Pular para o conteúdo principal

CENTRAL DE ATENDIMENTO "VOLUNTÁRIOS PRÓ-SAÚDE" DE ATENÇÃO AO COMBATE AOS SINTOMAS DA COVID -19 SEGUE ATENDENDO EM FOZ

Projeto tem o objetivo de prestar atendimento a pessoas sintomáticas em estágios iniciais, para reduzir o impacto da pandemia

A Central de Atendimento Covid-19 de Foz do Iguaçu foi organizada por voluntários da sociedade civil, a CACFI é formada por médicos, empresários, empreendedores e profissionais liberais para auxiliar no enfrentamento à doença.

CACFI visa reduzir o impacto da pandemia na população e nos serviços de saúde 

O projeto tem como objetivo prestar atendimento voluntário aos pacientes em estágios iniciais da covid-19 e com sintomas leves, com queixas há no máximo três dias, com a finalidade de reduzir o impacto da pandemia na população e nos serviços de saúde.

Foi possível fazer um balanço consistente dos trabalhos da Central de Atendimento Covid-19 quando o movimento completou 3 meses, ainda em junho deste ano. Conforme o último boletim semanal do CACFI, foram 2.026 chamadas recebidas, 1.248 consultas realizadas e 929 pacientes que receberam medicamentos.

O informe periódico trouxe na ocasião, ainda outros indicadores: 187 pacientes sem prescrições (somente orientações) e 64 retornos de consultas (médicos). Em relação aos internamentos com subtotais, houve 21 desde 31 de março, sendo que desses foram registradas 15 altas, duas pessoas atendidas que se encontravam hospitalizadas até 19 de junho e quatro óbitos.

Todo o projeto da CACFI tem por base a defesa de três valores essenciais ao contexto da saúde humana: a autonomia médica em consonância com o parecer do Conselho Federal de Medicina 04/2020, o direito de escolha para todo cidadão e/ou paciente, e o uso de medicamentos off-label, ou reposicionados, com efeitos antivirais.

A coordenadora-geral do projeto, Mariangela Lückmann, explica que “a CACFI demonstra na prática a quarta hélice, a sociedade civil, mobilizada de modo sadio, voluntário e solidário, funcionando de modo harmônico em benefício de toda a sociedade da região de Foz e entorno. A CACFI é, em essência, um projeto em defesa da cidadania por meio do Movimento Voluntários Pró-Saúde de Foz”.

Tira dúvidas
Coordenador-geral de Saúde da CACFI, o médico João Ricardo Yamasita destaca o aspecto inteiramente voluntário do projeto. “Todos os integrantes da Central de Atendimento Covid-19 são 100% voluntários. Todos são doadores de seu tempo, de seus talentos e/ou de seus recursos, integrando esforços pacificamente, por liberdade pessoal, com intuito de fazer o seu melhor para todos”, afirma.

Mariangela Lückmann esclarece que “todos os atendimentos são realizados por telessaúde, desde o agendamento, consulta, entrega de prescrições médicas por delivery na residência do paciente, gratuitamente, até o acompanhamento da evolução do quadro de saúde de cada indivíduo”. Veja mais abaixo as orientações gerais e canais de contato.

Informações importantes
Quando funciona?
A Central de Atendimento Covid-19 de Foz do Iguaçu funciona nos seguintes dias e horários: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 20h. Aos sábados, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Observação: a CACFI não atende em regime de plantão.

Como funciona o agendamento da consulta médica?
O agendamento da consulta via tele-saúde segue protocolos da equipe voluntária e é realizado com a maior brevidade possível, considerando a disponibilidade de agenda.

A CACFI faz atendimento presencial?
Não. Todas as fases do processo de atendimento são realizadas por telemedicina, desde o agendamento até a consulta médica e a pós-consulta.

Na CACFI, o atendimento à covid-19 é feito com "kit" de medicamentos?
Não existe um "kit covid-19". Na CACFI, os pacientes são atendidos via telemedicina, por médicos voluntários que avaliam individualmente cada caso, para decidir a melhor conduta terapêutica.

Se eu precisar de medicamentos, a CACFI fornecerá gratuitamente?
Sim. Após a consulta médica e a prescrição dos médicos voluntários da CACFI, os medicamentos prescritos serão fornecidos gratuitamente aos pacientes que declararem não possuírem condições de arcar com o seu tratamento.

Onde posso retirar os medicamentos prescritos pelos médicos voluntários?
A CACFI não funciona como farmácia. O paciente que não possuir condições financeiras para arcar com o tratamento receberá os medicamentos prescritos pela equipe médica do projeto em sua residência, gratuitamente, na cidade de Foz do Iguaçu. O paciente que puder custear seu tratamento será atendido gratuitamente, recebendo a prescrição médica imediatamente por e-mail para realizar a compra dos medicamentos indicados.

Central de Atendimento Covid-19 de Foz do Iguaçu
Telefone e WhatsApp: (45) 3198-599

www.voluntariosprosaudefoz.com.br

Instagram: voluntariosprosaudefoz

Facebook: voluntariosprosaudefoz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

08 de março- SÉRIE MULHERES EMPODERADAS da FOZ EM DESTAQUE

E L A S  são muitas e estão estrategicamente distribuídas em todos os lugares, afinal, elas hoje em dia estão empoderadas e fazendo acontecer em todos os setores. E para homenagear as     M U L H E R E S     na semana em que se comemorar o     D ia I nternacional da M ulher , escolhemos algumas destas representantes ilustres das MULHERES EMPODERADAS DE NOSSA REGIÃO TRINACIONAL. Parabéns MULHERES!!! Gabriela e sua mãe Cláudia Pritsch Kersting , empresária... Isabel Cristina , empresária e sua filha, Giovanna Salvatti Rafagnin , relações pública...  Marisa Amari e a mãe Divina Caneppele... Rosa Jeronymo , Primeira Dama do Município e Secretária Municipal de Saúde do Município. O Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março, e apesar de sua importância não é considerado um feriado nacional. Das Graças , nossa mentora e pioneira do Colunismo Social em nossa cidade... Jornalista Patrícia Iunovich, Diretora de Comunicação Social da Usina de Itaipu Ânge

Dê cores a Foz e concorra a prêmios

Promoção artística celebra o centenário da cidade Vários pontos da cidade são mostrados no mapa. Que tal usar a sua veia artística para ganhar prêmios? Participe da promoção Vamos Pintar Foz do Iguaçu 100 Anos para concorrer a tablets, bicicletas, videogames e aparelhos de celular, além de homenagear a cidade em seu centenário. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, com apoio da Sanepar, governo do Estado, Vital Engenharia, Lojas MM, Acifi, Mabu Thermas e realização Rádio Cultura e Gazeta do Iguaçu. Para participar, basta retirar o mapa da cidade em uma das empresas parceiras e caprichar nas cores. Os trabalhos finalizados podem ser entregues até o dia 30 de outubro na sede da Rádio Cultura, do jornal Gazeta do Iguaçu ou em qualquer loja MM. Nesses locais também é possível retirar o desenho para colorir. Não há limite de idade: é possível se inscrever nas categorias Infantil (até 7 anos), Infantojuvenil (até 12 anos), Juvenil (at