Pular para o conteúdo principal

ORDEM DO CAMINHO DE SANTIAGO RECEBE NOVOS MEMBROS EM NOSSA REGIÃO

FOZ DESTINO DO MUNDO • 16/09/2018
Em evento inédito no Brasil, Ordem do Caminho de Santiago recebe novos membros
Foz do Iguaçu recebeu o XVII Capítulo Extraordinário da Ordem do Caminho de Santiago. No evento, inédito no Brasil, foram concedidas comendas de Cavaleiro e Dama da Ordem de Santiago para novos membros de vários países. Um dos homenageados com o título foi o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Marcos Vitório Stamm. O prefeito Chico Brasileiro também participou do ato e recebeu a Medalha de Ouro da instituição.

Acompanharam a cerimônia oficial, aberta pela Banda do 34 Batalhão de Infantaria Motorizado, no Mabu Thermas Grand Resort, a governadora do Paraná, Cida Borghetti, que também é Dama da Ordem do Caminho, o diretor da Termatalia e vice-presidente Executivo da Ordem do Caminho de Santiago, Alejando Rubin Carballo, o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla (ambos Cavaleiros da Ordem), a primeira-dama e secretária de Direitos Humanos, Rosa Maria Jeronymo de Lima, o deputado Federal Alex Canziani, o ex-diretor Geral de Itaipu, Luiz Fernando Viana, o senador, Francisco José Fernandez, da Espanha, o vereador Jorge Pumar, a deputada Ana Vallarin, ambos de Ourense, na Espanha, além de empresários e autoridades municipais.

O Secretário de Turismo, Desenvolvimento e Projetos Especiais Gilmar Piolla, acompanha o agora ordenado prefeito de Foz Chico Brasileiro e a governadora Cida Borgetti

Foz do Iguaçu recebeu o XVII Capítulo Extraordinário da Ordem do Caminho de Santiago. No evento, inédito no Brasil, foram concedidas comendas de Cavaleiro e Dama da Ordem de Santiago para novos membros de vários países. Um dos homenageados com o título foi o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Marcos Vitório Stamm. O prefeito Chico Brasileiro também participou do ato e recebeu a Medalha de Ouro da instituição.

Visita_ao_monumento_Nossa_Senhora

A Ordem de Santiago é supranacional e existe desde o ano 1175, quando foi instituída por Afonso VIII de Castela e aprovada pelo Papa Alexandre III. Atualmente são 1.163 cavaleiros e damas da Ordem do Caminho de Santiago, espalhados por 25 países. A maioria dos membros foi condecorada pelos relevantes serviços no turismo.


Ato_lançamento_Rota_da_Fé

Na cerimônia, realizada no último sábado (15), 19 pessoas de vários países receberam a comenda. Além de Marcos Stamm, da Itaipu, também foram homenageados com a honraria o empresário Altino Voltolini, o cônsul da Itália em Ciudad Del Este (Paraguai), Armando Nasser, o coordenador do Festival de Turismo, Paulo Angeli e a fundadora da Guarda Mirim em Foz do Iguaçu, Leia Leoni Viana, que é mãe do ex-diretor-geral de Itaipu, Luiz Fernando Viana. Ele é cavaleiro da Ordem e já percorreu o Caminho de Santiago sete vezes.

" A honraria faz com que você enxergue o significado do caminho do bem, buscando fazer mais para melhorar a vida das pessoas, Quem faz o caminho do bem, não aprende de uma hora para outra. Se você recebeu essa honraria, você pratica o bem, e isso aumenta a obrigação de continuar fazendo com muita responsabilidade", afirmou Stamm.



Irmandade

O prefeito Chico Brasileiro foi condecorado com a Medalha de Ouro da Ordem de Santiago. Ele agradeceu a honraria e destacou a realização do evento em Foz. " Essa medalha representa a irmandade dos membros da Ordem com Foz do Iguaçu. Estou muito honrado e quero agradecer a todos participantes que visitaram nossa cidade e que multipliquem os momentos vividos nos atrativos para amigos de outros países", disse.


Significado

Para Piolla, o título de cavaleiro ou dama da instituição tem um significado especial. " A investidura tem um significado que extrapola a honraria. Não é um título para pendurar na parede, é algo que vale para toda a vida, pois assume-se o compromisso de praticar o bem e defender o Caminho de Santiago, mas também a partir de agora defender o Caminho da Fé, que liga Itaipulândia, Missal e Santa Helena ou defender o Caminho do Iguaçu, que ligará Foz a Cascavel pela ciclovia em torno do Parque Nacional", comentou.



Rota da Fé vai impulsionar turismo da região Oeste

Os membros da Ordem do Caminho participaram na manhã do último sábado, 15, do lançamento da Rota Turística Caminho ao Lago de Itaipu - Rota da Fé, no Monumento de Nossa Senhora Aparecida, em Itaipulândia. O projeto é uma iniciativa da Itaipu Binacional, em parceria com a Adetur e os municípios de Santa Helena, Missal e Itaipulândia. 

A ideia é fomentar o turismo religioso e cultural, atraindo romeiros, ciclistas e cavaleiros. O trajeto de 75 quilômetros tem início no Monumento do Cristo, em Santa Helena, passa pelo monumento de São Pedro, em Missal até chegar a estátua de Nossa Senhora Aparecida (Itaipulândia).

Após a visita ao atrativo religioso, os membros da Ordem conheceram o Itaipuland Hot Park, complexo que engloba parque aquático com água termal, resort, Spa, hotel e linha cosmética. Uma das atrações do local é o primeiro Spa de Caverna da América Latina.


Leia_Viana_foi_homenageada_com_o_titulo
Fotos: Christian Rizzi

Postagens mais visitadas deste blog

Amigas de Das Graças promovem rifa de jóias em apoio ao trabalho e memória da colunista social e fotógrafa

Tudo começou ainda durante a pandemia. Com os trabalhos do filho Marco Antonio pautados em eventos e turismo, as dificuldades claro bateram na porta, e além da venda de um dos automóveis que a família tinha, algo mais precisava ser feito para quitar os compromissos e dívidas inerentes de um ano praticamente sem trabalho, em casa, Das Graças e seu filho Marco. Este grupo de amigas conta que mesmo em vida, Das Graças pensava em usar as joias para ajudar nas despesas domésticas e de saúde. No entanto, a saúde da colunista se agravou e sobreveio o internamento e a cirurgia.  Pensando em se desfazer de alguma forma de peças de joias que tinha enquanto presente nas festas de nossa sociedade, Das Graças acionou sua estimada amiga, Sílvia Rodrigues, para que a ajudasse na empreitada, o que foi de pronto atendida.  As joias -  As três peças que serão rifadas, eram relíquias da família  que ela ostentava nas grandes festas da sociedade que participava, ao longo da gloriosa carreira de colunismo

COLUNA SOCIAL Foz em Destaque - Edição CLXXX

DESTAQUE DO DIA

Postagens COLUNA SOCIAL - Edição CXCI

DESTAQUE DO DIA