Pular para o conteúdo principal

COLUNA SOCIAL Foz em Destaque - Edição CLVIII - Especial Dia dos Pais

DESTAQUE DO DIA
Homenagens à papais ilustres...

Coluna Social diária da Foz em Destaque
Projeto Gráfico Ana Carvalho
Apoio Editorial Mariana Costa



José de Alencar foi um famoso escritor, dramaturgo, jornalista, advogado e político brasileiro. É um dos maiores representantes da corrente literária Indianista, que valoriza o índio, o colocando como herói da história, e também o principal escritor do Romantismo, no geral. Suas principais obras são O guarani (1857), Iracema (1865) e Ubirajara (1874). Nascimento: 1 de maio de 1829, Fortaleza, Ceará Falecimento: 12 de dezembro de 1877, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro Fonte: eBiografia


DIA DOS PAIS - Você sabia...

O Dia dos Pais é celebrado em várias regiões do mundo, mas em datas diferentes. Atualmente, tal como o dia das mães, o dia dos pais é uma das datas mais prestigiadas no mundo como um todo e no Brasil, em especial. Entretanto, pouco se sabe sobre a origem dessa data.
No Brasil, ela é comemorada no segundo domingo de agosto, mas já foi comemorada fixamente no dia 16 desse mesmo mês. Nos Estados Unidos e em várias outras nações, a data é comemorada no terceiro domingo de junho; em Portugal e Espanha, em 19 de março; na Rússia, no dia 23 de fevereiro. Mas qual é a razão dessas diferenças?

Origem da comemoração nos Estados Unidos
O dia dos pais passou a ter repercussão mundial a partir do início do século XX, quando a data foi institucionalizada nos Estados Unidos da América. Os Estados Unidos comemoraram pela primeira vez o dia dos pais em 19 de junho de 1910. Tal data foi escolhida a partir da sugestão de uma moça chamada Sonora Louis Dodd, que quis homenagear seu pai, William Jackson Smart.

Smart era um veterano da Guerra Civil Americana que, após a morte da esposa, teve que criar sozinho Sonora e os outros filhos. A homenagem de Sonora começou em 1909, em sua cidade, Spokane, no estado de Washington. O dia em questão, 19 de junho, era a data de nascimento de seu pai. O gesto simples da moça acabou por mobilizar muitas pessoas da mesma cidade a fazer o mesmo tipo de homenagem. De Spokane, a prática alastrou-se para outros estados dos EUA.

Entretanto, em 1966, houve uma alteração na comemoração da data em decorrência de outros fatores. Do dia 19 de junho, a comemoração passou para o terceiro domingo de junho. Em 1972, o presidente Richard Nixon declarou o terceiro domingo de junho como o dia oficial da comemoração do dia dos pais. Essa data foi adotada como modelo por vários países ocidentais.

Origem da comemoração no Brasil
No Brasil, o dia dos pais só foi comemorado pela primeira vez em 1953, no dia 16 de agosto. Ao contrário do que ocorreu nos EUA, essa data não foi pensada como forma de homenagem local e simples, que se alastrou depois, sem planejamento. Na verdade, ela foi pensada por um publicitário chamado Sylvio Bhering, à época diretor do jornal O Globo e da rádio homônima.

O objetivo de Bhering era tanto social quanto comercial. A tentativa inicial foi associar a data ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, que é comemorado em 16 de agosto, no calendário litúrgico da Igreja Católica, já que a população brasileira era predominantemente constituída de católicos. No entanto, nos anos seguintes, a data também foi deslocada para um domingo, o segundo domingo do mês de agosto – e assim permanece até hoje.

O caso particular de outros países
Há o caso de outros países nos quais o dia dos pais está relacionado com aspectos culturais muito específicos. É caso, por exemplo, de Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras, que o comemoram em 19 de março. Isso ocorre porque tais países, também de tradição católica, associam o dia dos pais ao dia de São José, esposo de Maria.

Um caso curioso é o da Rússia, que celebra o dia dos pais em 23 de fevereiro. O motivo é o fato de que esse dia também é reservado à comemoração do Dia do Defensor da Pátria Local – data celebrada desde 1919. As duas datas acabaram por se entrelaçar.


Ela não está na foto, mas está presente também nesta homenagem, e foi quem me enviou esta exclusividade de foto, obrigado Faten Nasser. Presentes, o homenageado, papai ARMANDO NASSER, com os filhos Sami, Lorena e Luna Nasser.

JUCA RODRIGUES, presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, receb e homenagem da esposa Tere Anschau, e dos filhos Eduarda, Bruno, e a caçula Júlia Gabriela.

O jornalista CLÁUDIO DALLA BENETTA recebe homenagem da esposa também jornalista, Patrícia Iunovich, pelo pai maravilhoso que é...

Empresário EDILSON MOURA ANDRADE sendo homenageado pela esposa Luíza Mello, e os filhos Lucas e Gabriel Andrade.

O empresário FRANCISCO ROMÃO, homenageado pela esposa Marlene Frizon, e os filhos Andressa e Fabrício Romão.

A filhona Enoeli (foto)  e a irmã Edineide, homenageiam seu papai LAUDELINO ALVES PEREIRA, em seu dia...

O filhos Shirley, Ney Patrício (foto), Valmir, Rui, Paulo  e Noeli, homenageiam o papai DIVO. E a esposa Lucinei e a filha Laíza, homenageiam o papai NEY PATRÍCIO...

Olha o Joãozinho aiii...Ele se junta à mamãe, médica Dra. Erika  Capobianco para homenagearem o paizão, médico cirurgião plástico DR GUSTAVO CAPOBIANCO
.
E o nosso prefeito CHICO BRASILEIRO:Esta foto recebi da nossa primeira dama e secretária municipal de saúde, Rosa Jerônymo, para junto com os filhos João e Caio, homenagearem o papai .

Não perca a conta, são 4 filhos maravilhosos nesta homenagem:Ademar Montoro Filho, Flávia, Fabiana e Fernanda, junto com a mãe Cida, que homenageiam DR ADEMAR MONTORO, um pai-herói, e marido querido.

Por falar em pai ilustre, CARLOS SILVA é pai de 3 lindos filhos, André, Alessandro e a da foto, no meio, que é a Maria Luiza, juntos com a mamãe Rosane homenageiam o paizão maravilhoso...

Duas gerações de papais, JOÃO VIANEI NUNES, e MAICKE BERNI, homenageados também pela Jânia e sua filha Luanna, além da esposa Senira Ribeiro, e neto João Flávio Nunes Berni...

Homenagem em dose dupla novamente: DR ACIR DO PRADO, e o filho também papai, FÁBIO HAUAGGE DO PRADO, recebendo nossa homenagem da mamães Rosicler e Pryscilla.

Outro pai felizardo, empresário MARCELO BOTTEGA, recebendo homenagem da esposa Wanda, e do filhos Bruno e Amanda.

O pai-avô CAMILO RORATO, recebe homenagem através desta foto enviada pela esposa Maria de Lourdes Rorato, pelo pai, avô, marido maravilhoso que é, parabéns por seu dia...

ADALBERTO ANTAO DA CUNHA, Empresário - ParkFoz Steakhouse/Black Bill Smokehouse

ALEX HUSSEIN, Empresário

 


RODRIGO GALO, Empresário

Árbitro de IDSC (tiro defensivo). Esp. em D. Penal e Proc. Penal. Mestre em Direito.

RONISE TEMP, Empresária - Procad Plotagens e Treinamentos

SOLÂNGELA FRANZEN, Diretora de Escola - Escola Mun. Altair Ferrais da Siva "ZIZO"

SORAYA VILALBA PANIAGUA, Sociedade (Morando em Nova Iorque)



Clique FOZ EM DESTAQUE HIGH SOCIETY CLUB , cadastre-se em nosso banco de dados e tenha o seu aniversário e datas festivas divulgadas aqui, brilhe conosco em nossa coluna social...
Até a próxima.. 

Postagens mais visitadas deste blog

COLUNA SOCIAL - Edição CCXLIV

DESTAQUE DO DIA

COLUNA SOCIAL - Edição CCL

DESTAQUE DO DIA   Faltam 5 dias...☝💓💬💥💪💟🙋 Um dos maiores centros de compra das Américas promete ter também o maior blackfriday com mais de 100.000 produtos com desconto de até 70%: PREPARE-SE!!!

COLUNA SOCIAL - Edição CCLV

D E S T A Q U E  SoHo AD é a mais nova novidade do GEP para a nossa cidade...