O concurso está aberto a trabalhos de crianças de 11 a 13 anos, que preparam os cartazes com auxílio dos professores, coordenadores e a direção das escolas envolvidas. Não poucas as vezes acontecem exposições nas escolas, a fim de que a família prestigie o trabalho concluído.
A nível local, após a elaboração dos trabalhos nas escolas, é realizada uma votação para escolher um cartaz ganhador, que receberá uma premiação.
O cartaz vencedor é levado para uma competição a nível distrital, onde todos os Lions participantes do distrito se reúnem para votar novamente em um cartaz. Já nesta fase do concurso, o escolhido é levado então para uma competição a nível internacional, promovendo assim a arte e a paz entre as crianças a nível mundial.
Por mais de três décadas os Lions clubes de todo o mundo têm patrocinado orgulhosamente o Concurso Internacional do Cartaz sobre a Paz do Lions em escolas e grupos de jovens.
Carlos Maciel, presidente do Lions Foz do Iguaçu Cataratas, relata que “O objetivo do Lions com o concurso é fazer com que as crianças pensem sobre a paz quando estão fazendo os desenhos, elas passam a ver o seu mundo sob essa ótica e vão conversar sobre o tema com os pais e discutir sobre isso nas salas de aula.”
O concurso é realizado anualmente pela entidade Lions, direcionado para alunos de escolas ou grupos de jovens organizados com idades entre 11 e 13 anos. O prêmio a nível mundial é o valor de US$ 5 mil (dólares) e uma viagem internacional para a cerimônia de premiação.
O trabalho não deve conter colagens, letras ou números e os dados do candidato devem estar atrás da folha. Os critérios são originalidade, mérito artístico e expressão do tema.
Os candidatos competem em diversos níveis. Inicialmente em nível local, no qual o melhor aluno da cidade vence e ganha prêmios, como ingressos para atrativos, almoços, entradas para cinema, jantares, dentre tantos.
Em seguida, os vencedores desta fase, terão a oportunidade de competir em nível regional, entre distritos. Por fim, competem em nível internacional, no qual será decidido o grande vencedor.
Uma comissão julgadora, composta por artistas e professores de artes, também dará o seu parecer sobre o melhor trabalho. E os 3 cartazes mais votados serão premiados, além de sorteio de brindes para os demais participantes. No entanto, todos participantes receberão um certificado de participação e medalhas de honra ao mérito.
O Concurso irá escolher o melhor cartaz que irá representar a cidade na etapa Sul, disputando com cartazes de outras escolas do Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Caso seja escolhido, este trabalho irá representar o Brasil na etapa internacional, concorrendo com mais de 100 países. O vencedor do grande prêmio internacional receberá US$ 5.000 e uma viagem para a cerimônia de premiação especial que acontece na sede na ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York.
Para esta etapa, em Foz do Iguaçu, os trabalhos devem ser entregues até 01/10/2021.
Comentários
Postar um comentário