Pular para o conteúdo principal

REFERÊNCIA INTERNACIONAL: TRATADO DE ITAIPU COMPLETA 47 ANOS

A “engenharia diplomática” garantiu tratamento equânime entre dois países independentes e solucionou questões de fronteira que perduravam há mais de um século.
Os diretores-gerais de Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna (Brasil) e Ernst Ferdinand Bergen Schmidt (Paraguai), levando adiante um tratado que que completa 47 anos e une Brasil e Paraguai como uma só força de desenvolvimento.

A lei que rege a Itaipu Binacional completa 47 anos neste domingo, dia 26 de abril. Assinado em 1973, o Tratado de Itaipu é considerado uma referência em acordos binacionais, por ter viabilizado a construção da maior geradora de energia do planeta, a usina de Itaipu, empreendimento que pertence igualmente ao Brasil e ao Paraguai.
Assinado pelos então presidentes Emílio Garrastazu Médici (Brasil) e Alfredo Stroessner (Paraguai), o tratado é resultado de vários anos de estudos e entendimentos diplomáticos. Um dos mais importantes foi a Ata do Iguaçu, assinada em 1966, formalizando o interesse dos dois países de estudarem e explorarem conjuntamente o potencial hidrelétrico do Rio Paraná. 
O modelo definido no Tratado teve participação decisiva do jurista Miguel Reale. A “engenharia diplomática” dos representantes dos ministérios das Relações Exteriores garantiu tratamento equânime entre dois países independentes e solucionou questões de fronteira que perduravam desde o fim da Guerra do Paraguai.
Com a proximidade do 50º aniversário, em 2023, aproxima-se também o prazo para a revisão do Anexo C, a parte financeira do acordo. A discussão sobre as novas bases financeiras da sociedade entre Brasil e Paraguai na empresa caberá aos governos dos dois países.

“E é pelo mesmo espírito fraternal da binacionalidade que buscaremos, sempre, o diálogo permanente, caminhando para uma relação cada vez mais profícua entre brasileiros e paraguaios, sócios no empreendimento energético mais bem-sucedido do mundo”, afirmou o diretor-geral brasileiro da usina, general Joaquim Silva e Luna. “Sem esse entrosamento, ao longo de décadas, a Itaipu Binacional não seria o sucesso que é desde o seu projeto.”

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

COLUNA SOCIAL - Edição CCXLVII

DESTAQUE DO DIA

COLUNA SOCIAL Foz em Destaque, Edição LXVI

Sexta-feira, 30 de Abril de 2021 Editoria:  DAS GRAÇAS Redação:  MARCO FREIRE PAMELA SILVA DESTAQUE Continua neste fim de semana a FEIRA DE LOUÇAS DO LIONS Também no GDia , o jornal diário de Foz... "Muita luz é como muita sombra: não deixa ver." (Carlos Catañeda) Dia do Ferroviário Dia Internacional do Jazz Dia Nacional da Mulher Quando se comemora o Dia Nacional da Mulher, homenagem à DAS GRAÇAS , pioneira do colunismo social em Foz, vivendo um dia de musa em Mulinari Cabeleireiros. ALANA DUARTE KUMM ANDERSON SIGNOR ÂNGELA ZANATTA DENIS ALBERTO CABRAL DR. LIN LI PING DR. MARCOS SZPAK MARTINS IVETE SIEBEL JULIA BIASE JULIO CERQUEIRA BEBA KAWANNA SOUZA LUCIVANI BOIAN Médico oftalmologista DR. MARCOS SZPAK MARTINS , comemorando idade nova hoje Empresário JÚLIO CERQUEIRA , aniversariante... Sempre destaque em nossa história, ÂNGELA ZANATTA assoprando velinhas... DR ADEMAR MONTORO, proeminente advogado de nossa sociedade, preparando-se para em breve ser homenageado pela Câmara ...