Pular para o conteúdo principal

Ministro Dias Toffoli participa de seminário em Foz e visita Itaipu

Presidente do TSE está na cidade para participar do seminário Direito Processual Civil nos Tribunais Superiores, que tem apoio da binacional.


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Antonio Dias Toffoli, visitou a usina hidrelétrica de Itaipu nesta sexta-feira (13). Dias Toffoli está na cidade para participar do seminário Direito Processual Civil nos Tribunais Superiores, promovido pela Escuela Judicial de America Latina (Ejal), no auditório da União Dinâmica das Faculdades Cataratas (UDC). 

Na usina, Toffoli foi recebido pelo diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, pelo diretor jurídico, Cezar Eduardo Ziliotto, e pelo superintendente de Comunicação Social, Gilmar Piolla. A chefe de gabinete do ministro no STF, Daiane Nogueira de Lira, acompanhou a visita. Ainda no Centro de Recepção de Visitantes (CRV), Toffoli assistiu ao vídeo institucional da usina e fez o plantio de uma muda de jabuticabeira.      

Em seguida, o grupo passou pelo Mirante Central, seguiu até a cota 144, ao lado dos condutos forçados, e conheceu as salas de despacho de carga e de comando central, no Edifício de Produção; também desceu até a galeria das tampas dos geradores (cota 108), o eixo da turbina (cota 92) e o antigo leito do Rio Paraná (cota 40).

Ainda na área industrial, o ministro conheceu um ponto pouco explorado até por empregados de Itaipu – uma galeria de drenagem logo abaixo da cota 56. Dias Toffoli também visitou o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e os antigos alojamentos dos barrageiros que construíram a usina.

O ministro disse que já conhecia Foz do Iguaçu, mas não Itaipu. “Realmente, nos tempos modernos, é uma das sete maiores obras do mundo. E não é só uma geradora de energia. O que verificamos aqui foi o desenvolvimento de toda uma área educacional, melhoria das condições da cidade, integração com a região e preocupação ambiental”, relacionou.
Segundo ele, o que mais chamou a atenção foi “a grandeza [de Itaipu] e verificar como aqui tudo é tão organizado. Realmente, é algo que impressiona”.
 
Seminário
Pouco antes da visita à Itaipu, Dias Tofolli, ao lado do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, e do diretor-jurídico, Cezar Ziliotto, participou da cerimônia de abertura do Seminário “O Direito Processual Civil nos Tribunais Superiores”.
O evento reúne em Foz do Iguaçu magistrados e advogados de várias partes do Brasil. Eles debatem detalhes do novo Código Processual Civil, que será sancionado na próxima semana pela presidente Dilma Rousseff.
Também estavam presentes, entre outros, o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), juiz Frederico Mendes Júnior, os desembargadores Fagundes Cunha e Clayton Maranhão e o juiz Anderson Furlan Freire da Silva.

Mudanças
Segundo o juiz federal Antônio César Bochenek, coordenador do seminário, a importância do encontro vem da necessidade de estudar os processos judiciais, tanto os que estão em andamento como os novos, já com base na atualização do código. “As configurações legais serão alteradas. Por isso, precisamos analisar como as novas ações serão avaliadas nos Tribunais Superiores, pois são esses juízes que julgarão os recursos em instância final”, explicou.
O diretor jurídico de Itaipu, Cezar Ziliotto, disse que a empresa apoia esses debates de alto nível porque permitem que advogados e acadêmicos da região tenham a oportunidade de discutir temas jurídicos importantes com os principais especialistas do País. "Eles já participaram de aulas com os magistrados que elaboram as leis, agora podem aprender também com quem vai julgá-las”, destacou.
O estudante Cleysson Machado, do 6º período de Direito, concordou com Ziliotto. “É muito bom ter a oportunidade de debater com pessoas respeitadas na área do Direito”, afirmou. E completou: “Esse é um assunto de extrema importância para a população”.

Novo Código
Depois de 42 anos, o documento que rege principalmente causas relacionadas ao cotidiano da população, como divórcio, multas de trânsito, aluguéis e inadimplência, foi reformulado. O objetivo principal do novo código é simplificar os procedimentos judiciais e eliminar etapas e, com isso, acelerar os processos em até 70%.
Os juízes Bochenek e Mendes Júnior disseram que, embora o novo Código Civil venha a trazer benefícios para a população, muitos artigos deverão ser revistos e até vetados. “Alguns pontos precisam ser melhorados”, disse Mendes Júnior.

Bochenek completou: “Depois de cinco anos de estudos, avaliamos que o novo Código melhorará a engrenagem do Direito. Mas há uma convergência de várias forças trabalhando para que vários artigos sejam vetados e ajustados”.

Fonte texto e fotos: Assessoria da Itaipu Binacional


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

ITI E ISABEL SALVATTI RAFAGNIN SE UNEM A MOISÉS E EVERTON E INAUGURAM KYLPOS BAR & COCKTAIL

Com um novo conceito de Bar e Cocktail, os empresários Iti Rafagnin, Isabel Salvatti, Moisés Barros e Everton Piovesan receberam clientes e amigos para estrear a Kylpos Bar & Cocktail. Ambientado com a temática grega com toques de tropicalismo, os empresários conseguiram trazer uma atmosfera descontraída para o bar em Foz do Iguaçu! Além de ser um ótimo lugar para ir com a família e amigos, vai funcionar como uma empresa especializada em consultorias, cursos e escola bar, buscando atender um público que deseja aprender um pouco mais sobre coquetéis e outros temas relacionados. O desejo de abrir a nova casa se tornou mais forte depois de uma viagem do casal, Iti e Isabel Rafagnin para a Grécia, após retornarem, em conversa com os empresários Moisés e Everton, o projeto se tornou realidade. O estabelecimento conta com toda a experiência do sócio Moisés, grande mestre de coquetelaria e bartender há mais de trinta anos, que trocou São Paulo por Foz do Iguaçu para leva