Pular para o conteúdo principal

PREFEITO, VICE, E VEREADORES DE FOZ DO IGUAÇU SÃO EMPOSSADOS, PARTE DO NOVO SECRETARIADO MUNICIPAL TAMBÉM FOI ANUNCIADA

 Cerimônia ocorreu na tarde desta sexta-feira (1º) na Câmara de Vereadores sem a presença de público e com transmissão online

(Foto Yassine Hizaji)

O prefeito reeleito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD) e o vice-prefeito, delegado Francisco Sampaio (PSD), foram empossados para o mandato de 2021-2024, na tarde desta sexta-feira, 1º de janeiro, no plenário da Câmara de Vereadores. Em virtude da pandemia do novo Coronavírus e por conta do Decreto Estadual que restringe o número de pessoas em eventos, a cerimônia foi realizada sem a presença de público, com transmissão online pelos canais oficiais da Câmara e pelo Facebook da Prefeitura de Foz.

Durante o ato de posse, o prefeito Chico Brasileiro agradeceu a confiança dos iguaçuenses e o apoio dos familiares e amigos durante todo o processo eleitoral. Ele destacou os avanços da gestão e anunciou projetos para os próximos anos. 

“Vacinar a população contra a Covid-19 é a nossa meta para os próximos meses. Está será a prioridade nas nossas articulações. Também entregaremos novas obras, novas escolas e CMEIS. Vamos continuar com a nossa missão, trabalhando em conjunto e unindo a cidade”, afirmou. Chico defendeu programas sociais, o combate a violência contra a mulher, a humanização na saúde e os investimentos na educação. “A política deve ser compreendida como um instrumento de transformação social, capaz de promover mudanças e reduzir desigualdades”. (Foto Christian Rizzi)

O vice-prefeito eleito, delegado Francisco Sampaio também agradeceu o apoio de familiares e amigos durante a campanha eleitoral. Ele se comprometeu em trabalhar pela recuperação econômica do município. 

“Saibam que estar aqui é uma grande honra, algo que nunca esquecerei na vida. Agradeço a Deus pelas conquistas, a minha família e amigos. Vamos administrar uma das principais cidades do Brasil e garanto lutar para realização dos sonhos daqueles que querem uma cidade mais justa, saudável e civilizada”. (Foto Christian Rizzi)

Chico Brasileiro e Francisco Sampaio foram eleitos em 15 de novembro, recebendo 54.254 votos. (Foto Christian Rizzi)


Balanço Gestão
Ao assumir o Governo Municipal, em 1º de maio de 2017, após uma eleição suplementar, a primeira e grande missão de Chico Brasileiro foi a de organizar as finanças. Naquele ano, a Prefeitura se encontrava com R$ 100 milhões de dívidas, obras de infraestrutura paralisadas, sem certidões, capacidade de pagamento comprometida e em apenas um ano de mandato, a cidade já registrava superávit e equilíbrio fiscal. Reflexo da austeridade da gestão eficiente, Foz do Iguaçu passou a ter nota verde no Tesouro Nacional e pela primeira vez foi classificada como Boa Gestão pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), índice que avaliou as contas de 5.337 municípios de todo o país.

Após colocar a casa e ordem, Chico Brasileiro retomou as obras paralisadas e iniciou o maior programa de obras estruturantes da história da cidade. Em menos de três anos foram executados mais de 300 km de asfalto.

A meta de Brasileiro é asfaltar 100% da cidade nos próximos quatro anos, o que demanda a contratação de várias frentes de trabalho, junto com as obras de drenagem em curso. Entre elas, a canalização da bacia do Rio Mimbi, a drenagem no bairro Monjolo, região do Jardim Central e Parque Monjolo. Além disso, a Prefeitura construirá …


Posse dos novos vereadores de Foz do Iguaçu
A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu empossou os 15 vereadores eleitos para Legislatura de 2021 a 2024 neste dia 1º de janeiro de 2021. 
Veja a lista dos vereadores empossados:
  • Protetora Carol Dedonatti (PP) – eleita com 2.709 votos
  • Yasmin Hachem (MDB) – eleita com 2.228 votos
  • Kalito (PSD) – eleito com 2.011 votos
  • Ney Patrício (PSD) – eleito com 2.000 votos
  • Adnan El Sayed (PSD) – eleito com 1.920 votos
  • Rogério Quadros (PTB) – eleito com 1.699 votos
  • Edivaldo Alcantara (PTB) – eleito com 1.610 votos
  • Dr Freitas (PSD) – eleito com 1.483 votos
  • Alex Meyer (PP) – eleito com 1.451 votos
  • Anice Gazzouhi (PL) – eleito com 1.394 votos
  • João Morales (DEM) – eleito com 1.362 votos
  • Cabo Cassol (PODE) – eleito com 1.355 votos
  • Jairo Cardoso (DEM) – eleito com 1.332 votos
  • Maninho (PSC) – eleito com 1.301 votos
  • Admilson Galhardo (Republicanos) – eleito com 1.144 votos
*Neste pleito, 367 pessoas disputaram as 15 vagas no Legislativo Municipal.

Após o ato de posse, a sessão foi suspensa para composição da chapa concorrente à mesa diretora que vai comandar a Casa no biênio 2021/2022. 

Mesa diretora da Câmara Vereadores de Foz do Iguaçu, já empossada. (Foto Christian Rizzi)

A formação deu-se em chapa única, denominada “Todos por Foz”, composta por:
  • Ney Patrício (PSD) - Presidente; 
  • Rogério Quadros (PTB) – 1º Vice-Presidente; 
  • Carol Dedonatti (PP) - 2º Vice-Presidente; 
  • Yasmim Hachem (MDB) – 1ª Secretária;
  • Valdir de Souza – Maninho (PSC) – 2º Secretário. 
Foi realizado um minuto de silêncio em respeito e memória das vítimas da covid-19 no Brasil e em todo o mundo. A chapa foi eleita por 12 votos sim e 3 votos em branco: Vereador Cabo Cassol (Podemos), Dr. Freitas (PSD) e João Morales (DEM).

Os membros da Mesa Diretora assinaram termo de posse. Ney Patrício fez uso da palavra já como Presidente eleito. “Demonstro minha gratidão pelos vereadores que acreditaram em uma chapa vencedora e que vai trabalhar pela cidade. Os desafios são enormes, recursos sempre finitos e necessidades infinitas. Um ano que começa hoje com muitos desafios, em especial a situação econômica da nossa cidade. Um agradecimento especial a cada eleitor que confiou e deu seu voto. Somos eleitos para trabalhar pela cidade toda, é assim que é a casa e eu creio que vai ser. A sociedade está esperando uma postura diferente, temos de respeitar isso e dar um sinal de resposta. Temos de trabalhar na recuperação econômica da cidade. Precisamos também acreditar que é possível”, afirmou Ney Patrício (PSD). Findado o ato de eleição da mesa, o Presidente eleito da Casa assumiu a condução dos trabalhos e passou-se então a eleição das comissões permanentes da Casa, que ficaram definidas da seguinte forma:

Comissão de Legislação, Justiça e Redação
  • Rogério Quadros (PTB) – Presidente
  • Dr. Freitas (PSD) – Vice-Presidente
  • Anice Gazzaoui (PL) – Membro
  • Alex Meyer (PP) e Yasmim Hachem (MDB): Suplentes

Comissão de Economia, Finanças e Orçamento
  • Adnan El Sayed (PSD)– Presidente
  • Rogério Quadros (PTB) – Vice-Presidente
  • Jairo Cardoso (DEM) - Membro
  • Kalito (PSD) e Yasmim Hachem (MDB): Suplentes

Comissão de Obras, Urbanismo, Serviços Públicos, Ecologia e Meio Ambiente
  • Protetora Carol (PP) – Presidente
  • Edivaldo Alcântara (PTB)– Vice-Presidente
  • Kalito (PSD) – Membro


Chico Brasileiro anuncia novos secretários para a gestão 2021-2024
Prefeito reeleito apresentou os nomes que irão compor as pastas da Saúde, Administração, Turismo e Direitos Humanos

O Prefeito Chico Brasileiro anunciou, nesta sexta-feira (1º), parte do novo secretariado que irá compor a gestão durante o mandato de 2021 a 2024.
  • Nilton Bobato: será o novo secretário de Administração; 
  • Rosa Maria Jerônymo: assumirá a Secretaria da Saúde; 
  • Paulo Angeli: A Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos; 
  • Kelyn Trento: será a nova secretária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade.
Novas mudanças serão anunciadas a partir de segunda-feira (04).

Conheça mais sobre os novos secretários
ADMINISTRAÇÃO
: Nilton Bobato foi vice-prefeito na gestão 2017-2020 e também atuou como secretário de saúde. Assumiu a gestão como prefeito interino por sete vezes. Foi vereador por dois mandatos e é primeiro suplente de deputado estadual. Formado em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, é professor concursado do estado do Paraná e escritor.

SAÚDE: Rosa Maria Jerônymo Lima é servidora pública municipal há 28 anos. Foi secretária de Direitos Humanos na gestão anterior. Também já atuou como Coordenadora Municipal do Programa DST/Aids e Hepatites e Consultora do MS para políticas de prevenção. Formada em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba, é especialista em Saúde da Família, Administração em Saúde Pública e Direitos Humanos na América Latina.

DIREITOS HUMANOS: Kelyn Trento é advogada, mestre em Direito processual e cidadania e professora universitária. Foi Diretora de Apoio Governamental no Gabinete do Prefeito Chico Brasileiro, de 2016 a 2018, e de 2018 a 2020 foi Diretora de desenvolvimento sócio econômico e integração regional da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, estando à frente da Agência do Trabalhador.

TURISMO: Paulo Angeli é bacharel em marketing, possui MBA em Administração e Marketing e duas especializações pela Universidade Federal de Santa Catarina, em formatação de produtos turísticos e gestão pública do turismo. Atual presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), é idealizador e coordenador do Festival das Cataratas e presidente fundador do Instituto para o Desenvolvimento do Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente. Foi presidente do Sindicato das Empresas de Turismo de Foz do Iguaçu (2012-2015) e Diretor Adjunto da Federação Nacional de Turismo – FENACTUR (2015/2017). Possui vasta experiência na área, tendo atuado como membro e diretor de conselhos e entidades ligadas ao Turismo. 

Postagens mais visitadas deste blog

Amigas de Das Graças promovem rifa de jóias em apoio ao trabalho e memória da colunista social e fotógrafa

Tudo começou ainda durante a pandemia. Com os trabalhos do filho Marco Antonio pautados em eventos e turismo, as dificuldades claro bateram na porta, e além da venda de um dos automóveis que a família tinha, algo mais precisava ser feito para quitar os compromissos e dívidas inerentes de um ano praticamente sem trabalho, em casa, Das Graças e seu filho Marco. Este grupo de amigas conta que mesmo em vida, Das Graças pensava em usar as joias para ajudar nas despesas domésticas e de saúde. No entanto, a saúde da colunista se agravou e sobreveio o internamento e a cirurgia.  Pensando em se desfazer de alguma forma de peças de joias que tinha enquanto presente nas festas de nossa sociedade, Das Graças acionou sua estimada amiga, Sílvia Rodrigues, para que a ajudasse na empreitada, o que foi de pronto atendida.  As joias -  As três peças que serão rifadas, eram relíquias da família  que ela ostentava nas grandes festas da sociedade que participava, ao longo da gloriosa carreira de colunismo

COLUNA SOCIAL Foz em Destaque - Edição CLXXX

DESTAQUE DO DIA

Postagens COLUNA SOCIAL - Edição CXCI

DESTAQUE DO DIA