Pular para o conteúdo principal

PONTO DE VISTA: Após o colapso econômico, vem aí o caos social, por NEUSO RAFAGNIN

Presidente do Sindhotéis, Neuso Rafagnin  (Foto: Divulgação)

Três meses atrás, o Sindhotéis divulgou um artigo a respeito da crise econômica provocada pela inércia dos governos diante da pandemia, intitulado “Turismo de Foz do Iguaçu à beira do colapso”. Infelizmente todas as nossas previsões, feitas em 23 de abril, foram concretizadas. Para ser exato, foram superadas negativamente.

À época, concluímos o alerta afirmando: “O turismo reivindica soluções para hoje a fim de evitar o caos logo ali adiante. Do contrário, levaremos ainda mais tempo para sairmos dessa crise sem precedentes na Terra das Cataratas”. O pior aconteceu. O caos econômico que atinge empresas e trabalhadores hoje é uma realidade em nossa cidade. A próxima cena é sabida: caos social!

Sim, distúrbios tais como os enfrentados por nossos vizinhos. Estamos acompanhando, tristemente, uma multidão de trabalhadores ocuparem ruas e avenidas de Ciudad del Este para protestar contra as medidas dos governos de restrição ao funcionamento dos estabelecimentos comerciais. Boa parte, mães e pais em desespero pela falta de renda para comprar comida e pagar contas básicas de água, luz e moradia.

Pela falta de ação concreta, o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, e o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, empurram deliberadamente ao precipício milhares de profissionais do turismo – principal indústria motriz da nossa economia. Hoje, ambos os gestores estão ali, à beira do abismo, olhando inertes as pessoas agonizando ao falir sem dignidade alguma.

Foz do Iguaçu - Foto Marcos Labanca

Para refrescar a memória dos dois governantes: entre as 60 cidades com mais emprego formal no Paraná, Foz do Iguaçu foi a mais impactada pela perda de vagas com carteira assinada, nos primeiros seis meses deste ano, como mostram os números divulgados pelo novo Caged. O saldo negativo de 5.691 postos de trabalho (maioria do turismo) representa 9,49% dos quase 60 mil empregos formais que existiam no início do ano.

E mais: dos atuais 54 mil trabalhadores com carteira assinada, 18 mil tiveram redução proporcional de jornada de trabalho e de salário ou suspensão temporária do contrato. Considerando o movimento praticamente zero do turismo, as fronteiras fechadas e o comércio desaquecido, qual será o destino dessa legião laboral após o período temporário de proteção de emprego? Falidas, as empresas não terão outra alternativa a não ser demitir em massa. 

Dessa forma, caminhamos para fechar o ano com o pior saldo na balança de empregos. Em 2002, registramos saldo negativo de 1.147 vagas. Portanto o saldo negativo parcial de 5,6 mil postos de trabalhos a menos já é cinco vezes pior que o registrado nas duas últimas décadas. Ao mesmo tempo, temos vários municípios vizinhos e do estado com saldo positivo na geração de emprego. Por que Foz, mesmo sendo terrivelmente castigada, não tem tratamento diferenciado dos governantes?

Além dos funcionários do turismo com carteira assinada, o turismo tem um universo de trabalhadores como autônomos, profissionais liberais e MEIs, como guias de turismo, transportadores e motoristas, além daqueles que vivem de freelas para hotelaria e gastronomia. Com os atrativos turísticos fechados e sem movimento de turistas na cidade, essa é outra categoria diretamente afetada pela pandemia.

Mesmo diante desse cenário, as reivindicações em defesa da hotelaria e gastronomia ao prefeito Chico Brasileiro e ao governador Ratinho Junior são ignoradas em sua maioria. Sequer foram atendidos os pedidos de ampliação do horário de atendimento de gastronomia, extensão do transporte coletivo para a locomoção dos profissionais ou suspensão das faturas da Copel e Sanepar cobradas na forma de valor fixo.

Como alertamos em abril, o turismo foi o primeiro setor a sofrer com a covid-19. Na ocasião, escrevemos que seria o último a sair da crise. Hoje podemos dizer, com dor, que muitos não sobreviveram à crise. Faliram ou caminham para a falência. Na melhor das hipóteses fecham as portas agora para reabrir no próximo ano. Tudo sem uma resposta à altura dos governantes para ao menos amenizar o caos econômico e social.


* Neuso Rafagnin é presidente do Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu e Região).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Reina del Turismo CIUDAD DEL ESTE 2014

REINA DEL TURISMO CIUDAD DEL ESTE Ciudad del Este é a capital econômica do Paraguai.E tem um papel fundamental no desenvolvimento da Tríplice Fronteira, com o Turismo de Compras sendo seu forte. Por isto mesmo, junto com o Concurso "Reina del Turismo Ciudad del Este 2014", a Foz em Destaque apresentou o Fashion Day,  em parceria com a Alta Model Cde, com os desfiles Sa Shop Py e Sonia & Helena Atelier, e Oneway Models, com o desfile da Cattaleya. Fotos by Celso Kevin & Equipe. AGRADECIMENTOS Agradecimentos especiais ao Shopping del Este, pela parceria. A Senatur, através de sua licenciada, Sofia Montiel. A Monalisa que maquiou todas as meninas, Sonia Helena Atelier que vestiu nossas candidatas, e Studio Vivi, a diferença em beleza de Foz do Iguaçu. E a todos os nossos patrocinadores, que acreditam na força da beleza da mulher de nossa região para divulgar nosso turismo... OS JURADOS: Heloisa Bechlin, Rainha do Turismo Foz do Iguaçu 2014. Adri...

Réveillon “ENIGMAS DO EGITO" do RAFAIN PALACE HOTEL & CONVENTION CENTER

COMPARTILHE FOTOS DO EVENTO Um dos hotéis mais conhecidos do destino é o Rafain Palace Hotel & Convention. Em mais de quatro décadas de existência, o empreendimento tornou-se um dos mais importantes resorts do Paraná e conhecido no Brasil inteiro. E uma de suas marcas registradas é o Réveillon, que já está com as reservas abertas. Para manter a tradição, a comemoração do Reveillon sempre tem tudo de bom e do melhor. A tão aguardada celebração, já famosa por sua decoração sofisticada, estilo requintado e serviço impecável, proporciona momentos inesquecíveis e exclusivos aos seus hóspedes. “Enigmas do Egito” foi o tema escolhido para este ano e o hotel contou ainda com uma programação para lá de especial com atividades para todas as idades. Sérgio Figueiredo Decorador​ caprichou nos mínimos detalhes, e a equipe de serviços do hotel completou o cenário do maior reveillon da Terra das Cataratas, com mais de dois mil participantes: sucesso total!!! Hotel Rafain Palace ...