Vacinação e controle da pandemia são principais desafios da saúde para 2021
A secretária de Saúde de Foz do Iguaçu, Rosa Jeronymo Lima, disse após assumir, que a vacinação da população contra o coronavírus e o controle da pandemia da pandemia da covid-19 são os desafios imediatos para 2021. Entre as prioridades, também urgentes para Rosa Jeronymo, estão ainda a humanização no atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) e a retomada das cirurgias eletivas e exames de alta complexidade, suspensos por tempo indeterminado em função do quadro pandêmico enfrentado pelos governos estadual e municipal.
"O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, garantiu ao prefeito Chico Brasileiro que teremos a vacina entre o final de janeiro e início de fevereiro. O Estado também disponibilizará os insumos necessários (seringas e agulhas, bem como equipamentos de refrigeração), embora tenhamos estoque de seringas e agulhas para atender a demanda", disse Rosa Jeronymo.
Rosa Jeronymo adiantou que a cidade estará com toda a logística organizada para receber o imunizante e vacinar a população.
"Iniciaremos a vacinação de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, atendendo de imediato os grupos prioritários como os profissionais de saúde e os idosos", completou.
Gargalos
"Junto com as equipes de saúde, vamos viabilizar os mutirões para atender essas demandas, tão logo tenhamos o controle da pandemia".
A atenção básica, a porta de entrada do SUS, também será prioridade e faremos reuniões com todas as equipes para ouvir as demandas e juntos avançar na qualidade dos serviços prestados.
"Vamos ampliar os convênios com as universidades e faculdades para as capacitações e outras estratégias que venham a melhorar o sistema de saúde", disse.
"Queremos dar ênfase na promoção da saúde e buscar trabalhar junto com outras secretarias no sentido de viabilizar ações de promoção de saúde (esporte, meio ambiente, agricultura, assistência socia e Direitos Humanos)", completou a secretária.
Novo convênio
Em relação a contratação de novos profissionais, a secretaria vai analisar o atual do quadro de servidores do setor e buscar a readequação das funções, tendo em vista que a lei federal 173/20 que, em função da pandemia, proíbe novas contratações até dezembro de 2021.
Já o hospital municipal Germano Lauck recebeu um grande investimento em 2020, ampliou o número de leitos e recebeu novos equipamentos.
"Tem mais uma ala prevista para abrir agora em janeiro para suprir as demandas da covid-19. Também foi viabilizado um novo convênio com a Itaipu Binacional que viabilizará a compra de novos e modernos equipamentos, entre eles, um aparelho de hemodinâmica e outro de ressonância magnética".
Rosa Jeronymo afirmou que a pandemia mostrou que a telemedicina é um importante recurso de atenção em saúde e que esse serviço será ampliado para atender a rede básica do setor.
"A longo prazo, dentro dos próximos quatro anos, vamos construir novas UBS em áreas que já foram definidas no orçamento participativo e que não se viabilizaram em função da pandemia".
Rede de atendimento a Saúde mental será ampliada em Foz do Iguaçu
Em entrevista à Rádio Cultura, a secretária de Saúde de Foz do Iguaçu, Rosa Jeronymo Lima, afirmou nesta quarta-feira, 6, que a redução da fila do raio-x e a contratação de médicos especialistas estão entre as ações do primeiro trimestre de 2021.
"Algumas especialidades médicas foram supridas, mas a dificuldade de contratar especialistas é de muitos municípios e estamos planejando uma nova forma de divulgação para buscar esses especialistas para as vagas existentes no município", disse Rosa Jeronymo à jornalista Cida Costa no Jornal da Manhã.
A fila alcança seis mil raios-x e o setor foi afetado pela pandemia - o número de pessoas atendidas diariamente teve que ser reduzido.
"A prioridade absoluta é atender as pessoas que estão na fila do raio-x. Estamos buscando caminhos para zerar essa fila até fevereiro. Pretendemos colocar essa meta em prática imediatamente, mais tardar na sexta-feira (8)", destacou Rosa Jeronymo.
A secretária reafirmou que a UPA 24 horas inclui como prioridade de atendimento às urgências e emergências e destacou que as Upas continuam sob a administração da Fundação Municipal de Saúde, mas com a supervisão direta da Secretaria de Saúde.
"As Upas é um dos setores com menos reclamação, vamos continuar avançando e monitorando o atendimento".
Rosa Jeronymo informou ainda que a rede de atendimento na saúde mental será ampliada. Será criada uma nova diretoria para o atendimento especializado.
"Estamos defasados de alguns profissionais da área, por conta da portaria 173/2020 que limita a contratação de profissionais para compor o quadro, só podemos contratar mais em casos de substituição aos que estão se aposentando. Estamos estudando a melhor forma de reestruturar a saúde mental".
Foz do Iguaçu tem Centros de Atenção Psicossocial (Caps), parte da rede de atenção à saúde mental. Os Caps atendem estão divididos no atendimento de dependência de álcool e drogas (Caps AD), Caps II voltado para atendimento às pessoas maiores de 18 anos com transtornos mentais severos e persistentes, o Caps Infantil crianças e adolescentes portadores de transtornos mentais severos e persistentes e o ambulatório de saúde mental.
Prefeito Municipal
Foz do Iguaçu terá novo programa para enfrentar a covid-19
Em entrevista, o prefeito Chico Brasileiro (PSD) confirmou que o Município vai iniciar um no programa de enfrentamento e acompanhamento de casos da covid-19, especialmente para atender as pessoas com maior vulnerabilidade à doença.
"Vamos iniciar um trabalho junto ao hospital municipal e à Secretaria de Saúde, principalmente focado nas pessoas mais vulneráveis. É um trabalho cirúrgico, de acompanhamento das pessoas. A equipe será chamada de Melhor em Casa”, disse Chico Brasileiro à jornalista Cida Costa.
O programa Melhor em Casa vai atender as pessoas com maior risco de vida e expostas ao coronavírus. A equipe contará com médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, profissionais que vão acompanhar e orientar as pessoas que estão doentes e em isolamento social.
Foz do Iguaçu apresenta cerca de 400 casos ativos e uma faixa de 80 pessoas é do grupo de risco. As pessoas mais idosas que têm outras doenças associadas são as que correm o alto risco.
"A equipe vai trabalhar com as pessoas preventivamente, fazendo fisioterapia respiratória e acompanhamento diário monitorado por meio do oxímetro, vai ser um acompanhamento constante para que a doença não evolua", afirmou
Vacina
"As pessoas com comorbidades e em situação de vulnerabilidade social, as mais impactadas pela doença, serão atendidas por este programa. Além de fortalecer a rede assistencial, o hospital municipal deve abrir mais uma ala nos próximos dias para manter toda a tranquilidade e não deixar faltar leitos de UTI para a população", destacou Brasileiro.
Chico Brasileiro informou que a prefeitura está em contato direto com o Ministério da Saúde e com a Secretaria Estadual de Saúde para garantir a vacina contra o coronavírus até o final do mês de janeiro.
"A informação que temos do Ministério é que o plano de vacinação está bem encaminhado e a vacina deve chegar até o final do mês. Por esse motivo, o Município ainda não comprou a vacina. Já temos feito contato com Butantan e manifestamos interesse na compra da CoronaVac, porém só iremos efetuar a compra se não houver a entrega pega do Ministério da Saúde".
Superação
Chico Brasileiro afirma que mesmo em meio à situação de pandemia, Foz do Iguaçu tem, nos últimos meses, bons resultados na geração de emprego. Este novo cenário levou a prefeitura a buscar alternativas para manutenção de empregos e, fundamentalmente, a preservação da vida dos iguaçuenses.
O prefeito destacou a reação da cidade frente ao coronavírus e a expectativa de superação à covid-19 esperada para o primeiro semestre deste ano. Ele lembrou que o desafio de enfrentar o vírus sem colocar a vida das pessoas em risco, foi criado o programa de atenção às pessoas mais vulneráveis, com mais risco de vida.
"A cidade têm reagido bem, o governo do Estado tem ajudado muito, existe um clima de união muito forte, e essa união que tem que ser preservada, trabalhada, fortalecida para que a gente traga os melhores resultados e façamos as melhores entregas para o povo iguaçuense".
Comentários
Postar um comentário