Pular para o conteúdo principal

VILA A: CASAS OCUPADAS NÃO SERÃO VENDIDAS A CURTO PRAZO

“Confiem na lisura do processo”, afirma diretor de Itaipu sobre venda das casas da empresa
Segundo o diretor administrativo da Itaipu, almirante Paulo Roberto da Silva Xavier, a venda das casas ocupadas pertencentes à empresa não acontecerá a curto prazo. Até fim do ano serão leiloadas somente 17 imóveis desabitados.

O diretor administrativo da Itaipu, almirante Paulo Roberto da Silva Xavier, atendeu a imprensa local na manhã desta sexta-feira (2), no Centro Executivo da Itaipu, em Foz do Iguaçu, para prestar esclarecimentos sobre a desmobilização das casas pertencentes à empresa nas Vilas A e B. Segundo o diretor, as casas ocupadas não serão vendidas a curto prazo e todo o processo de venda será feito de forma justa e de acordo com a lei.

“Confiem na lisura do processo. Itaipu vai conduzi-lo com a mesma seriedade que está conduzindo a gestão da empresa desde 2019”, afirmou o diretor. “Não vamos perder a sensibilidade que requer o caso das casas ocupadas. Obviamente, vamos obedecer a legislação vigente.”

Inicialmente serão leiloados apenas 17 imóveis desocupados. A decisão foi tomada internamente e já recebeu o parecer positivo da Eletrobras (no Brasil) e da Ande (Administración Nacional de Electricidad, no Paraguai). Conforme o Tratado de Itaipu, toda alienação de bens da empresa requer autorização das duas estatais. O edital deve ser publicado até final de julho. A previsão para o início deste leilão é novembro.

A alienação dos imóveis atualmente ocupados ainda deve passar por um estudo detalhado, previsto a ser iniciado somente em 2022, após a conclusão do leilão das 17 casas desocupadas. 

“Será feita uma análise minuciosa e criteriosa, especialmente, por se tratar de imóvel ocupado. Então, tudo vai se resolver no momento oportuno”, pontuou Xavier.

Desde 2004 até o momento, foram alienados 1.313 imóveis residenciais localizados nos conjuntos habitacionais A e B. Ainda restam 993 imóveis para alienação. Os 17 que serão leiloados em 2021 integram este grupo. Outras 860 casas habitadas aguardam os estudos a partir do ano que vem. As 116 restantes são ocupadas por órgãos públicos e também passarão por análise.

A entidade tomou a decisão de fazer a desmobilização porque as casas já cumpriram a função para a qual foram construídas e esse patrimônio não é mais necessário para a empresa. Assim a Itaipu vai desmobilizar esses ativos por meio de um processo ágil, justo e sem priorizar o retorno financeiro.


Por que o leilão?
Um dos principais questionamentos relacionados ao processo é por que razão a Itaipu agora adota a prática do leilão. Em alienações anteriores o imóvel era oferecido à entidade cessionária e, caso a entidade não desejasse comprar, era oferecido diretamente ao ocupante.

Houve uma alteração de posicionamento por decisão dos órgãos binacionais competentes, para tornar o processo mais ágil, com ampla publicidade e a participação de toda comunidade, sem excluir, contudo, a possibilidade da preferência de compra do imóvel pelos moradores. Este é um entendimento binacional, referendado pelo Conselho de Administração da Itaipu.

Além disso, segundo Xavier, a opção de alienar as casas por meio do leilão está de acordo com os princípios da boa administração pública estabelecidos na Constituição Federal (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência), além de permitir um processo de desmobilização mais eficiente, célere e transparente, possibilitando ao próprio mercado regular os preços de oferta.

Esta é também uma prática recorrente em empresas de grande porte vinculadas ao poder público, como Petrobras, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, entre outras.

“É nossa intenção produzir uma cartilha com perguntas e respostas para responder às dúvidas dos moradores. Vamos entregar a cada morador, para que eles fiquem bem informados”, disse o diretor, reafirmando que Itaipu está sensível à situação dos atuais ocupantes dos imóveis.


Fotos: Sara Cheida / Itaipu Binacional

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

GINÁSTICA DO CÉREBRO COM O APOIO DE SRTA PEEL TRAZ GÊNIO DA MEMORIZAÇÃO ENRIQUE ORTEGA SALINAS EM FOZ

Moisés Kleinicki e Ricardo Guerrero, diretores da marca Srta Peel, patrocinadora da  Palestra  “Conheça o Segredo dos Gênios” Clique e inscreva-se AGORA!!! " Sabia que todos nascemos com  potencial para sermos gênios?"  Isso mesmo, descubra isto e muito mais durante a palestra de Enrique Ortega Salinas, recordista do Guinness Book em memorização e autor do livro Supercerebros; El Segredos de Los Genios. A palestra é aberta ao público e ministrada por Enrique Ortega Salinas, que vai ensinar técnicas de memorização de livros, palavras, números, ou seja, promover o desenvolvimento da memória. O evento será realizado na quarta, dia 10, às 19h30, no Hotel Golden Park Internacional Foz. A participação é gratuita, mas a entrada vale um quilo de alimento não perecível.  Durante a palestra, o escritor Enrique Ortega Salinas também lançará o livro Supercerebros: El Segredos de Los Genios, só que em português. Este será o primeiro livro dele no idioma brasi...

HMCC - HOSPITAL COSTA CAVALCANTI É RECONHECIDO NACIONALMENTE E RECEBE INVESTIMENTOS

Hospital Costa Cavalcanti Os bons serviços prestados à comunidade confirmam o status de referência atingido pelo hospital. No neonatal, diferenciais como a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e a Unidade de Cuidado Intermediário (UCI) Neonatal, cada uma com 10 leitos, quatro leitos da UCI Mamãe-canguru, para quando é necessário que as mães permaneçam junto com os recém-nascidos, firmam o HMCC como referência no Brasil... Somente nesta unidade, trabalha uma equipe de 30 técnicos de enfermagem, quatro enfermeiros, 13 médicos plantonistas, além de fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, farmacêutico, assistente social e psicólogo, que se revezam nos cuidados com os bebês e suas famílias. Ao todo, são realizados cerca de 400 partos por mês. Com o título de “Hospital Amigo da Criança”, a unidade hospitalar promove ainda cursos para gestantes, campanhas de aleitamento e mantém o Banco de Leite Humano de Foz do Iguaçu, que beneficia cerca de 300 bebês por mês. INVESTI...