Pular para o conteúdo principal

FOZXCORONAVIRUS: HMCC SE PREPARA PARA PODER REALIZAR TESTES RÁPIDOS

Expectativa é que credenciamento saia o mais cedo possível para ajudar Foz e outros oito municípios da região no enfrentamento da doença.
“A  partir desse serviço, o Centro de Medicina Tropical poderá ajudar os  municípios na decisão de medidas com base num mapeamento epidemiológico real dos casos do novo coronavírus em Foz”, explica o responsável pelo CMT, Robson  Delai. 

Já nos próximos dias, o Centro de Medicina Tropical (CMT) do Hospital Ministro  Costa  Cavalcanti,  mantido  pela  usina  de Itaipu, deverá estar habilitado  a  fazer  testes  rápidos  para  detectar o novo coronavírus. O serviço estará disponível para toda a área de abrangência da 9ª Regional de Saúde,  que  compreende uma população de aproximadamente 400 mil pessoas. O teste  rápido  (PCR Real Time) permite diagnosticar ou descartar a covid-19 em menos de 24 horas. Foz do Iguaçu tem cinco casos confirmados da doença e outros 104 suspeitos.
O  Centro  de  Medicina  Tropical  atende aos requisitos previstos em decreto   assinado   pelo  governador  Carlos  Massa  Ratinho  Júnior  para credenciamento  no Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública, o que permitirá  ter autorização para fazer os testes rápidos da covid-19. Toda a documentação  para o credenciamento será enviada até esta sexta-feira, 27, ao Laboratório Central do Estado (Lacen).
O responsável pelo CMT, Robson  Delai.  lembra  ainda que  houve mudanças nos protocolos de saúde de classificação do novo coronavírus. Agora, apenas em casos de internamento o exame para a covid-19 será liberado pela Vigilância Sanitária.
A  expectativa  é  que  o credenciamento saia o mais rápido possível, para  o  hospital  ajudar  Foz  do  Iguaçu  e  outros  oito  municípios  no enfrentamento da doença. Os outros municípios são Itaipulândia, Medianeira, Matelândia,  Missal,  Ramilândia,  Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu.
Covid-19 e dengue
O  CMT  é a única planta da América Latina adaptada para fazer exames em  material  genético tanto de humanos como de animais, dentro do conceito de  saúde  única.  No  combate  à  dengue,  o  serviço  do  centro tem isso imprescindível.  Foz  do  Iguaçu tem cerca de 19 mil notificações e 3,7 mil casos confirmados da doença.
De  acordo  com  o diretor-superintendente do HMCC, Fernando Cossa, a habilitação  para  o  exame  rápido do coronavírus facilitará o controle da doença na região.
O  Hospital  Ministro  Costa Cavalcanti montou uma estrutura especial para  o  enfrentamento  do novo coronavírus e também de apoio à prevenção e combate  à  dengue.  O  HMCC  doou  máscaras cirúrgicas descartáveis para o Hospital Municipal e também vai fornecer monitores multiparamétricos. Esses aparelhos  médico-hospitalares servem  para monitorar os sinais vitais dos pacientes.   Eles   possuem  alarmes  sonoros  e  visuais  que  alertam  os profissionais  para  qualquer  risco  relacionado  ao  estado  de  saúde do paciente.
Com uma nova ala exclusiva para casos do novo coronavírus, o hospital também  conta  com  estrutura  para internamento de pacientes com dengue. O HMCC   mantém   atendimento   médico   24  horas  e  realização  de  exames laboratoriais  para  esses  casos. A unidade funciona no Centro Clínico, na Avenida Parati, 737, na Vila A.
O  diretor-geral  brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, reforça  a  preocupação da usina e suas fundações com a saúde da população. “Nossa  missão,  como  muitos  já  sabem, vai além de gerar energia limpa e renovável e garantir o desenvolvimento do Brasil e Paraguai. Une fronteiras e trata do bem-estar da nossa gente.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

Visitas do Embaixador Jorge Geraldo Kadri e da Consulesa Siham Harat - Homenagem Atef Manah

E dando sequência aos eventos de boas vindas ao S.S. Jorge Geraldo Kadri, Embaixador do Brasil no Líbano e à Sra. Siham Harati , Consul Honorária do Brasil no Líbano, em visita à Tríplice Fronteira, a família Manah uniu-se a outros núcleos árabes da Tríplice Fronteira para homenagearem os ilustres visitantes. A ocasião serviu também para homenagear Atef Manah, ilustre pioneiro que esteve em tratamento de saúde por 7 longos meses em São Paulo, e que retornou em muito boa forma. Isto foi motivo de alegria não só para a comunidade árabe, mas também para os muitos amigos que a família Manah conquistou nestes mais de 50 anos de trabalho pelo desenvolvimento de nossa região. Bem vindo Sr Atef!!!! Presenças de autoridades religiosas, da prefeita interina de Foz, autoridades diplomáticas e de membros proeminentes da comunidade árabe trinacional.  Parabéns Marcelle Ghieh pela primazia na condução do cerimonial do evento, e a equipe do Mabu, cuidando de cada detalhe do evento.