Pular para o conteúdo principal

Exposições celebram o imaginário feminino no Ecomuseu

Abertura nesta quinta-feira (5) inaugurou a programação do Mês da Mulher na Itaipu Binacional

O Ecomuseu de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), inaugurou nesta quinta-feira (5) duas exposições que retratam o universo feminino: “Se fosse você”, de Nani Nogara e Malu Rebelato, e “Caleidoscópio – sonhos gravados”, de Lucie Maria Shreiner. As mostras abrem os eventos do Mês da Mulher e permanecem em cartaz até o dia 7 de junho.
A cerimônia de abertura foi marcada por apresentações artísticas e homenagens a 15 mulheres da cidade, de diferentes profissões. Uma das homenageadas foi Lucimeire Amaral de Souza, investigadora da Polícia Civil há 21 anos.

“Para mim, é um presente representar as minhas colega da polícia numa data tão representativa”, disse Lucimeire, que revelou ser apaixonada pelo trabalho. “Quando estamos em campo, não existe homem ou mulher, mas policiais”, afirmou.
“É uma honra homenagear essas mulheres que ocupam profissões que, até pouco tempo, eram restritas aos homens. Vocês são mais que vencedoras”, disse o diretor de Coordenação de Itaipu, Nelton Friedrich.
A diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff, destacou que ainda é necessário um dia ou um mês no calendário dedicado às mulheres. Ela disse acreditar que, em breve, o equilíbrio entre homens e mulheres será alcançado.
A trajetória da diretora na empresa é um exemplo. Engenheira de formação, Margaret ingressou na Itaipu na década de 1980, quando havia poucas mulheres no quadro de empegados. Evoluiu na carreira e, há oito anos, ocupa um dos cargos mais importantes empresa.
“Foco minha atuação em ações com crianças e mulheres. As crianças porque são o futuro; e as mulheres porque ainda são discriminadas”, explicou Margaret. E completou: “Nós, que somos empoderadas, precisamos ajudar as outras. Assim, seremos mais fortes.”

Sobre as mostras

Nani Nogara e Malu Rebelato, ambas de Cascavel, são as criadoras da mostra “Se fosse você”, do coletivo de artistas Duas Marias. A exposição é composta por imagens e instalações.
Os visitantes poderão participar da obra, recriando as performances das artistas. O objetivo é criar uma empatia entre público e artistas. “A mulher é forte e não desiste dos seus objetivos. É isso que procuramos retratar na nossa exposição”, disse Nani Nogara.
Na outra sala, os visitantes encontrarão 27 obras da exposição “Caleidoscópio - sonhos gravados”, da artista Lucie Maria Shreiner, de Marechal Cândido Rondon. “Por meio da xilogravura, busco retratar o lado sonhador mulher. O imaginário feminino.”
As exposições são organizadas pelo Ecomuseu em parceria com o Programa de Equidade de Gênero de Itaipu e com o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), além de outros coletivos femininos da região da Bacia do Paraná 3 (BP3).
 
Serviço
Exposições: “Se fosse você”, de Nani Nogara e Malu Rebelato, e “Caleidoscópio – sonhos gravados”, de Lucie Maria Shreiner.
Data: até 7 de junho.
Local: Ecomuseu de Itaipu (Avenida Tancredo Neves, 6001 – Foz do Iguaçu. Telefone: 0800 645-4645)
Horário: terça a domingo, das 8h às 16h30
Preços: R$ 10 (integral) e R$ 5 (meia-entrada). Entrada gratuita para moradores de municípios lindeiros, crianças de 0 a 6 anos e pessoas com deficiência. Idosos pagam meia.

Mais informações: www.turismoitaipu.com.br.

Fotos e textos: Assessoria Itaipu Binacional


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê cores a Foz e concorra a prêmios

Promoção artística celebra o centenário da cidade Vários pontos da cidade são mostrados no mapa. Que tal usar a sua veia artística para ganhar prêmios? Participe da promoção Vamos Pintar Foz do Iguaçu 100 Anos para concorrer a tablets, bicicletas, videogames e aparelhos de celular, além de homenagear a cidade em seu centenário. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, com apoio da Sanepar, governo do Estado, Vital Engenharia, Lojas MM, Acifi, Mabu Thermas e realização Rádio Cultura e Gazeta do Iguaçu. Para participar, basta retirar o mapa da cidade em uma das empresas parceiras e caprichar nas cores. Os trabalhos finalizados podem ser entregues até o dia 30 de outubro na sede da Rádio Cultura, do jornal Gazeta do Iguaçu ou em qualquer loja MM. Nesses locais também é possível retirar o desenho para colorir. Não há limite de idade: é possível se inscrever nas categorias Infantil (até 7 anos), Infantojuvenil (até 12 anos), Juvenil (at

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

COLUNA SOCIAL - Edição CCCXII

D E S T A Q U E