Pular para o conteúdo principal

JILSON PEREIRA E CRISTIANE PARMESAN PROMOVEM CONFRATERNIZAÇÃO NO RECANTO DO GAUDÉRIO COM O MELHOR DA TRADIÇÃO GAÚCHA

O empresário JILSON JOSÉ PEREIRA e sua esposa, a psicóloga CRISTIANE PARMESAN, receberam amigos no Recanto do Gaudério para uma deliciosa confraternização de fim de ano.
Em se tratando de tradição gaúcha, eles são verdadeiros guardiões, e tudo aqui lembra o melhor desta cultura..,
O QG desta tradição é o Recanto do Gaúcho, área reservada do casal Jilson e Cristiane, e que de quando celebra alguma ocasião especial do jeito que o gaúcho saber fazer, com muito churrasco e música gaúchesca,....
Os amigos de dividem dentre as diversas áreas da espaçosa casa do casal.
A filha Dafani com o marido André, num estilo próprio, também recepcionando os convidados...
O filho Eduardo (direita), também é anfitrião nos eventos do Recanto do Gaudério...
Rosânglea e Colacino dando aquele apoio à Cris e ao Jilson, no carreteiro tão esperado por todos, feito seguindo a tradição, e que delicia a todos...
Dentre os convidados habitues do Recanto, Jorge e a esposa Cesarina.
Zezinho e Linda Nurberg, casal amigo de décadas, dentre os convidados que prestigiam os eventos do Recanto do Gaudério.
Vindos diretamente do Paraná Country Clube para o evento, Paulo e Irene curtiram o evento no clima do amor, pois nesta data comemoravam 40 anos de casados!!!
Divisão de tarefas
E todo mundo já sabe, Cris e Jilson recebem eles mesmos ao lado dos filhos os muitos amigos para as ocasiões festivas, e assim, todo mundo ajuda na organização e cuidados da festa, indo de encontro assim ao companheirismo tão exaltado na cultura gaúcha, conforme reza a tradição...
O ambiente do Recanto do Gaudério é uma verdadeira viagem às tradições gaúchas, e cercado de detalhes, reúne artefatos e utensílios comuns àquela região do país. E como povo alegre que o gaúcho é, parece que este espírito contagia a todos, e momentos festivos e alegres são aqui vividos...
Conhecer sobre tradições gaúchas, é saber mais sobre a história e cultura de nosso país, valorizando assim suas conquistas e legado, explica Jilson José Pereira, gaúcho de e que mora em Foz do Iguaçu a xxx anos mas nunca perdeu o amor e o respeito pela tradição de sua terra natal.
Os costumes gaúchos são tão singulares que ganharam destaque nacional e até mundial. Por isso, em 1948, foi criado o primeiro Centro de Tradições Gaúchas, cujo lema permanece até hoje pelos que aderem ao movimento: 
“Em qualquer chão – sempre gaúcho”.
Existem diversos CTGs costumes e a cultura do Rio Grande do Sul. Essas sociedades não visam  lucros e divulgam o folclore da cultura “gaúcha”. E o Recanto do Gaudério pode-se dizer é um mini-CTG, de um gaúcho apaixonado pela sua cultura e dedicado e a este amor, à sua família e aos seus amigos.

Principais curiosidades sobre a tradição gaúcha
Local de origem
Originalmente, termo gaúcho servia para designar os homens nascidos no Rio Grande do Sul,  e que viviam no campo, mais precisamente na região dos pampas. Eles resultaram da miscigenação entre os índios, os espanhóis e os portugueses. Mais tarde, foram incorporadas às suas, as culturas negra, italiana e alemã.
Na literatura, o gaúcho é tido como sendo irreverente altivo e guerreiro. Por morar no campo cuidando do gado, esses homens adquiriram habilidades de cavaleiros e de manejadores de laço, características que traduzem a tradição gaúcha.
Alimentação
A gastronomia gaúcha é tão conhecida e difundida que ao pensarmos na palavra “gaúcho”, sempre nos vêm à mente duas palavras: “chimarrão” e “churrasco”, ambos termos relacionados à alimentação.
E no Recanto do Gaudério o churrasco é cuidadosamente preparado no melhor estilo gaúcho, já bem antes dos convidados começarem a chegar.
Mas além deles, outros pratos são tradicionais da cultura do Rio Grande do Sul e nacionalmente famosos como o arroz de carreteiro e o charque como alimento dos tropeiros viajantes e o café da campanha.
O "carreteiro" do Jilson é muito famoso, um verdadeiro presente aos amigos que prestigiam os eventos que o casal promove.
Vestimenta
Como estamos falando da tradição gaúcha, claro, não podemos nos esquecer da vestimenta, que tão bem compõe o quadro do tradicionalismo gaúcho.
blza
A cultura dos trajes gaúchos é bastante rica e quase todas de inverno. A vestimenta é história e muito tradicional, mas — a não ser as botas (principalmente as de cano muito longo), os lenços (de vários tamanhos e cores), os ponchos (originalmente, um cobertor com abertura para a cabeça cobrindo até metade do corpo) e as boinas e chapéus — as outras peças, são usadas apenas em eventos festivos que divulgam a cultura gaúcha ou podem ser vistas em museus.
Dentre as peças típicas do folclore do Rio Grande do Sul estão os vestidos longos, bordados e com babados muito usados pelas prendas e camponesas até o século XIX, as saias longas, os lenços vermelhos masculinos usados com camisas brancas em alusão às gravatas, o além das icônicas bombachas — calças masculinas muito largas nas pernas e justas nos tornozelos usadas em festas típicas e na caracterização de um gaúcho típico.
O traje gaúcho completo é denominado “pilcha gaúcha” e inclui, além das peças citadas, o chicote de couro (relho) e o facão. A vestimenta foi oficializada pela Lei 8813 de janeiro de 1989, como um traje de honra para ambos os sexos.
Danças e Ritmos
As danças ocupam um espaço nobre dentro do tradicionalismo gaúcho. Tanto como expressão de emotividade quanto uma manifestação de arte, que requer técnica e habilidade. Desde os primórdios, a dança se constitui num exercício para corpo e um descanso para espírito. A topografia do terreno, a vestimenta, o espírito, a idiossincrasia e a emotividade do indivíduo, foram os pontos de apoio em que se assentaram as bases para a formação coreográfica que se criou em cada setor do universo. 

Música gaúcha
Ao falar de música gaúcha, é necessário delimitar alguns termos que geralmente são usados de forma indistinta, mas referem-se a recortes da cultura popular folclórica do sul do Brasil e além de suas fronteiras, englobando também o Uruguai, Paraguai e Argentina.
Destacam-se, especialmente, a Música Nativista e a Música Tradicionalista.
Gírias
O linguajar dos gaúchos é um estudo à parte, e também faz parte da cultura local. Na tradição gaúcha há muitas gírias, e algumas delas são muito conhecidas por todos. Saiba quais são elas e o seu significado:
Bah: Interjeição de surpresa em geral e de admiração;
Barbaridade: algo muito chocante e impactante (bah seria um diminutivo de barbaridade);
Tchê: pessoa, “rapaz”, “cara”;
Bem capaz ou Capaz: tu estas viajando, nem morto;
Guri/guria: menino/menina;
Troço: algum objeto;
Tri (tri legal, tri bonita): três vezes mais;
Bergamota: mexerica, tangerina;
Bater as botas: morrer.
 Catarina e Darli, clientes habitues dos eventos capitaneados por Jilson e Cris...
A advogada  Dra Juliane  Didomenico, que tem seu escritório jurídico vizinho à JMR Imóveis, de propriedade do anfitrião Jilson, foi convidada especial neste fim de ano do Recanto do Gaudério...
  
Parabéns Jilson e Cris, obrigado pelo convite especial para estar com vocês neste momento maravilhoso!!! FELIZ 2020 a todos!!!!
Quer ver as fotos completas deste evento? 
Visite nossa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

COLUNA SOCIAL - Edição CCCLXIII

D E S T A Q U E 

COLUNA SOCIAL - Edição CCXCII

  D E S T A Q U E