Pular para o conteúdo principal

ACELERA FOZ: MEDIDAS DE FLEXIBILIZAÇÃO MARCAM A VOLTA SEGURA

Flexibilizações anunciadas pela prefeitura trazem retomada

Decreto publicado amplia o horário de funcionamento de setores da alimentação e transporte coletivo e autoriza a retomada de treinos do Foz Futsal

A Prefeitura de Foz do Iguaçu publicou ontem o Decreto 28.383 que permite a ampliação no horário de atendimento de restaurantes e lanchonetes, do transporte coletivo e permite a retomada de atividades esportivas do futsal de alto rendimento para treinamentos e jogos das equipes do Foz Cataratas Futsal. 

Entre as principais medidas estão a ampliação do horário de atendimento de restaurantes e lanchonetes, até a meia-noite, e o funcionamento de serviços no formato delivery durante 24h.  O decreto também permite que mercados, supermercados e mercearias funcionem 24 horas por dia. Academias de ginástica, quadras de tênis em condomínios, atividades esportivas sem contato físico, açougues, auto escolas, comércio varejista de hortifrutis, estacionamentos privados, panificadoras e confeitarias, clínicas de fisioterapia, personal trainers e estúdios de pilates podem atender das 6h até as 22h. Lojas e serviços localizados no interior de supermercados podem funcionar das 7h às 22hs. 

Com essas ampliações, os ônibus do transporte coletivo também passam a circular até 00h30 (meia-noite e trinta), com atendimento de até 50% da capacidade de lotação.


Foz do Iguaçu anuncia retomada de eventos de pequeno porte

Terceiro destino de eventos do Brasil, atrás somente de São Paulo e Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu planeja a retomada das atividades, interrompidas desde o início da pandemia do novo coronavírus, há cinco meses.

De imediato, a cidade já liberou os eventos que funcionam no sistema drive-in, formato em que o público pode interagir de dentro de seus automóveis, estacionados em locais apropriados. Entram nessa permissão eventos corporativos, culturais, religiosos, esportivos, festas de aniversários e até casamentos.

Os espaços de eventos exclusivos e, inclusive, aqueles ligados aos meios de hospedagem, estão autorizados a realizar eventos de pequeno porte, até 50 pessoas.

As medidas também foram anunciadas pelo prefeito Chico Brasileiro durante a live diária da prefeitura, no Facebook.  Ele fez questão de reforçar a população os cuidados sanitários para manutenção do rimo de queda da Covid-19 no município. Na última semana, houve uma redução de cerca de 50% na média móvel da doença, representando uma tendência de regressão da circulação do vírus. 

“Hoje estamos colhendo os frutos de todo trabalho que fizemos desde janeiro, mas não podemos achar que está tudo normal, pois só sairemos vitoriosos dessa pandemia se cada um agir com responsabilidade e mantiver os cuidados, porque se relaxarmos, a doença pode voltar com força total”, disse Brasileiro.

Com base no monitoramento e na regressão da doença, um dos decretos publicados ontem também revoga o Alerta Vermelho na região de Três Lagoas. Todas as medidas são tomadas a partir da avaliação científica da Vigilância Epidemiológica. 

Alimentação 

Os estabelecimentos gastronômicos também poderão utilizar do passeio público, reservado o limite para a passagem do pedestre, para instalar mesas e ampliar a capacidade de atendimento. “A medida prevê ampliar o espaço para receber os clientes tendo em vista que os restaurantes precisam manter o distanciamento de dois metros entre as mesas”, complementou Brasileiro. “Os supermercados também poderão funcionar durante 24 horas, reduzindo a concentração de público durante horários de pico”, reforçou. 

Esporte

Os treinos de alto-rendimento da equipe do Foz Cataratas Futsal também estão liberados. “Essas equipes são altamente competitivas e participam do torneio nacional que será realizado em breve. Os treinos serão realizados com base em protocolos específicos e mantendo o rigor dos cuidados para a prevenção do Coronavírus”, destacou o chefe do executivo.

A liberação de outras modalidades esportivas e também a abertura de clubes estão sendo estudadas e terão protocolos sanitários próprios para cada área.  

Educação

Outro decreto publicado ontem, o 28.381, cria o Comitê Municipal de Gerenciamento e Retorno às Aulas Presenciais (CMGRAP), com a finalidade de elaboração e indicação de normas e protocolos de segurança sanitária, higiene, saúde e prevenção para o espaço escolar e apoio na construção do plano estratégico de retomada das aulas na modalidade presencial, emitindo pareceres com orientações ao Prefeito Municipal. 

Confira os decretos: https://www5.pmfi.pr.gov.br/site/pdf-4697&diario


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

08 de março- SÉRIE MULHERES EMPODERADAS da FOZ EM DESTAQUE

E L A S  são muitas e estão estrategicamente distribuídas em todos os lugares, afinal, elas hoje em dia estão empoderadas e fazendo acontecer em todos os setores. E para homenagear as     M U L H E R E S     na semana em que se comemorar o     D ia I nternacional da M ulher , escolhemos algumas destas representantes ilustres das MULHERES EMPODERADAS DE NOSSA REGIÃO TRINACIONAL. Parabéns MULHERES!!! Gabriela e sua mãe Cláudia Pritsch Kersting , empresária... Isabel Cristina , empresária e sua filha, Giovanna Salvatti Rafagnin , relações pública...  Marisa Amari e a mãe Divina Caneppele... Rosa Jeronymo , Primeira Dama do Município e Secretária Municipal de Saúde do Município. O Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março, e apesar de sua importância não é considerado um feriado nacional. Das Graças , nossa mentora e pioneira do Colunismo Social em nossa cidade... Jornalista Patrícia Iunovich, Diretora de Comunicação Social da Usina de Itaipu Ânge