçu. A primeira edição da Iguassu Connect, contou com a participação do Presidente do Visit Iguassu e do Grupo Cassinotur, Felipe Gonzalez; do Presidente do Conselho Deliberativo do Visit Iguassu e Fundador do Grupo GJP Hotéis e Resort e CVC Viagens, Guilherme Paulus; do Secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz, Gilmar Piolla; e do diretor de Relacionamento do Visit Iguassu e diretor Geral do Mabu Hotéis & Resorts, Eduy Azevedo; e como convidada especial, a Itaipu Binacional, com a integrante da assessoria de turismo, Aline Teigão.
Até o momento, o bate-papo que segue disponível nas redes sociais, já contabilizou quase 4 mil acessos e com um retorno muito positivo sobre os assuntos abordados. Guilherme Paulus, apresentou um panorama geral brasileiro e disse que as medidas exigidas devem ser cumpridas por todo o trade. “Ainda não sabemos exatamente como será o sistema de serviço nos hotéis, por exemplo, mas é um dos setores que em conjunto com os demais, irá fazer o máximo para que tudo seja conduzido da melhor forma e que nosso visitante tenha segurança em vir e permanecer em nosso destino”.
Gilmar Piolla, durante a Live, apontou que os protocolos sanitários estão praticamente finalizados e que serão apresentados nesta quinta-feira (07). “Com a apresentação dos protocolos, a assinatura do termo de responsabilidade sanitária por parte da prefeitura, o estabelecimento está liberado para retornar as suas atividades”. O secretário também lembrou que o documento foi confeccionado de forma democrática e que irá apresentar uma série de cuidados que foram amplamente debatidos com todo o setor.
Como representante de rede hoteleira, Eduy Azevedo, deu como certo o tratamento adequado do trade com as medidas que serão apontadas. “A hotelaria vive de protocolos. São eles que garantem a boa administração e gestão do bem-estar de um hóspede. As novas medidas, certamente trarão adequações, mas o visitante poderá ter total certeza do cumprimento em Foz do Iguaçu, local onde já temos uma hotelaria de excelência”.
Convidada especial
Aline Teigão, representou Itaipu e apontou que Foz do Iguaçu terá a força da Binacional para uma retomada acelerada e muito melhor do que antes. “O turista estará muito mais exigente e Foz do Iguaçu precisa estar preparada. E para isso, a cidade tem recebido atenção especial da gestão do diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, e dos parceiros estratégicos – os governos federal, estadual e municipal. Ganhando assim, mais infraestrutura adequada para receber esse novo perfil de viajante com roteiros ampliados, aeroporto em condições de receber grandes aeronaves, melhoria da mobilidade urbana e em breve uma segunda ponte ligando Brasil e Paraguai”.
Para Aline, a Usina de Itaipu vai empreender todos os esforços necessários para a retomada gradual do turismo de Foz do Iguaçu e região no pós-pandemia da COVID-19. A data de reabertura das visitas aos atrativos da hidrelétrica ainda não foi definida, pois aguarda as diretrizes do governo federal, em consonância com os protocolos sanitários adotados pelo município, para avaliar o melhor momento para a retomada. “É necessário prudência e, ao mesmo tempo, planejamento estratégico”.
E foi otimista ao afirmar que a Gestão Integrada do Turismo vai ser primordial para que os bons resultados sejam alcançados. “Todos juntos no mesmo objetivo: vender bem o turismo de Foz do Iguaçu”, ressaltou.
Visit Iguassu
Para o Presidente do Visit Iguassu, a série de Lives Iguassu Connect, não poderia ter começado de forma mais positiva, “Hoje foi um dia de boas notícias para o turismo de Foz do Iguaçu. Fico feliz em ver nossa entidade cumprir seu papel e reunir os atores do turismo da cidade e proporcionar tamanha positividade para o futuro. Essa fase irá passar, e com união, tenho certeza que será mais uma história de superação de nosso Destino, tendo a Gestão Integrada do Turismo de Foz forte atuação, focada em uma retomada ainda mais vencedora. Temos muito trabalho pela frente, mas os apontamentos de hoje demonstram que com união e estratégia, iremos começar a passos largos essa retomada do turismo”, comenta Felipe Gonzalez.
Reabertura da hotelaria
Após repercussão sobre a possibilidade de reabertura dos hotéis, o vice-prefeito Nilton Bobato explicou que o decreto estabelecendo a data para reabertura poderá ser publicado até sexta-feira, 08. Antes disso, uma reunião será realizada com o trade turístico para apresentar o texto e fazer os ajustes finais, depois disso deverá ser publicado.
“Estamos preparando a minuta do decreto, esperamos publicar até sexta-feira. Nesta quinta-feira, 07, vamos realizar uma reunião com todo o trade turístico para realizar os ajustes finais, e esperamos apresentar esse plano para a sociedade até sexta-feira” informou Bobato. (texto Rádio Cultura).
Próximas Lives
As próximas Lives serão realizadas nas próximas semanas, sempre às 17h, e o conteúdo ficará disponível nas mídias sociais do Visit Iguassu para acesso a qualquer hora. O calendário será divulgado na sequência e os temas serão:
- Estratégias de mídias sociais para empresas de turismo;
- O futuro do mercado de eventos;
- Estratégias de marketing de destinos turísticos;
- Fontes de financiamento – Qual se adequa melhor ao seu negócio;
- Varejo – O perfil do novo consumidor;
- O perfil do novo profissional do turismo;
Acompanhe as mídias do Visit Iguassu:
Facebook: www.facebook.com/institutovisitiguassu
Youtube: www.youtube.com/c/VisitIguassu