Pular para o conteúdo principal

COLUNA SOCIAL Foz em Destaque - Edição CXXVIII

Coluna Social diária da Foz em Destaque
Gestão de Conteúdo Pamela Silva
Projeto Gráfico Ana Thereza Carvalho
Versão no GDia, o jornal diário de Foz do Iguaçu


“Se querer é poder, querer é vencer.” (Rui Barbosa)

Dia Mundial do Chocolate
Dia Internacional das Cooperativas
Dia do Voluntário Social
Dia Estadual do Funk de São Paulo


Dia 7 de julho é comemorado o dia mundial do chocolate. A pesquisa feita na University of L'Aquila, na Itália, apontou que consumir um pouco da versão amarga dia a dia é benéfico para a capacidade cognitiva: melhora a atenção, velocidade de pensamento, memória de trabalho e fluência verbal.


ADILAR JULIO OLIVEIRA, Sociedade

ANDERSON BRUMATTI GENTIL TENCA, Empresário - Restaurante Ponto Certo



ANGÉLICA GOTTARDO CONSONI, Corretora de Seguros - Rede Lojacorr



CINTIA COMMARELA, Design | Interiores | Paisagismo - Bertol Arquitetura



FERNANDO ARCO-VERDE, Advogado



GREICE BOFF, Sociedade



Dr. MOHAMAD EL WANNI, , Odontólogo - Implantodontia / Ortodontia



OLINDA SANTOS DORNELLES, Empresária da Comunicação - Rede TV Com Foz



PAOLA MARTÍNEZ PERSINGOLA, Sociedade CDE



RAYSA BENEVIDES, Empresária e Cerimonialista - Sapatinho de Cristal,Assessoria & Cerimônia



ROSANA CRISTINA CUNHA PITON, Jornalista - Supervisão Vistorias Automotivas


TALITA ALCIONI ZAMBIASI, Sociedade


A sommelière JANETE MÜLLER firmando parceria com a Frontur para levar à frente os seus maravilhosos projetos referentes a enologia, área que é mestre. Além das publicações e lives trazendo nomes famosos nacionais e internacionais do segmento de vinhos, ela também promove eventos e viagens, através do enoturismo, uma palavra um tanto quanto nova, para uma prática já antiga entre os amantes dos bons vinhos. E é aí  que Frontur entra! Ela firmou parceria para uma maravilhosa viagem de exploração ao templo do vinho no Brasil, na região de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Ela já comemora dois grupos formados para este destino, e agora está fechando o terceiro, mostrando quanta paixão esta bebida nobre desperta às pessoas. Para você saber mais e participar destas atividades, pode entrar em contato com a própria Janete (+55 45 98417-2514), uma pessoa maravilhosa e super acessível, ou visitar uma loja Frontur, a agência de viagens que está promovendo ao lado de Janete estas oportunidades.


A MISS PARANÁ GLOBO 2020 - MARIA RITA, natural da cidade de Verê, que estará passando a faixa ainda este ano, para sua sucessora, em evento de Danilo D´Avila aqui em Foz do Iguaçu


THAIS SCARAMUSSA, destaque deslumbrante de nossa sociedade...



Eles já são sucesso no meio empresarial da comunicação , sempre juntos nos eventos sociais de Foz e região. E agora, o casal EDSON e MÁRCIO SAMPAIO aceitam um novo desafio importantíssimo em suas vidas, ele vai presidir o Rotary Clube Foz do Iguaçu Costa Oeste, clube de serviço atuante em nossa comunidade. Com a esposa Márcia, Edson está confiante que esta será uma grande oportunidade para eles exercerem juntos a dádiva do voluntariado, tão importante para a nossa comunidade...



Ah, o amor...

Ele que tudo vence, que tudo resiste, e para sempre une. Em destaque, o casal ALTINO e MARIA HELENA VOLTOLINI.


Os dez mandamentos da alimentação infantil
10 mandamentos para uma alimentação infantil saudável: veja dicas da nutricionista Gabriela Kapim.
Foto: Getty Images

Ter filhos que comem de tudo, principalmente frutas, legumes e verduras, parece ser o sonho de nove em cada dez mães. Mas dicas preciosas podem mudar o rumo da alimentação na sua casa, a começar pela postura dos responsáveis. Se nem todo mundo domina o segredo de fazer os filhos comerem alimentos saudáveis, a nutricionista Gabriela Kapim, apresentadora de "Socorro! Meu filho come mal", que vai ao ar nesta terça-feira (02), às 21h30, lista os dez mandamentos para um boa rotina alimentar. Confira abaixo as explicações da nutricionista e imprima a lista para criar novos hábitos na sua casa. Vale até colocar na porta da geladeira!

1. Alimentação é, acima de tudo, um gesto de afeto e carinho
"Alimentar é uma forma de cuidar dos filhos. A amamentação tem essa simbologia, do cuidado, do afeto, do amor. E muitas mães esquecem disso depois que a criança passa para a fase do garfo e da colher", explica. Ou seja, o importante é a mãe entender que se oferece alimentos saudáveis, está fazendo um bem ao filho. E não o contrário.

2. Alimentação consciente é uma questão de educação! Comer bem e de forma saudável se aprende em casa e desde cedo
Como tudo o que a criança aprende na vida, a alimentação vai de acordo com o que os pais ensinam. "Na alimentação acontecem os primeiros 'nãos' que os pais dão aos filhos. Pode a criança não escovar os dentes? Não. Então também não pode a criança não comer uma fruta", resume Gabriela.

3. Comida não é moeda de troca! Não pode haver negociação entre comida e brinquedo, passeio, festa...
O que muitos pais fazem é uma negociação com os filhos sobre a alimentação. "A criança começa a não comer bem para chamar a atenção dos pais, e eles acabam negociando com bens materiais. E não é essa a moeda que as crianças estão pedindo", explica Kapim. De acordo com a nutricionista do "Socorro! Meu filho come mal", a negociação com os filhos vai resolver uma situação pontual. "O que não pode é chegar ao ponto de tudo ter que negociar. Quando se educa e dá carinho, não é preciso negociação", finaliza.

4. O prato precisa ter 5 cores diferentes
A variação de cores significa uma variação de nutrientes. Ou seja, uma comida colorida mostra que é um refeição com todos os nutrientes necessários. "Se os pais colocam só verde, a criança vai deixar de receber os nutrientes e minerais do que tem no amarelo, por exemplo", diz Gabriela. Segundo ela, são quatro categorias de alimentos que é necessário ter no prato. Leguminosos (feijão, grão-de-bico, lentilha); cereal (arroz, trigo, cevada, aveia); proteína (frango, carne, peixe, ovo) e vegetais (hortaliças e verduras).

5. Os pais são sempre o melhor exemplo para os filhos. Atenção ao que você come na frente do seu filho!
A explicação é simples: não adianta você ir ao fast food com seu filho, chegar em casa e oferecer uma fruta. "A família é o maior exemplo da criança", salienta a nutricionista.

6. A hora da refeição deve ser um momento de reunir a família
Gabriela Kapim chama atenção para um costume antigo que se perdeu ao longo dos anos, o de fazer as refeições em família. "Ninguém mais come junto, é cada um no seu canto. Se reunir dá a oportunidade de a criança ver o que os pais comem, deles saberem como foi o dia do filho. Esse momento faz parte de uma boa rotina alimentar", diz.

7. Nada de televisão, tablet, videogame ou celular ligados durante as refeições
"Eles são a distração do cérebro", resume Kapim. Segundo a nutricionista, se a criança se alimenta vendo TV ou brincando com o celular, o cérebro não registra o que está sendo ingerido. "A criança tem uma absorção prejudicada, alterando o funcionamento do Sistema Nervoso Central. Ela pode comer demais, ou comer menos do que precisa", justifica.

8. Para não gostar de um alimento, a criança precisa experimentar várias receitas! Às vezes, a forma de se preparar o alimento muda a aceitação da criança
Estudos mostram que para uma criança não gostar de algo é necessário que ela tenha experimentado o alimento pelo menos 10 vezes, de maneiras diferentes, segundo a nutricionista. "Para a criança reconhecer que não gosta de cenoura, por exemplo, é preciso que os pais ofereçam a cenoura em dez maneiras diferentes. A cenoura ralada tem um sabor, a cozida tem outra e por aí vai. Então ofereça bolo de cenoura, purê de cenoura, suflê de cenoura e outras variações antes de desistir", conta.

9. Se a criança não estiver com fome, não precisa comer. Mas não pode comer outra coisa antes da refeição...
É o que acontece com a substituição pelas refeições. A tática é: se a criança não quer comer naquela hora, tudo bem. Mas na hora de comer, deve ser a refeição. "Ela não deve ser obrigada a comer. Tem vezes que a criança realmente não está com fome, mas não pode substituir por outra coisa", diz Kapim.

10. As regras são para todos os membros da família!
Os filhos seguem os exemplos dos pais. "Não vale querer que a criança coma três tipos de frutas se a família não come uma!", resume Kapim.

 Clique em FOZ EM DESTAQUE HIGH SOCIETY CLUB e cadastre-se em nosso banco de dados e tenha seu aniversário e datas festivas divulgadas aqui...


Até a próxima.. 

Postagens mais visitadas deste blog

COLUNA SOCIAL - Edição CCL

DESTAQUE DO DIA   Faltam 5 dias...☝💓💬💥💪💟🙋 Um dos maiores centros de compra das Américas promete ter também o maior blackfriday com mais de 100.000 produtos com desconto de até 70%: PREPARE-SE!!!

COLUNA SOCIAL - Edição CCLVII

D E S T A Q U E  SoHo AD é a mais nova novidade do GEP para a nossa cidade...

COLUNA SOCIAL - Edição CCLXVI

D E S T A Q U E