COLUNA SOCIAL Foz em Destaque, Edição XLIII

  COLUNA SOCIAL - Veiculada também no jornal diário GDIA

Editoria: DAS GRAÇAS
Redação: MARCO FREIRE

DESTAQUE

Lançamento do livro conta a história do Coletivo Educador em Foz do Iguaçu.

(Coluna do dia 07 de Abril, Quarta-feira, de 2021)

"É melhor conquistar a si mesmo do que vencer mil batalhas."
(Buda)

Quem foi Buda? Sidarta Gautama, é popularmente chamado de Buda ou Buddha. Ele nasceu em Lumbini no Nepal e morreu em Kushinagar naÍndia, Foi um príncipe de uma região no sul do atual Nepal que, tendo renunciado ao trono, se dedicou à busca da erradicação das causas do sofrimento humano e de todos os seres, e desta forma encontrou um caminho até ao "despertar" ou "iluminação". 


Dia do Corretor
Dia do Médico Legista
Dia Mundial da Saúde

Dia do Jornalista e do Jornalismo
O Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril, foi instituído em 1931, por decisão da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), como homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos em 1830. O profissional participou de diversas lutas a favor da independência do Brasil. Além disso, Badaró era proprietário do jornal Observador Constitucional e um dos principais motivadores da liberdade de imprensa. Líbero Badaró teve uma morte misteriosa, mas, segundo a história, inimigos políticos atentaram contra a sua vida. O falecimento dele causou descontentamento à população e culminou na abdicação do trono de Dom Pedro I justamente no dia 7 de abril de 1831.

Dia Internacional para Reflexão do Genocídio de 1994 contra os Tutsi em Ruanda
O dia 7 de abril é marcado pelas Nações Unidas como o Dia Internacional de Reflexão Sobre o Genocídio de 1994 Contra os Tutsis no Ruanda. Há 27 anos, mais de um milhão de pessoas, na grande maioria tutsis, mas também hutu moderados, twa e outros que se opuseram ao genocídio, foram sistematicamente assassinados em menos de três meses, no país da África Ocidental.

Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola
No dia 7 de abril de 2011, ocorreu um dos mais chocantes atentados dentro de uma escola brasileira. O ex-aluno Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, invadiu a escola municipal Tasso da Silveira, no bairro do Realengo, Rio de Janeiro. Armado, cometeu dispararos contra os alunos dentro de uma das salas de aula. No ataque matou doze estudantes com idade entre 12 e 15 anos, além de ter deixado outros 20 feridos. O atirador, que havia sido vítima de bullying quando aluno daquela escola em sua adolescência, cometeu suicídio logo após a ação. Esta data, que ficou conhecido no país como o Massacre do Realengo, foi escolhida como o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, por meio do Projeto de Lei 3015/11 do deputado Artur Bruno (PT-CE). Segundo o autor do projeto, a criação da data teria como objetivo alertar as escolas sobre a importância de combater e de saber lidar com os casos de violência que surgirem.


Dr. Ali Barizi, médico cardiologista
Alicia Ramirez
Eduardo Olímpio Gabriel, empresário
Harry Daijó, ex-prefeito de Foz
João Carlos Ferreira, Lions Clube Foz do Iguaçu Cataratas
Jorge Barbeta, Engenheiro Civil AEFI
Licério Santos, diretor do Foztrans
Mac Fernandes, publicitário e professor da UDC

Parabéns para Licério Santos, diretor do Foztrans

Também aniverasariando, Mac Fernandes, publicitário e professor da UDC

Dr. Ali Barizi, médico cardiologista


Lançamento de Livro do Coletivo Educador
O livro lançado conta a história do Coletivo Educador em nossa cidade. Os fundadores: em pé, da esquerda para a direita: ROSELI DAHLEM, SUELLEN, ROSELI BARQUEZ, LUCIANA.  Sentados: ROSANI, JOÃO PAULO, ANA CRISTINA

Entrega de Kit de Jogos 
O Lions Clube  Foz do Iguaçu Cataratas, através de seu presidente, LUIS AUGUSTO ZAGUETO, em parceria com o SESC PR, entregou kits de Jogos de tabuleiro para a Irmã Lourdes. Estes kits serão distribuidos paa as crianças da Vila União. 

Mauro Picini
O apresentador e colunista social MAURO PICINI, radicado em Toledo, mas cidadão de Foz por coração, aniversariou em 02 de abril, claro, com muita alegria e felicitações pela data. Ele merece...

I N A U G U R A
Após uma apresentação memorável às autoridades, amigos e parceiros, a Cell Shop Duty Free abre suas portas para o público amanhã, 8 de abril, no shopping Catuí Palladium.
Com certeza quem for conferir vai se surpreender com o que vai encontrar, tudo no padrão que a Cellshop já oferece em Ciudad del Este, agora ainda mais perto de você...