Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA REFORÇA CAMPANHA FICA EM CASA FOZ

Campanha Fica em Casa Foz: um apelo pela vida...
O prefeito Chico Brasileiro e o vice-prefeito e secretário de saúde Nilton Bobato reforçaram hoje (28), durante o programa de rádio Foz em Ação, as recomendações para que todos cumpram o isolamento social necessário para conter a rápida disseminação do coronavírus, seguindo orientação da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde.
O prefeito também pediu a união de toda a população e a compreensão do empresariado neste momento. “Não é vontade nossa estar com tudo parado, sabendo que isso prejudica a comunidade como um todo. Mas é uma realidade que temos que enfrentar. Até agora estamos acertando, dando uma resposta muito positiva neste enfrentamento. Na saúde a gente não tem que pagar pra ver, nós temos que agir preventivamente. Quero pedir a compreensão de todos, porque se errarmos agora, poderemos ter um prejuízo muito maior para as empresas. Temos que ter essa responsabilidade, esse olhar técnico”, afirmou.

Brasileiro relembrou que o município tem 121 casos suspeitos de coronavírus em análise, o que impede, neste momento, uma avaliação mais concreta da situação. “Até quarta-feira, nós teremos o resultado de todos os pacientes que fizeram o exame em Foz. Não podemos tomar nenhuma decisão sem saber se o vírus está circulando em Foz, e se temos ou não transmissão comunitária. Em cima desses exames, anunciaremos um plano mais detalhado, de como e quando será essa retomada”, adiantou o chefe do executivo.
Além disso, o município aguarda o credenciamento do Centro de Medicina Tropical, da Itaipu, ser autorizado para fazer os testes rápidos para Covid-19. A Unila (Universidade Federal da Integração Latino Americana) também busca este credenciamento para fazer os testes em até 6 horas no laboratório do Hospital Municipal.
Enfrentamento
A posição técnica médica segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde, considerando a importância do isolamento. Fabiana Aidar Fermino, Médica Hematologista e Professora de Medicina da Unila, destaca que é fundamental reforçar a informação. “A quarentena está ajudando muito, mas é necessário manter o rigor”.
Chefe do Departamento de Clínica Médica do Hospital Municipal, o médico Luiz Fernando Zarpelon destacou que um dos reais problemas do Coronavírus é ser transmitido muito facilmente. “Assim, o número de doentes cresce de maneira rápida, fazendo com que os hospitais não sejam capazes de internar adequadamente todos os pacientes que necessitam. Isso prejudica os pacientes, que não recebem o tratamento que receberiam se os serviços não estivessem superlotados".

Isolamento social como estratégia
Vários países têm adotado o isolamento social. Desta forma, o número de casos novos cresce mais lentamente e permite que o sistema de saúde (público ou privado) atenda a todos os pacientes adequadamente, evitando a superlotação. Além disso, o isolamento social também protege as pessoas de risco (como idosos e pessoas com doenças crônicas) para que não sejam expostas ao vírus, uma vez que seus familiares (igualmente em isolamento) também não estão expostos.

Assintomáticos também podem estar doentes
“Não há estratégia de identificar os pacientes que carregam o vírus, mas não estão doentes (os chamados “assintomáticos”). Assim, não há como garantir o isolamento de todas as pessoas que transmitem o vírus. As sociedades médicas nacionais e internacionais recomendam fortemente que os brasileiros se mantenham em casa com o mínimo de contato possível com outras pessoas. É uma forma de garantir a saúde de nossos amigos, colegas, companheiros, pais e avós”, explica Zarpelon.
Atuação conjunta no Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus
O Hospital Municipal, Prefeitura de Foz, o curso de Medicina da Unila ea  Câmara Municipal de Foz do Iguaçu tem trabalhado conjuntamente no enfrentamento ao Coronavírus. “Para os casos necessários realizamos testes e tratamentos imediatos. Graças a grande adesão da nossa população e às medidas de isolamento social, os setores assistenciais do Hospital têm conseguido dar o atendimento adequado a todas as pessoas que nos procuram”, afirma Dr. Zarpelon.

Seja solidário: campanha reforça atuação de Foz contra o coronavirus
A Prefeitura de Foz, em parceria com o  34º Batalhão de Infantaria Mecanizado e entidade Cáritas, esta arrecadando alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal, para distribuir entre as comunidades carentes do município. Você pode doar em alimentos ou em dinheiro.
Para quem quer doar alimentos: O ponto de arrecadação é o 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado - Avenida República Argentina, 593 – De segunda a sexta das 8h às 12 horas. .
Para quem quer  em dinheiro: A entidade Cáritas disponibilizou sua conta bancária. A entidade fará a gestão dos recursos que serão integralmente destinados para a compra de alimentos e materiais de limpeza e higiene.
Cooperativa Sicredi
Número banco: 748
Agência: 0710
Conta corrente: 65679-8
CNPJ: 75.423.897/0001-65
Outras informações: Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos e de Relações com a Comunidade - Telefone:  (45) 3572-0057

(Texto: AMN e CMFI)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

Visitas do Embaixador Jorge Geraldo Kadri e da Consulesa Siham Harat - Homenagem Atef Manah

E dando sequência aos eventos de boas vindas ao S.S. Jorge Geraldo Kadri, Embaixador do Brasil no Líbano e à Sra. Siham Harati , Consul Honorária do Brasil no Líbano, em visita à Tríplice Fronteira, a família Manah uniu-se a outros núcleos árabes da Tríplice Fronteira para homenagearem os ilustres visitantes. A ocasião serviu também para homenagear Atef Manah, ilustre pioneiro que esteve em tratamento de saúde por 7 longos meses em São Paulo, e que retornou em muito boa forma. Isto foi motivo de alegria não só para a comunidade árabe, mas também para os muitos amigos que a família Manah conquistou nestes mais de 50 anos de trabalho pelo desenvolvimento de nossa região. Bem vindo Sr Atef!!!! Presenças de autoridades religiosas, da prefeita interina de Foz, autoridades diplomáticas e de membros proeminentes da comunidade árabe trinacional.  Parabéns Marcelle Ghieh pela primazia na condução do cerimonial do evento, e a equipe do Mabu, cuidando de cada detalhe do evento.