Pular para o conteúdo principal

ITAIPU SEGUE INVESTINDO E FAZENDO PARCERIAS E GENERAL SILVA E LUNA RECEBE TÍTULO DE BENFEITOR DO OESTE DO PARANÁ

Homenagem da Amop ao diretor-geral brasileiro da Itaipu foi entregue  no Centro Executivo da empresa, em Foz do Iguaçu (PR)

O presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e prefeito de Matelândia (PR), Rineu Menoncin, o Teixeirinha, entregou uma placa com o título de Benfeitor do Oeste do Paraná ao diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, na tarde desta quarta-feira (27), no Centro Executivo da binacional, em Foz do Iguaçu (PR).


“Esta homenagem concedida ao general a toda a Itaipu é a condecoração mais importante da Amop”, destacou Teixeirinha. Acompanhado do diretor administrativo da Amop, Vinicius de Almeida, Teixeirinha disse ainda que escolha do homenageado para a comenda anual foi fácil. “Avaliamos cinco nomes para 2020 e o do general foi escolhido por unanimidade pelos 54 prefeitos dos municípios que integram a Amop.”


As diversas obras estruturantes financiadas pela Itaipu no Oeste do Paraná – como a construção da Ponte da Integração Brasil – Paraguai, pavimentações e duplicações de rodovias, melhorias em aeroportos e várias outras ações – motivaram tal reconhecimento, segundo Teixeirinha.

“Somos muito gratos à Itaipu pela grande ajuda em infraestrutura que a empresa está dando à região, principalmente a partir do início da atual gestão, resolvendo problemas antigos, que os municípios e o Estado têm muita dificuldade para enfrentar”, ressaltou o presidente da Amop.

O general agradeceu a honraria e disse que a iniciativa da Amop indica que a empresa está no caminho certo, “de acordo com a sua missão institucional e as diretrizes do governo federal”. “Não faríamos isso sem o apoio de toda a gente da Itaipu e sem as parcerias como as que temos com o governo do Paraná e a Amop”, afirmou Silva e Luna.


Itaipu amplia parcerias e investimentos para o desenvolvimento dos municípios lindeiros
Encontro reuniu representantes dos 16 municípios lindeiros ao reservatório de Itaipu. Próxima reunião de trabalho deve acontecer ainda este mês.


Representantes da Itaipu Binacional e do Conselho dos Municípios Lindeiros fizeram, nesta terça-feira (2), no Ecomuseu, em Foz do Iguaçu (PR), o primeiro encontro de 2021. Participaram diretores da empresa, 14 prefeitos e dois vices, novos ou reeleitos, das 16 cidades lindeiras ao reservatório. Durante a reunião foram apresentadas as principais demandas da região e a possibilidade de ampliar as parceiras e investimentos da binacional. Um novo encontro deve acontecer até o fim deste mês para debater com maior profundidade os futuros acordos.


“Foi um primeiro encontro, de alinhamento”, afirmou o anfitrião, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna. “Foi uma oportunidade para nos conhecermos e nos aproximarmos. Pudemos identificar as demandas mais imediatas e marcar a próxima reunião de trabalho. O objetivo do encontro foi alcançado.”

Segundo o DGB da Itaipu, os municípios estão alinhados em relação às demandas, muitas delas com possibilidade de impacto para toda a região.

“O trabalho integrado é fundamental para o desenvolvimento. Temos que trabalhar juntos, unir esforços. Esse sentimento de cooperativismo faz com que a gente chegue a resultados melhores”, concluiu Silva e Luna.

Na pauta estava as demandas pontuais de cada cidade e questões mais amplas, de maio abrangência. 
“Estamos buscando parcerias com a Itaipu e com o governo do Estado para revitalizar nossas rodovias locais, para que elas ofereçam melhores condições para escoar a produção agrícola e atrair o turismo”, pontuou o prefeito de Pato Bragado e presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros, Leomar Rohden.

Rohden lembra que Itaipu já é uma grande parceira da região – todos os 16 municípios lindeiros têm uma série de convênios com a binacional, além de receberem royalties. A intenção, agora, é ampliar essas parcerias, por meio de ações estruturantes que mudem a realidade da região, como a criação de um hospital regional, a construção de uma ciclovia que ligue Foz do Iguaçu a Guaíra, para ampliar o turismo local, entre outras.

Segundo a prefeita de Itaipulândia, Cleide Inês Griebeler Prates, é preciso aliar a vocação turística da região com a principal atividade econômica: a produção agropecuária. 

“Acreditamos que os produtores podem se tornar empreendedores, produzindo alimentos orgânicos para vender em feiras e recebendo turistas em suas propriedades”, pontua Cleide Inês.

Itaipulândia é conhecida como a “Capital da Fé” do Paraná. A estátua de Nossa Senhora da Aparecida é um grande atrativo para o turismo religioso. A cidade também tem a prainha de Jacutinga e um parque aquático. “Queremos ampliar o turismo rural, e o apoio da Itaipu, com a melhoria das estradas e os convênios em tecnologia com o Parque Tecnológico, é fundamental para isso dar certo.”

O prefeito de Mundo Novo (MS), Valdomiro Brischiliari, agradeceu o apoio constante da Itaipu à região, mas, segundo ele, há novas necessidades que podem ser contempladas com investimentos da binacional. No caso do município sul-mato-grossense, a demanda é por melhorias na prainha do Cascalho, que atrai turistas e é um ponto de encontro da comunidade local. 

Brischiliari: “Temos tudo para ser uma cidade turística, temos a ponte [Ayrton Senna] e estamos próximos de Salto del Guairá (PY). Só precisamos de mais este apoio”, resumiu.


Obras estruturantes
Desde que assumiu a diretoria da Itaipu, o general Joaquim Silva e Luna fez um planejamento de quatro anos que tem sido cumprido à risca. 

“Reunimos a empresa, avaliamos como estavam sendo utilizados os recursos e passamos a priorizar atividades que tivessem aderência à missão”, comentou.

Em alinhamento e parcerias com os governos federal e estadual, esta nova forma de pensar permitiu o investimento em obras estruturantes e que deixam legado não só regional, mas também para o Brasil e o Paraguai.


Entre as grandes obras, destacam-se a Ponte da Integração Brasil-Paraguai e a Perimetral Leste, que vai ligar a ponte à BR-277, além da ampliação do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, do aeroporto de Foz do Iguaçu e a construção do Mercado Municipal de Foz, entre várias utras. No total, os aportes financeiros – que incluem também melhorias na infraestrutura da transmissão de energia – são da ordem de R$ 2,4 bilhões e permitiram a criação de mais de 2,5 mil empregos.


Fotos: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional
Texto: Assessoria / Itaipu Binacional












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

Dê cores a Foz e concorra a prêmios

Promoção artística celebra o centenário da cidade Vários pontos da cidade são mostrados no mapa. Que tal usar a sua veia artística para ganhar prêmios? Participe da promoção Vamos Pintar Foz do Iguaçu 100 Anos para concorrer a tablets, bicicletas, videogames e aparelhos de celular, além de homenagear a cidade em seu centenário. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, com apoio da Sanepar, governo do Estado, Vital Engenharia, Lojas MM, Acifi, Mabu Thermas e realização Rádio Cultura e Gazeta do Iguaçu. Para participar, basta retirar o mapa da cidade em uma das empresas parceiras e caprichar nas cores. Os trabalhos finalizados podem ser entregues até o dia 30 de outubro na sede da Rádio Cultura, do jornal Gazeta do Iguaçu ou em qualquer loja MM. Nesses locais também é possível retirar o desenho para colorir. Não há limite de idade: é possível se inscrever nas categorias Infantil (até 7 anos), Infantojuvenil (até 12 anos), Juvenil (at