Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA DE FOZ TRABALHA COM AVANÇOS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Quatorze anos da Lei Maria da Penha é marcado por avanços nas políticas de enfrentamento da violência contra a mulher 

Cidade reestruturou serviços e hoje possui uma das mais completas redes de proteção e acolhimento a mulheres vítimas de violência

A celebração dos 14 anos da Lei Maria da Penha (11.340/2006) em Foz do Iguaçu é marcada por muitos avanços nas políticas de enfrentamento da violência contra a mulher na cidade. Nos últimos anos, o município reestruturou os principais serviços, como o CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), o CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) e a Patrulha Maria da Penha, e fortaleceu uma rede de apoio, composta ainda pela Casa Abrigo, Delegacia da Mulher, o Juizado de Violência doméstica, a Promotoria de Violência Doméstica e o Conselho Municipal do Direito da Mulher (CMDH). 
“É muito importante celebramos essa que é uma das leis mais avançadas do mundo em termos de garantias de direitos para as mulheres. E ela é responsável pela implementação de serviços fundamentais como o CRAM e de todos os mecanismos de combate à violência contra a mulher”, expressou a Secretária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Rosa Jeronymo Lima.

Os números dos últimos três anos refletem a maior capacidade de atendimento do município e o fortalecimento da Lei Maria da Penha. Vários serviços dobram os registros de atendimento e acompanhamento à vítima, representando o enfrentamento à situação da violência. 


CRAM - Centro de Referência em Atendimento à Mulher

O CRAM, que representa o centro da política assistencial, teve um salto expressivo na capacidade de acolhimento às mulheres nos últimos anos. Ao todo, mais de 3.500 mulheres foram encaminhadas pela rede ao serviço e são cerca de 200 novos casos de atendimento todo mês. No espaço, as mulheres recebem atendimento multidisciplinar, com acolhimento psicológico, jurídico e o acompanhamento para saírem da situação de violência. 

“O CRAM de Foz do Iguaçu é um dos dez existentes no Paraná, o único da região oeste. Trabalhamos diariamente pelo fim da violência e pelo encorajamento e emancipação das mulheres. A Lei Maria da Penha tem sido um grande alicerce no enfrentamento da violência contra as mulheres e prevê medidas de proteção que auxiliam na prevenção do feminicídio”, expressou a Coordenadora do CRAM, Kiara Heck.  (Foto: Marcos Labanca)

O serviço lotado na Secretaria de Assistência Social também atua articulado com os CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social. 


Patrulha Maria da Penha

Outro exemplo foi a reestruturação da Patrulha Maria da Penha. O serviço implantado em 2016 saltou de uma para cinco equipes de trabalho e dobrou a capacidade de atendimento e assistência às mulheres nos últimos anos. Foram cerca de 5 mil visitas em 2017, contra 10 mil em 2019. 

O serviço é fundamental pois tem como objetivo oferecer acompanhamento preventivo periódico e garantir maior proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar que possuem medidas protetivas de urgência vigentes. 

Atualmente, a Patrulha assiste cerca de 1.500 mulheres por mês e as equipes também dão suporte para todos os serviços da rede. Também houve avanço tecnológico. Hoje, o telefone da Patrulha é acionado caso as tornozeleiras eletrônicas do representado indique que ele adentrou na área de exclusão. 

“O fortalecimento desse serviço é fundamental para garantir a proteção à vítima e garantir a fiscalização de um dos principais avanços da Lei Maria da Penha, que foi a tipificação do crime de descumprimento de medidas protetivas”, acrescentou a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Iraci Pereira Conceição.

Em virtude da pandemia da Covid-19, a rede continua atendendo casos específicos presencialmente e também ampliou os canais digitais e por contato telefônico para denúncias e atendimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

COLUNA SOCIAL - Edição CCXLVII

DESTAQUE DO DIA

COLUNA SOCIAL Foz em Destaque, Edição LXVI

Sexta-feira, 30 de Abril de 2021 Editoria:  DAS GRAÇAS Redação:  MARCO FREIRE PAMELA SILVA DESTAQUE Continua neste fim de semana a FEIRA DE LOUÇAS DO LIONS Também no GDia , o jornal diário de Foz... "Muita luz é como muita sombra: não deixa ver." (Carlos Catañeda) Dia do Ferroviário Dia Internacional do Jazz Dia Nacional da Mulher Quando se comemora o Dia Nacional da Mulher, homenagem à DAS GRAÇAS , pioneira do colunismo social em Foz, vivendo um dia de musa em Mulinari Cabeleireiros. ALANA DUARTE KUMM ANDERSON SIGNOR ÂNGELA ZANATTA DENIS ALBERTO CABRAL DR. LIN LI PING DR. MARCOS SZPAK MARTINS IVETE SIEBEL JULIA BIASE JULIO CERQUEIRA BEBA KAWANNA SOUZA LUCIVANI BOIAN Médico oftalmologista DR. MARCOS SZPAK MARTINS , comemorando idade nova hoje Empresário JÚLIO CERQUEIRA , aniversariante... Sempre destaque em nossa história, ÂNGELA ZANATTA assoprando velinhas... DR ADEMAR MONTORO, proeminente advogado de nossa sociedade, preparando-se para em breve ser homenageado pela Câmara ...