Pular para o conteúdo principal

ENCONTRO DOS PRESIDENTES DO BRASIL E DO PARAGUAI EM FOZ DO IGUAÇU REFORÇA PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO BINACIONAL

Em visita a Foz do Iguaçu, Bolsonaro reforça bom relacionamento com o Paraguai
Presidentes visitaram as obras da Ponte da Integração, que ligará os dois países. Expectativa é que a inauguração da estrutura aconteça em maio de 2022.

Presidentes Jair Bolsonaro e Mario Abdo Benitez durante a visita às obras da Ponte da Integração; (Foto: Alan Santos/PR)

O presidente Jair Bolsonaro encerrou seu ciclo de visitas ao Paraná, no ano de 2020, nesta terça-feira (1º), na cidade de Foz do Iguaçu. Em sua quarta visita à cidade desde o início do mandato, Bolsonaro se encontrou com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez, e juntos visitaram as obras da Ponte da Integração, projeto financiado pela Itaipu Binacional.

O bom relacionamento entre os dois países foi destacado por Bolsonaro. “Nosso excelente relacionamento só pode produzir frutos como esse. É um orgulho para nós estarmos participando dessa obra de integração entre Brasil e Paraguai. Quando algo é feito para o Paraguai, também é feito para o Brasil, porque queremos vizinhos fortes, que possam cada vez mais somar conosco”, reforçando o compromisso das nações com a os valores da democracia e liberdade.
Foto: Kiko Sierich/Itaipu Binacional

Foto: Kiko Sierich/Itaipu Binacional

A comitiva presidencial chegou ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu às 9h30 e foi recepcionada pelo diretor-geral brasileiro da usina de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, e pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior. Também foram convidados para o encontro bilateral, pelo lado brasileiro, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; o ministro da Casa Civil Walter Braga Netto; deputados, secretários e os diretores da Itaipu Binacional.

Foto: Kiko Sierich/Itaipu Binacional

Bolsonaro e Marito chegaram ao Marco das Três Fronteiras às 10h30. No local, receberam informações sobre o andamento das obras, cumprimentaram trabalhadores e posaram para fotografias. Em seguida, assistiram a um filme produzido pela Itaipu Binacional contextualizando a obra da ponte no âmbito das demais obras em que a binacional vem investindo. “Nossas obras são todas integradas e tem como objetivo maior deixar um legado para a população de toda a região”, disse o general Silva e Luna.

Foto: Kiko Sierich/Itaipu Binacional

O engenheiro André Toledo, do consórcio Ponte Foz - Construbase/ Cidade/ Paulitec, falou sobre o desafio que está sendo construir uma das maiores obras do país na atualidade. “Tecnicamente, ela está exigindo o que há de melhor na engenharia, muito controle, tecnologias novas e uma equipe muito especializada. São engenheiros experientes e também gente nova, que está aprendendo para trabalhar no futuro da nossa nação” afirmou.

Reunião
A segunda parte da visita aconteceu no Hotel Recanto, onde os presidentes participaram de uma reunião de trabalho e, em seguida, de um almoço oferecido em nome do presidente e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, para o presidente da República do Paraguai e a primeira-dama, Silvana López Moreira de Abdo. (Foto Patrícia Iunovich - Itaipu Binacional)

Quarta visita a Foz
Esta foi quarta visita de Bolsonaro à fronteira e a sexta ao Paraná durante o exercício de seu mandato. A primeira viagem a Foz foi em fevereiro de 2019, para a posse do general Joaquim Silva e Luna como diretor-geral brasileiro da Itaipu; a segunda, em maio do mesmo ano, para o lançamento da pedra fundamental da Ponte da Integração; e em agosto de 2020, para o lançamento da pedra fundamental da duplicação da Rodovia das Cataratas.

Este foi o terceiro encontro entre Bolsonaro e Marito em Foz do Iguaçu – os outros dois foram na posse do general, na Itaipu, e no lançamento da pedra fundamental da Ponte, em 2019.

A Ponte
(Imagem ilustrativa do projeto)

Com mais de 40% das obras concluídas, a Ponte da Integração Brasil - Paraguai, no Rio Paraná, é uma obra do governo federal, com gestão do governo do Paraná (por meio do Departamento de Estradas de Rodagem – DER) e recursos da Itaipu Binacional. Do tipo estaiada, a ponte terá 760 metros de comprimento, com vão-livre de 470 metros – o maior da América Latina -, e 40 metros de largura. O investimento total é de aproximadamente R$ 463 milhões. A obra deve ficar pronta em maio de 2022.

Postagens mais visitadas deste blog

Amigas de Das Graças promovem rifa de jóias em apoio ao trabalho e memória da colunista social e fotógrafa

Tudo começou ainda durante a pandemia. Com os trabalhos do filho Marco Antonio pautados em eventos e turismo, as dificuldades claro bateram na porta, e além da venda de um dos automóveis que a família tinha, algo mais precisava ser feito para quitar os compromissos e dívidas inerentes de um ano praticamente sem trabalho, em casa, Das Graças e seu filho Marco. Este grupo de amigas conta que mesmo em vida, Das Graças pensava em usar as joias para ajudar nas despesas domésticas e de saúde. No entanto, a saúde da colunista se agravou e sobreveio o internamento e a cirurgia.  Pensando em se desfazer de alguma forma de peças de joias que tinha enquanto presente nas festas de nossa sociedade, Das Graças acionou sua estimada amiga, Sílvia Rodrigues, para que a ajudasse na empreitada, o que foi de pronto atendida.  As joias -  As três peças que serão rifadas, eram relíquias da família  que ela ostentava nas grandes festas da sociedade que participava, ao longo da gloriosa carreira de colunismo

COLUNA SOCIAL Foz em Destaque - Edição CLXXVIII

DESTAQUE DO DIA Aniversários

32 anos da AgroShopping, agora com duas lojas para estar mais pertinho de você

🎁Aniversário da AgroShopping! 🥳 A AgroShopping comemorou 32 anos de muitos sonhos, projetos e realizações. São mais de três décadas de dedicação e trabalho em equipe para proporcionar um padrão de qualidade único. A AgroShopping não para: depois de inaugurar sua primeira filial, a AgroShopping República, trouxe uma programação especial para comemorar seus 32 anos de história. Com ações focadas no cliente, um dos pontos alto da programação foi o lançamento do Cartão AgroShopping: com o Cartão  AgroShopping, suas compras valem dinheiro... Confira as Promoções de Aniversário: Linha de Cristais Murano e de Flores Permanentes com descontos de 30%. TODA a loja com 10% de descontos*! Linha Pet: Carrinhos, Transporte, Roupinhas, com 20% de desconto. Além disto, tivemos o DIA DA HORTA, que contou com a presença dos técnicos da Isla, uma das maiores fábrica de semente do país, que trouxeram técnicas e inovação com os produtos da marca que representam, o público A-DO-ROU!!! E o lado humano e de