Pular para o conteúdo principal

TOLEDO: Cidades Digitais tem o interesse da Itaipu

A Itaipu e a FPTI podem, futuramente, apoiar os municípios da região que forem selecionados para o Cidades Digitais, fornecendo treinamento, desenvolvendo softwares livres e repassando equipamentos. 

Os cidadãos de Toledo, no Oeste do Paraná, já estão mais integrados à aldeia global. Nesta quinta-feira (19), o diretor do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital do Ministério das Comunicações (MiniCom), Américo Tristão Bernardes, esteve no município para inaugurar a segunda Cidade Digital do Estado. A cerimônia de assinatura do termo de doação de infraestrutura à cidade foi no Centro Cultural Ondy Helio Niederauer.


A Itaipu Binacional e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) são parceiras do Cidades Digitais por meio do Programa Oeste em Desenvolvimento, podendo apoiar os municípios fornecendo treinamento, desenvolvendo softwares livres e repassando equipamentos.  “Hoje, não se pode mais dizer que governar é construir estradas. Governar é estar conectado, globalizado. E Toledo saiu na frente”, disse o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek.
Além dele e do representante do MiniCom, também participaram da cerimônia o diretor de Coordenação da Itaipu e cidadão honorário de Toledo, Nelton Friedrich; o superintendente da FPTI, Juan Sotuyo; e o prefeito de Toledo, Luis Adalberto Pagnussatt, entre outras autoridades, vereadores e servidores municipais.
Toledo foi uma das 262 localidades do país escolhidas para fazer parte da primeira fase do Cidades Digitais. “Essa participação não foi uma ‘dádiva’ do Governo Federal, e sim o resultado de um esforço do município, que tratou o projeto com seriedade e competência”, avaliou Bernardes.
“Democratizar a informação é o nosso objetivo. Queremos levar às pessoas conteúdos que transformem suas vidas”, disse o prefeito Pagnussatt. “Toledo já tem seis instituições de ensino superior e em breve teremos um campus da UFPR. Para crescer, é preciso informação e educação.”

Na prática
Toledo recebeu um anel de fibra óptica de 14 km que interliga 18 órgãos e quatro locais de acesso públicos, num investimento de R$ 680 mil que beneficiará os 128 mil moradores do município. Além do anel, a rede das Cidades Digitais viabiliza instalação de equipamentos e softwares, suporte técnico e aplicativos nas áreas de saúde, educação e gestão financeira e tributária, e pontos gratuitos de wi-fi para a população.
O objetivo do programa Cidades Digitais é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia.
Atualmente, existem 43 Cidades Digitais em funcionamento no Brasil, sendo duas no Paraná: Toledo e Ibiporã, contemplada em 2014. O programa já investiu mais de R$ 44 milhões em todo o País.
Em Toledo, a chegada da rede possibilitou diversos outros projetos, como instalação de câmeras de monitoramento, processamento rápido de infrações de trânsito e unificação de cadastros do sistema de saúde. Segundo o diretor de Informática da Prefeitura da cidade, Robson Vozniaki, a implantação trará também uma economia significativa aos cofres públicos. “Os custos com telefonia e internet devem cair mais de 50%”, estimou.









Cooperação
No dia 29 de dezembro do ano passado, o Diário Oficial da União publicou um acordo de cooperação entre Itaipu, FPTI e o Ministério das Comunicações para a instalação de um condomínio de datacenters no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de serviços de tecnologia da informação, conteúdos digitais, aplicativos e datacenters em áreas de relevância estratégica do Brasil, inclusive as regiões de fronteira.
O acordo prevê a criação de um grupo de trabalho com representantes das três instituições, para desenvolver o Programa de Incentivo a Datacenters, que visa basicamente promover a adoção ampla de serviços de tecnologia da informação; estimular a ampliação da conectividade do Parque Tecnológico Itaipu; e incentivar o desenvolvimento no Brasil de aplicativos e serviços em nuvem.
Segundo o chefe da Assessoria de Informações da Itaipu (IN.GB), Carlos Roberto Sucha, articulador do projeto por parte da binacional, futuramente os programas de Incentivo a Datacenters e o Cidades Digitais podem se correlacionar.

“Uma das nossas principais expectativas ao trazer esse condomínio é facilitar a interconexão direta, em banda larga, com os países sul-americanos, tendo em vista que, atualmente, a conexão é feita com os Estados Unidos, para depois voltar ao Brasil”, explica Sucha. “Outra é dar suporte e facilitar o desenvolvimento de programas como o Cidades Digitais em municípios da região que precisem de infraestrutura de dados e apoio técnico.”


TEXTOS E FOTOS: ASSESSORIA ITAIPU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

08 de março- SÉRIE MULHERES EMPODERADAS da FOZ EM DESTAQUE

E L A S  são muitas e estão estrategicamente distribuídas em todos os lugares, afinal, elas hoje em dia estão empoderadas e fazendo acontecer em todos os setores. E para homenagear as     M U L H E R E S     na semana em que se comemorar o     D ia I nternacional da M ulher , escolhemos algumas destas representantes ilustres das MULHERES EMPODERADAS DE NOSSA REGIÃO TRINACIONAL. Parabéns MULHERES!!! Gabriela e sua mãe Cláudia Pritsch Kersting , empresária... Isabel Cristina , empresária e sua filha, Giovanna Salvatti Rafagnin , relações pública...  Marisa Amari e a mãe Divina Caneppele... Rosa Jeronymo , Primeira Dama do Município e Secretária Municipal de Saúde do Município. O Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março, e apesar de sua importância não é considerado um feriado nacional. Das Graças , nossa mentora e pioneira do Colunismo Social em nossa cidade... Jornalista Patrícia Iunovich, Diretora de Comunicação Social da Usina de Itaipu Ânge