Pular para o conteúdo principal

ROTA BEIRA PARQUE DE CICLISMO É INAUGURADA




ITAIPU • 24/09/2018

Passeio ciclístico marca a inauguração de mais 26 km da 




Um passeio ciclístico na manhã desse domingo (23) simbolizou a inauguração do terceiro trecho da Rota Beira Parque, entre Céu Azul e Santa Tereza do Oeste. Cerca de 800 ciclistas de vários municípios da região participaram do evento. Eles percorreram os 26 quilômetros da nova pista, que recebeu canaletas para contenção da água da chuva e pavimentação com cascalho. A largada foi no Posto de Informação e Controle (PIC), em Céu Azul.




A iniciativa é da Itaipu Binacional, em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetur) e os oito municípios lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu (PNI), no Oeste do Paraná.



Antes da pedalada, houve um ato simbólico de inauguração da via com a presença de autoridades locais – entre elas, o prefeito de Santa Tereza do Oeste, Élio Marciniak (Kabelo), e o de Céu Azul, Germano Bonamigo. A Itaipu foi representada pelo diretor de Coordenação, Newton Kaminski; pelo coordenador de Turismo, Emerson Orsini Ferrari; e pelo advogado Luciano Veras, da Assistência da Diretoria Geral Brasileira.



Houve também um café da manhã, com muitas frutas, sucos e água, além do sorteio de brindes. O plantio simbólico de três Ipês completou as atividades. A proposta é que seja feita uma “cortina” de Ipês ao longo dos 26 km da pista.

“Estamos preparando uma via para ser referência no cicloturismo internacional, com toda a infraestrutura e segurança para ciclistas, cavaleiros e caminhantes”, destacou Kaminski. “Vocês, municípios e grupos de ciclistas, são nossos maiores incentivadores.”

A Rota

Depois de pronta, a Rota Beira Parque terá 220 km e ligará Foz do Iguaçu a Cascavel, margeando o PNI e passando por propriedades rurais e ambientes com muitas belezas naturais. O caminho conecta os municípios de Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Céu Azul, Serranópolis do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu.



Com mais esse trecho inaugurado, já são 80 km prontos. O trajeto inicial, de 44,5 km, em Cascavel, foi inaugurado em março. O de Foz do Iguaçu, considerado trecho final, com 10 km de extensão, ficou pronto em junho. A previsão é que a pista completa seja finalizada até junho de 2019.

A Rota Beira Parque faz parte do projeto Caminhos do Iguaçu, que surgiu há pouco mais de seis meses e prevê uma série de ações para criar novas alternativas de turismo dentro do PNI.

Segundo Kaminski, a Itaipu já fez a licitação para contratar as empresas responsáveis para fazer a comunicação e sinalização ao longo da via. “Teremos pontos estratégicos para área de descanso e pontos de paradas. Ela será toda georreferenciada, para que ninguém se perca”, disse.

A primeira etapa das obras custará cerca de R$ 6,5 milhões. Desse montante, 70% é custeado pela Itaipu Binacional e os outros 30%, pelos municípios. Na segunda fase, de acordo com Kaminski, haverá o incentivo para a iniciativa privada construir pousadas e restaurantes O trabalho está sendo coordenado pela Superintendência de Obras da Itaipu.

Ciclismo, esporte que cresce

Ciclistas experientes e novatos de vários municípios da região participaram do passeio desse domingo. Rose e a filha Laila Tartari começaram a pedalar há pouco mais de dois meses. Elas fazem parte de um grupo que cresce a cada dia: a “turma do pedal”, pessoas que descobrem o gosto pelo ciclismo e se tornam entusiastas deste esporte.

“Somos de Céu Azul e não tínhamos local para pedalar, a não ser na BR 277. Agora, ganhamos um incentivo. Teremos um espaço seguro para passear”, disse Rose.

Cristiano Czekay coordena o Grupo Pedal Sul, de Cascavel. Eles foram em 19 ciclistas. “Tenho certeza que esta pista atrairá ciclistas de várias partes do Brasil e do mundo. O cicloturismo ganhou muito com essa rota.”

Arlênio Boaroli é do grupo STI Bikers. Eles foram de Santa Terezinha de Itaipu a Céu Azul em 25 ciclistas. “O ciclismo é um dos esportes que mais crescem no país. Nossa região está se tornando referência nessa modalidade. Estamos felizes por termos uma pista com uma infraestrutura tão completa.”

Autoridades

Também participaram a vice-prefeita de Santa Tereza do Oeste, Ivanir Pauli; a prefeita de Santa Terezinha do Iguaçu, Neide Corrente; o diretor de Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Carlos Baptison; o gerente executivo do Sesc Medianeira, Guilherme Masson Vital; o presidente da Adetur, Jadir Darlan; e representantes das associações ciclísticas dos municípios da região e da Força Verde.



SEMANA DE INCENTIVO AO CICLISMO É INCLUÍDA NO CALENDÁRIO DE EVENTOS DO MUNICÍPIO
Lei sancionada pelo prefeito Chico Brasileiro visa incentivar e difundir o uso da bicicleta como meio alternativo de transporte
POR AMN

O prefeito Chico Brasileiro sancionou a Lei nº 4.660 que inclui a Semana Municipal de Incentivo ao Ciclismo no calendário oficial de eventos da cidade. O objetivo é incentivar e difundir o uso da bicicleta, tanto na forma de exercício físico quanto meio alternativo de transporte ecologicamente correto. 



As atividades alusivas a Semana Municipal de Incentivo ao Ciclismo acontecerão anualmente no mês de agosto, quando é comemorado o Dia Nacional do Ciclista (19).  O evento também promove a conscientização sobre a prática de esportes como instrumento de qualidade de vida, o respeito mútuo entre ciclistas, motoristas e pedestres, e a busca por soluções que viabilizem a construção de vias exclusivas para os ciclistas, trazendo assim melhorias para o trânsito. 



Para o chefe de gabinete Karl Stoeckl, a criação de um calendário específico contribui para o fortalecimento do esporte e do uso da bicicleta como meio de transporte. “É um incentivo especialmente para que novas pessoas passem a usar a bicicleta, melhorando a mobilidade do município e contribuindo com a saúde e o bem estar da população", afirma.

Stoeckl lembra que no Plano de Mobilidade Urbana, elaborado pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Prefeitura, o uso da bicicleta já é apontado como uma das propostas para a melhoria da mobilidade na região. “Nosso plano, que foi aprovado recentemente e protocolado no Ministério das Cidades, já prevê o uso da bicicleta como meio alternativo de transporte. Teremos campanhas para incentivar o uso da bicicleta e reduzir a circulação de veículos, dando prioridade para as bikes e o transporte coletivo”, adiantou



No decorrer da semana comemorativa, o município empreenderá esforços no sentido de articular, mobilizar e sensibilizar a sociedade civil, através de campanhas de conscientização e políticas públicas que promovam a massificação do uso de bicicletas em benefício do trânsito, do meio ambiente e da saúde pública. 



O Poder Público Municipal também poderá promover ou apoiar o desenvolvimento de atividades, programas e eventos alusivos à data comemorativa de que trata a Lei. 

Fotos Christian Rizzi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê cores a Foz e concorra a prêmios

Promoção artística celebra o centenário da cidade Vários pontos da cidade são mostrados no mapa. Que tal usar a sua veia artística para ganhar prêmios? Participe da promoção Vamos Pintar Foz do Iguaçu 100 Anos para concorrer a tablets, bicicletas, videogames e aparelhos de celular, além de homenagear a cidade em seu centenário. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, com apoio da Sanepar, governo do Estado, Vital Engenharia, Lojas MM, Acifi, Mabu Thermas e realização Rádio Cultura e Gazeta do Iguaçu. Para participar, basta retirar o mapa da cidade em uma das empresas parceiras e caprichar nas cores. Os trabalhos finalizados podem ser entregues até o dia 30 de outubro na sede da Rádio Cultura, do jornal Gazeta do Iguaçu ou em qualquer loja MM. Nesses locais também é possível retirar o desenho para colorir. Não há limite de idade: é possível se inscrever nas categorias Infantil (até 7 anos), Infantojuvenil (até 12 anos), Juvenil (at

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

COLUNA SOCIAL - Edição CCCXII

D E S T A Q U E