Chico Brasileiro aponta as prioridades para 2021
O prefeito Chico Brasileiro destacou as cinco prioridades do primeiro ano do seu segundo governo em Foz do Iguaçu: a vacina contra o coronavírus, os setores da saúde, educação e obras, e a retomada da economia através do turismo, comércio e dos serviços.
Chico Brasileiro, reeleito em 15 de novembro com 54.252 votos, natural de Piancó (PB), tem 55 anos, é dentista na rede pública municipal desde de 1989, casado com Rosa Maria Jeronymo Lima e tem dois filhos. Já foi vice-prefeito, vereador, secretário de saúde e de administração e deputado estadual.
Retomada - O prefeito destacou a recuperação de crédito e investimentos municipais e "após colocar a casa em ordem, retomamos as obras paradas e iniciamos o maior programa de obras estruturantes da história da cidade". "Agora é hora de investir mais ainda em obras. Vamos iniciar ainda este ano a obra da Avenida João Paulo II ligando a Avenida das Cataratas com a Avenida Costa e Silva.
Além disso, segundo Chico Brasileiro, a prefeitura construirá novas pontes de ligações entre bairros, abrirá novas ruas e avenidas e ampliará a rede de ciclovias.
"O meu grande orgulho é ver que crescemos
muito e tenho a certeza que a nossa cidade crescerá ainda mais".
Nas duas outras áreas prioritárias, educação e saúde, Chico Brasileiro reafirmou o compromisso de formação e qualificação dos professores, na implantação de aulas de inglês espanhol e no fortalecimento das tecnologias de informação nas escolas municipais. "Entregaremos novas escolas e centros de educação infantil. Estão garantidas as ampliações e reformas de várias escolas. Nossa meta também será a construção de mais seis Cmeis (creches) igualar o número de escolas municipais e Cmeis e ofertar uma educação de qualidade com espaço confortável e adequado para as crianças".
Saúde
"Mas hoje, o destaque maior é para a área da saúde. Vacinar toda população contra a covid-19 é nossa meta principal nesses primeiros meses do ano e assim, vencido essa etapa, focarmos numa atenção especial para humanização de todo o sistema de saúde voltado para acolher bem, tratar bem e pensar nas pessoas como razão maior do nosso trabalho."
Saúde também significa, segundo o prefeito, boa alimentação, vida saudável e bem estar social. "Vamos trabalhar neste rumo e não apenas tratar das doenças e também vamos dar uma atenção especial à prevenção".
Chico Brasileiro agradeceu ainda os parceiros como a Itaipu Binacional, Unila, Unioeste, governos estadual e federal, entidades, associação e sindicatos pelo trabalho em conjunto em diversas áreas como saúde, habitação, turismo, meio ambiente e mobilidade urbana, entre outras.
"Vamos continuar com um conjunto de obras nos bairros, teremos grandes obras de infraestrutura, e apoio forte dos governos estadual e federal e da Itaipu Binacional. Essas obras vão criar os empregos tão necessários e urgentes. O comércio não vai fechar e vamos continuar cuidando da nossa gente em tudo que ela precisar até superarmos essa pandemia", completou
Delegado Francisco
Sampaio toma posse como vice-prefeito de Foz do Iguaçu
O vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Delegado Francisco Sampaio (PSD) tomou posse nesta sexta-feira, 1º de janeiro, em sessão da Câmara Municipal junto com o prefeito Chico Brasileiro (PSD) e os 15 vereadores eleitos ou reeleitos nas no dia 15 de novembro.
"Ser vice-prefeito é ser responsável por decisões que impactam na vida das pessoas, estou aqui firmando o meu compromisso com a população iguaçuense".
Francisco Sampaio afirmou que o novo governo vai continuar em sintonia única e que todos acreditam que nos próximos meses o foco principal dessa gestão será vacinar a população contra a covid-19. "Temos plena consciência que o principal desafio para este ano, ou pelo menos para primeiro semestre, será vencer a covid e retomar com força a economia de Foz. Vencer o vírus vai ser o primeiro passo, em seguida teremos o desafio de atender a todos os outros setores paralisados pela pandemia", disse Sampaio.
O vice-prefeito reiterou que 2021 será um ano de grandes impactos. Sampaio afirma que a pandemia trouxe muitos efeitos negativos aos setores da sociedade e que esse enfrentamento, como aconteceu até agora, só terá êxito na mobilização e na participação de todos os agentes da sociedade.
"Não há mágicas. Com apoio da sociedade civil organizada, os governos nas três esferas (municipal, estadual e federal) devem conduzir, com clareza e discernimento, todo esse processo, com programas, projetos e ações que foquem em objetivos concretos que vão desde ampliação das políticas compensatórias, ao incentivo às empresas, aos empreendedores, e que resultem na criação de empregos em setores estratégicos, e principalmente nas campanhas intensas de divulgação do turismo", afirmou.
Confira abaixo os nomes definidos para o primeiro escalão da administração municipal de Foz do Iguaçu:
Transparência e Governança: José Elias Castro Gomes
Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário: João Pereira dos Santos
Administração: Nilton Bobato
Saúde: Rosa Maria Jerônymo Lima
Direitos Humanos e Relações com a Comunidade: Kelyn Trento
Turismo e Projetos Estratégicos: Paulo Angeli
Assistência Social: Elias de Sousa Oliveira
Educação: Maria Justina da Silva
Meio Ambiente: Angela Meira
Segurança: Reginaldo Silva
Tecnologia da Informação: Evandro Ferreira
Fazenda: Salete Horst
Esporte: Antônio Sapia
Obras: Cézar Furlan
Planejamento: Edinardo Aguiar (interinamente)
Juventude: Franciele Montemezzo (interinamente)
Procurador Geral: Osli Machado
Fundação Cultural: Elaine Anderle
Fozhabita (autarquia): Silvia Pallandi
Foztrans (autarquia): Licério Santos
Fozprev (autarquia): Aurea Cecília da Fonseca (interinamente)
'Foco especial' na retomada do turismo de Foz do Iguaçu
Além da vacinação, saúde e educação, o prefeito Chico Brasileiro (PSD) confirmou nesta sexta-feira, 1º de janeiro, que vai concentrar esforços na retomada do turismo de Foz do Iguaçu.
"A prefeitura vai trabalhar tanto na divulgação do destino, divulgação internacional e nacional. Trabalhar com os agentes de viagem, para que logo após o processo de vacinação nós tenhamos uma retomada forte no máximo no segundo semestre de 2021. Com isso, recuperar a economia através do turismo".
Foz do Iguaçu, apesar do cenário nacional de crise, estava em um excelente momento na economia com crescente número de visitações turísticas no Parque Nacional do Iguaçu. O maior atrativo turístico do Paraná recebeu 2.020.358 turistas em 2019, um recorde histórico.
"A cidade estava se qualificando e ampliando seus atrativos, estruturando seus equipamentos para receber bem o visitante. Em dois anos, se projetava mais de R$ 2 bilhões em investimentos privados no setor. A proposta é retomar um turismo forte e os investimentos privados, o que já está ocorrendo de forma paulatina e nós queremos ter mais agilidade nesse processo", completou o prefeito.
Em 2020, o parque nacional recebeu 658 mil visitantes, 33% dos números registrados em 2019, e o equivalente às visitações de 2002. Já a usina de Itaipu recebeu 233.408 visitantes em 2020, número é 64% inferior ao de 2019.
Transporte coletivo
A vacina é esperada para o final deste mês e seguirá o Programa Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde. "Nós temos uma conversa avançada com o Ministério da Saúde, com a Secretaria Estadual de Saúde, trabalhando em conjunto no sentido de garantir que teremos a vacina até o final do mês de janeiro. Isso, se confirmando, não vamos buscar outro plano alternativo que seria a vacina do Butantan".
A resolução dos problemas do transporte coletivo, uma demanda cobrada pela população, Chico Brasileiro pretende fazer uma nova licitação assim que receber uma avaliação do primeiro mês da intervenção municipal do serviço.
"Nós dependemos muito da parte jurídica. É claro que a intervenção está elucidando muitas informações para a prefeitura para que possamos tomar novas decisões, mas o correto hoje seria uma nova licitação. O ideal para a sociedade é um novo modelo e isso não se constrói em cima de um contrato atual que é nocivo a todos que usam o sistema de transporte coletivo".
O novo secretariado
O prefeito Chico Brasileiro anunciou os quatro primeiros nomes que vão compor o primeiro escalão do seu segundo governo entre 2021 e 2004. O ex vice-prefeito Nilton Bobato vai chefiar a Secretaria de Administração, a servidora pública e psicóloga Rosa Maria Jeronymo Lima será a nova secretária de Saúde, o empresário Paulo Angeli vai assumir a Secretaria de Turismo - com o desmembramento da pasta de Turismo, Indústria, Comércio e Assuntos Estratégico - e a advogada Kelyn Trento na Secretaria de Direitos Humanos.
O prefeito Chico Brasileiro (PSD) destacou o perfil dos novos secretários.
"O turismo é o foco no início da retomada econômica e o Paulo Angeli tem grande conhecimento e estudioso da área, com uma articulação em Curitiba e Brasília. Precisamos de mais agilidade na reativação do turismo por isso da opção pelo seu nome".
Secretaria de Assistência Social
Chico Brasileiro confirmou ainda que o professor Elias de Sousa Oliveira vai continuar à frente da Secretaria de Assistência Social. "O Elias vem fazendo um excelente trabalho na assistência social", disse.
Juventude
Sobre as mudanças administrativas, Chico Brasileiro disse estudar o convite a um vereador - não indicou o nome - para a Secretaria da Juventude. "Estamos conversando com os partidos com representação na Câmara dos Deputados, assim teremos apoio federal para Foz do Iguaçu. É muito importante o apoio dos deputados Fernando Giacobo (PL), Paulo Martins (PSC), da deputada Luiza Canziani (PTB) e do deputado Ricardo Barros (PP), líder do governo. Todos poderão fazer a interlocução que precisamos com o governo federal', disse.
"O deputado Hussein Bakri (PSD), líder do Governo na Assembleia Legislativa, é um excelente parlamentar e vai continuar nos ajudando, tem feito muito por Foz do Iguaçu e já tem um compromisso com nossa cidade", completou o prefeito.
Mesmo com as mudanças, segundo o prefeito, além de dar mais agilidade na máquina pública e continuar com o racionamento e enxugamento das despesas. "A máquina pública precisa funcionar, e precisa funcionar contendo despesas, mas dá para conter despesas em outras áreas, mas não necessariamente no número de secretarias".
"Devemos encaminhar até quarta-feira (6) a Câmara de Vereadores, um projeto de alteração na estrutura de algumas secretarias que serão incorporadas em outras. É uma mudança interna na estrutura administrativa.", completou
Nilton Bobato
Professor da rede estadual de educação e escritor, já foi vereador e secretário municipal de Saúde, coordenou a retomada das obras paradas e as ações da prefeitura no combate e tratamento da covid .
"Sou muito grato ao prefeito Chico Brasileiro pela parceria e toda a equipe de servidores da prefeitura, especialmente a assessoria do gabinete, que tornaram o trabalho possível", disse Bobato nas redes sociais.
Nilton Bobato, reafirmou o prefeito, tem a capacidade técnica para ocupar diversas funções no governo pela experiência política, já foi vereador por duas vezes e vice-prefeito, e pelo conhecimento da máquina pública. "A Administração faz a interlocução com servidores e com outras secretarias para que funcionem administrativamente. É uma secretaria estratégica que possibilita os meios para que as outras secretarias possam funcionar e para isso o Nilton Bobato tem experiência e a capacidade para tanto".
Rosa Jeronymo Lima
Servidora de carreira da prefeitura, chefiava a Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade e coordenou as reuniões do programa Orçamento Participativo, onde os moradores dos bairros apresentava as demandas e indicavam as obras a ser executadas pela prefeitura.
A psicóloga Rosa Jeronymo, destaca o prefeito, tem 28 anos como servidora pública da prefeitura, já foi coordenadora de programas de doenças e é especialista em saúde pública e em saúde da família. "A Rosa aceitou esse novo desafio para gestão de uma secretaria que lida diariamente com problemas graves na área de saúde e que não podem ser deixados para amanhã".
"Sabemos da sua capacidade de gestão, da conduta correta no trato da coisa pública, uma pessoa de pulso firme e que sabe tomar decisões. E é isso que precisamos para que a saúde melhore cada dia mais. A Rosa nos dá essa confiança e peço que todos prestem atenção no seu currículo e na sua capacidade técnica. Tenho certeza que ao acompanhar o seu trabalho, as pessoas também terão essa certeza da sua competência".
Paulo Angeli
É presidente do Conselho Municipal de Turismo,
coordenador do Festival das Cataratas e presidente do Instituto para o
Desenvolvimento do Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente. Foi presidente do
Sindicato das Empresas de Turismo de Foz e Região e do grupo de turismo do
Conselho de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu. Tem MBA em administração e
marketing e duas especializações pela UFSC (em formatação de produtos
turísticos e gestão pública do turismo).
Kelyn Trento
É advogada, mestre em Direito processual e
cidadania e professora universitária. Foi Diretora de Apoio Governamental no
Gabinete do Prefeito Chico Brasileiro, de 2016 a 2018, e de 2018 a 2020 foi
Diretora de desenvolvimento sócio econômico e integração regional da Secretaria
Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, estando à
frente da Agência do Trabalhador.
A Secretaria de Direitos Humanos, segundo Chico Brasileiro, continua estratégica para o governo municipal porque tem uma relação direta com as lideranças dos bairros e na defesa das mulheres, entre outras minorias.
"Kelyn Trento é advogada e capacitada para a nova função. Vai fazer um grande programa de treinamento de direitos humanos com todas as secretarias. É uma pasta que também tem uma relação com a comunidade e vai trabalhar direto com as associações de moradores na defesa e acompanhamento das crianças, por exemplo", disse.
Comentários
Postar um comentário