Pular para o conteúdo principal

PRÉ-CONFERÊNCIAS DA 3ª CONFERENCIA MUNICIPAL DE TURISMO GERAM MAIS DE 300 PROPOSTAS

Pré-conferências reuniram 250 participantes, entre empresários, lideranças do trade, professores, estudantes e trabalhadores (Foto Marcos Labanca)
Etapas de participação direta da comunidade, as cinco pré-conferências de turismo reuniram 250 participantes e mais de 300 propostas para o fortalecimento do setor. O último evento foi nesse sábado, 24, no auditório da Fundação Cultural, para toda a população iguaçuense. 
A segunda pré-conferência foi destinada ao setor empresarial de Foz - foto Christian Rizzi
Os encontros elegeram aproximadamente cem delegados que terão direito a voz e a voto na 3ª Conferência Municipal de Turismo. As propostas reunidas serão sistematizadas pela comissão organizadora e submetidas aos grupos temáticos e à plenária final da conferência, no dia 28 de setembro.
Integrantes de organizações da sociedade civil organizada participaram das diversas pré-conferências
O Secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla destacou o envolvimento dos diferentes segmentos que participaram e contribuíram para a mobilização. “O resultado foi muito positivo, pois as cinco pré-conferências foram participativas e propositivas”, enfatizou.
“A cidade atendeu ao nosso convite para pensar o turismo e planejar a Foz que queremos para 2020-2030”, apontou. “Tivemos uma grande união do trade turístico, empresários de diferentes ramos, professores e estudantes, trabalhadores e da comunidade toda”, sublinhou Piolla.
Para o vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Licério Santos, as pré-conferências promoveram a reflexão e contribuíram com propostas que serão determinantes para o futuro do turismo. Ele disse que os resultados das proposições serão verificados no dia a dia da cidade. 

“Sentimos que a missão foi cumprida e só temos a agradecer a efetiva participação da comunidade e das instituições”, afirmou Licério. “Durante as pré-conferências foram reunidos insumos e subsídios que fortalecerão o Plano Municipal de Turismo, que irá nos guiar pela próxima década.”

Diálogos
Vice-presidente do Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares) e do Fundo Iguaçu, Camilo Rorato ressaltou que as pré-conferências proporcionaram o debate de propostas a partir de olhares diferentes. Ele ainda mencionou a importância do turismo para a economia do município.

“Essa discussão é essencial para comungarmos pontos de vistas diferentes e propostas”, frisou. “O turismo move a cidade inteira, traz recursos, gera emprego e renda. É importante enredar todos os segmentos na elaboração de um plano de dez anos para o setor”, avaliou.

Governança
Para o gerente-geral do Complexo Turístico Itaipu, Yuri Benites, os encontros preparatórios à Conferência de Turismo possibilitaram refletir sobre a governança no turismo. Ele também reforçou a importância de se reunir diferentes públicos para abordar amplamente a indústria turística.

“Esse diálogo nos aproxima da realidade, permite a reflexão sobre demandas desse complexo segmento que é o turismo”, relatou. “Foi possível pensar processos de governança para fortalecermos a gestão em busca do melhor destino para o turista e para a comunidade de Foz”, finalizou.

Experiência
Para Stela Penga, que trabalha na bilheteria do Parque Nacional do Iguaçu, sua participação em uma das cinco pré-conferências permitiu o acesso a uma “explosão de ideias”. Estudante do quarto ano do curso de Turismo na Unioeste/Foz, ele pôde articular teoria e prática no grupo de trabalho.

“Foi uma experiência maravilhosa. Tive a oportunidade de expor minhas ideias a profissionais e empresários com larga trajetória e me senti bem à vontade”, revelou. “Foi uma troca de informações e posições que enriquecerá minha atuação profissional no turismo”, contou. 

Acessibilidade
Representante da Associação dos Deficientes Visuais de Foz do Iguaçu (Adevifoz) no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Maria Alzeneide Araújo defendeu a pauta da acessibilidade e turismo. Com ela estava Aparecida Farias, que integra a equipe da Adevifoz de goalball, esporte praticado por pessoas com deficiência visual.

“Nos sentimos acolhidas em nosso grupo de discussão, onde defendemos a acessibilidade para que pessoas com deficiências possam vivenciar a cidade plenamente”, analisou Maria. “Destinos acessíveis também atraem cada vez mais visitantes. Temos exemplos disso em cidades do Brasil”, ponderou.
Pré-conferências reuniram empresários, lideranças do trade, professores, estudantes e trabalhadores.
Última pré-conferência foi sábado, 24, para toda a população iguaçuense.
Professores e estudantes da Unioeste participaram das pré-conferências.



Realização
As pré-conferências e a conferência são realizadas pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo. Participam da mobilização o Fundo Iguaçu, Visit Iguassu, universidades e outras instituições da Gestão Integrada do Turismo.


(Grampo Comunicação. Fotos: Marcos Labanca)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

Visitas do Embaixador Jorge Geraldo Kadri e da Consulesa Siham Harat - Homenagem Atef Manah

E dando sequência aos eventos de boas vindas ao S.S. Jorge Geraldo Kadri, Embaixador do Brasil no Líbano e à Sra. Siham Harati , Consul Honorária do Brasil no Líbano, em visita à Tríplice Fronteira, a família Manah uniu-se a outros núcleos árabes da Tríplice Fronteira para homenagearem os ilustres visitantes. A ocasião serviu também para homenagear Atef Manah, ilustre pioneiro que esteve em tratamento de saúde por 7 longos meses em São Paulo, e que retornou em muito boa forma. Isto foi motivo de alegria não só para a comunidade árabe, mas também para os muitos amigos que a família Manah conquistou nestes mais de 50 anos de trabalho pelo desenvolvimento de nossa região. Bem vindo Sr Atef!!!! Presenças de autoridades religiosas, da prefeita interina de Foz, autoridades diplomáticas e de membros proeminentes da comunidade árabe trinacional.  Parabéns Marcelle Ghieh pela primazia na condução do cerimonial do evento, e a equipe do Mabu, cuidando de cada detalhe do evento.