Flexibilizações anunciadas pela prefeitura trazem retomada
Decreto publicado amplia o horário de funcionamento de setores da alimentação e transporte coletivo e autoriza a retomada de treinos do Foz Futsal
A Prefeitura de Foz do Iguaçu publicou ontem o Decreto 28.383 que permite a ampliação no horário de atendimento de restaurantes e lanchonetes, do transporte coletivo e permite a retomada de atividades esportivas do futsal de alto rendimento para treinamentos e jogos das equipes do Foz Cataratas Futsal.
Entre as principais medidas estão a ampliação do horário de atendimento de restaurantes e lanchonetes, até a meia-noite, e o funcionamento de serviços no formato delivery durante 24h. O decreto também permite que mercados, supermercados e mercearias funcionem 24 horas por dia. Academias de ginástica, quadras de tênis em condomínios, atividades esportivas sem contato físico, açougues, auto escolas, comércio varejista de hortifrutis, estacionamentos privados, panificadoras e confeitarias, clínicas de fisioterapia, personal trainers e estúdios de pilates podem atender das 6h até as 22h. Lojas e serviços localizados no interior de supermercados podem funcionar das 7h às 22hs.
Com essas ampliações, os ônibus do transporte coletivo também passam a circular até 00h30 (meia-noite e trinta), com atendimento de até 50% da capacidade de lotação.
Foz do Iguaçu anuncia retomada de eventos de pequeno porte
Terceiro destino de eventos do Brasil, atrás somente de São Paulo e Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu planeja a retomada das atividades, interrompidas desde o início da pandemia do novo coronavírus, há cinco meses.
De imediato, a cidade já liberou os eventos que funcionam no sistema drive-in, formato em que o público pode interagir de dentro de seus automóveis, estacionados em locais apropriados. Entram nessa permissão eventos corporativos, culturais, religiosos, esportivos, festas de aniversários e até casamentos.
Os espaços de eventos exclusivos e, inclusive, aqueles ligados aos meios de hospedagem, estão autorizados a realizar eventos de pequeno porte, até 50 pessoas.
As medidas também foram anunciadas pelo prefeito Chico Brasileiro durante a live diária da prefeitura, no Facebook. Ele fez questão de reforçar a população os cuidados sanitários para manutenção do rimo de queda da Covid-19 no município. Na última semana, houve uma redução de cerca de 50% na média móvel da doença, representando uma tendência de regressão da circulação do vírus.
Com base no monitoramento e na regressão da doença, um dos decretos publicados ontem também revoga o Alerta Vermelho na região de Três Lagoas. Todas as medidas são tomadas a partir da avaliação científica da Vigilância Epidemiológica.
Alimentação
Os estabelecimentos gastronômicos também poderão utilizar do passeio público, reservado o limite para a passagem do pedestre, para instalar mesas e ampliar a capacidade de atendimento. “A medida prevê ampliar o espaço para receber os clientes tendo em vista que os restaurantes precisam manter o distanciamento de dois metros entre as mesas”, complementou Brasileiro. “Os supermercados também poderão funcionar durante 24 horas, reduzindo a concentração de público durante horários de pico”, reforçou.
Esporte
Os treinos de alto-rendimento da equipe do Foz Cataratas Futsal também estão liberados. “Essas equipes são altamente competitivas e participam do torneio nacional que será realizado em breve. Os treinos serão realizados com base em protocolos específicos e mantendo o rigor dos cuidados para a prevenção do Coronavírus”, destacou o chefe do executivo.
A liberação de outras modalidades esportivas e também a abertura de clubes estão sendo estudadas e terão protocolos sanitários próprios para cada área.
Educação
Outro decreto publicado ontem, o 28.381, cria o Comitê Municipal de Gerenciamento e Retorno às Aulas Presenciais (CMGRAP), com a finalidade de elaboração e indicação de normas e protocolos de segurança sanitária, higiene, saúde e prevenção para o espaço escolar e apoio na construção do plano estratégico de retomada das aulas na modalidade presencial, emitindo pareceres com orientações ao Prefeito Municipal.
Confira os decretos: https://www5.pmfi.pr.gov.br/site/pdf-4697&diario
Comentários
Postar um comentário