Quatorze anos da Lei Maria da Penha é marcado por avanços nas políticas de enfrentamento da violência contra a mulher
Cidade reestruturou serviços e hoje possui uma das mais completas redes de proteção e acolhimento a mulheres vítimas de violência
Os números dos últimos três anos refletem a maior capacidade de atendimento do município e o fortalecimento da Lei Maria da Penha. Vários serviços dobram os registros de atendimento e acompanhamento à vítima, representando o enfrentamento à situação da violência.
CRAM - Centro de Referência em Atendimento à Mulher
O CRAM, que representa o centro da política assistencial, teve um salto expressivo na capacidade de acolhimento às mulheres nos últimos anos. Ao todo, mais de 3.500 mulheres foram encaminhadas pela rede ao serviço e são cerca de 200 novos casos de atendimento todo mês. No espaço, as mulheres recebem atendimento multidisciplinar, com acolhimento psicológico, jurídico e o acompanhamento para saírem da situação de violência.
O serviço lotado na Secretaria de Assistência Social também atua articulado com os CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social.
Patrulha Maria da Penha
Outro exemplo foi a reestruturação da Patrulha Maria da Penha. O serviço implantado em 2016 saltou de uma para cinco equipes de trabalho e dobrou a capacidade de atendimento e assistência às mulheres nos últimos anos. Foram cerca de 5 mil visitas em 2017, contra 10 mil em 2019.
O serviço é fundamental pois tem como objetivo oferecer acompanhamento preventivo periódico e garantir maior proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar que possuem medidas protetivas de urgência vigentes.
Atualmente, a Patrulha assiste cerca de 1.500 mulheres por mês e as equipes também dão suporte para todos os serviços da rede. Também houve avanço tecnológico. Hoje, o telefone da Patrulha é acionado caso as tornozeleiras eletrônicas do representado indique que ele adentrou na área de exclusão.
Em virtude da pandemia da Covid-19, a rede continua atendendo casos específicos presencialmente e também ampliou os canais digitais e por contato telefônico para denúncias e atendimentos.
Comentários
Postar um comentário