Pular para o conteúdo principal

Foz do Iguaçu cria Sociedade Amigos da Marinha

Carlos Sucha e Gilmar Piolla integram a primeira diretoria da entidade. Objetivo da Soamar é ajudar a difundir os valores da Marinha
Das Graças foi a primeira mulher a receber o Diploma de "Amiga da Marinha", em 1992.

Foz do Iguaçu é a 56º cidade brasileira a ter uma Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), entidade sem fins lucrativos que apoia a divulgação das ações da Marinha do Brasil. A solenidade de criação da Soamar Foz aconteceu nesta quinta-feira (26) na Capitania dos Portos do Paraná. Na ocasião, o capitão dos portos do Rio Paraná, capitão de fragata Alexandre Ernesto Corrêa Sampaio, recebeu os Amigos da Marinha e foi criada a primeira diretoria da entidade.
Participaram da solenidade quatorze pessoas que já receberam a medalha “Amigo da Marinha”, honraria entregue àqueles que ajudam a divulgar o trabalho da Marinha. Entre eles, o chefe da Assessoria de Informações de Itaipu (AI.GB), Carlos Roberto Sucha, e o superintendente de Comunicação Social (CS.GB), Gilmar Piolla. Carlos Sucha também foi eleito 2º secretário da Sociedade e Gilmar Piolla o relações públicas da entidade. O presidente da Soamar é Sérgio Lobato da Mota Machado.

Jorge Samek, eleito um dos 100 mais influentes do País, um dos "Amigo da Marinha"...
Sérgio Lobato Machado, presidente da SOAMAR.
Amigos da Marinha
Desde 1973, a Marinha vem contemplando pessoas da sociedade civil com a medalha “Amigos da Marinha”. Até hoje, 57 pessoas receberam a honraria na região Oeste do Paraná. O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, foi agraciado em 2008. O superintendente de Segurança Empresarial (SE.AD), Rogel Abib Zattar, recebeu a medalha em 2009.
 “São pessoas com as quais temos uma relação muito próxima”, explica o capitão Alexandre Sampaio. “O coronel Sucha é nosso interlocutor com a Itaipu e, com Piolla, trabalhamos na regata da Marinha e em campanhas de distribuição de brinquedos nas comunidades carentes”.
Para Sampaio, é muito importante o apoio dos Amigos da Marinha para difundir à sociedade civil valores da Marinha. Segundo ele, cabe à Sociedade Amigos da Marinha de Foz do Iguaçu ajudar, na região, a divulgar uma mentalidade marítima, ou seja, que as pessoas possam entender a importância do mar para a economia e desenvolvimento do País.

Gilmar Piolla, eleito o relações pública da entidade, também "Amigo da Marinha".
“Vivemos em um país com um litoral imenso e repleto de vias navegáveis, é fundamental que as pessoas entendam a importância de valorizarmos e preservarmos este patrimônio”, afirmou. “Quem entende a importância do mar entende também a importância da Marinha”, concluiu Sampaio.





Postagens mais visitadas deste blog

Amigas de Das Graças promovem rifa de jóias em apoio ao trabalho e memória da colunista social e fotógrafa

Tudo começou ainda durante a pandemia. Com os trabalhos do filho Marco Antonio pautados em eventos e turismo, as dificuldades claro bateram na porta, e além da venda de um dos automóveis que a família tinha, algo mais precisava ser feito para quitar os compromissos e dívidas inerentes de um ano praticamente sem trabalho, em casa, Das Graças e seu filho Marco. Este grupo de amigas conta que mesmo em vida, Das Graças pensava em usar as joias para ajudar nas despesas domésticas e de saúde. No entanto, a saúde da colunista se agravou e sobreveio o internamento e a cirurgia.  Pensando em se desfazer de alguma forma de peças de joias que tinha enquanto presente nas festas de nossa sociedade, Das Graças acionou sua estimada amiga, Sílvia Rodrigues, para que a ajudasse na empreitada, o que foi de pronto atendida.  As joias -  As três peças que serão rifadas, eram relíquias da família  que ela ostentava nas grandes festas da sociedade que participava, ao longo da gloriosa carreira de colunismo

COLUNA SOCIAL Foz em Destaque - Edição CLXXX

DESTAQUE DO DIA

Postagens COLUNA SOCIAL - Edição CXCI

DESTAQUE DO DIA