Pular para o conteúdo principal

Renault Zoe reforça frota de veículos elétricos da Itaipu Binacional


      A  frota  de veículos elétricos de Itaipu Binacional ganhou o reforço de  20 compactos modelo Zoe, produzido e vendido na Europa pela Renault. Os carros,  com motor 100% elétrico, chegaram a Itaipu no final de fevereiro e serão  usados  em estudos de impacto da nova tecnologia na conexão com rede eleétrica.
      O   coordenador   brasileiro   do  Programa  Veículo  Elétrico  (VE), engenheiro  Celso  Novais,  explicou  o  objetivo  do estudo é subsidiar as empresas   do   setor   elétrico  em  investimentos  em  infraestrutura  de abastecimento – ou seja, sistemas para recarregar a bateria dos veículos.
      Novais  ressaltou  que essa fase de estudo já estava prevista desde o início  do  Programa  VE,  em 2006, e a entrada da Renault como parceira de Itaipu  facilitou o trabalho, criando condições favoráveis para a aquisição dos modelos. O termo de cooperação com a montadora francesa foi assinado em outubro do ano passado.
       “Como  parceira  de  Itaipu  no  Programa VE, a Renault concordou em compartilhar   informações  estratégicas,  com  suporte  técnico,  que  nos permitirão realizar os estudos necessários”, disse.
      O  engenheiro  explicou  que as versões atuais dos veículos elétricos utilizados  na  Itaipu  têm  tecnologia  que  causa  baixo  impacto na rede elétrica  – são cargas de 8 horas, com tensão de 220 Volts e corrente de 16 amperes,   com  potência  na  ordem  de  3,7  kW,  típicas  de  uma  tomada residencial.  O  Zoe  incorpora  inovações que permitem diferentes modos de recargas, como a recarga normal, a semirrápida e a rápida, abrangendo maior variedade de potências – 3,7 kW, 7,3 kW, 22 kW, 43 kW e até 50 kW.
      “Para  que  o  resultado  dos  estudos  seja coerente com os veículos elétricos  disponíveis  no  mercado global, faz-se necessário uma avaliação combinada destas diferentes tecnologias de recarga”, ressaltou Novais.
      Com  esta aquisição, a Renault do Brasil comercializou 62 unidades de veículos elétricos no país.
      “Hoje  contamos  com  os melhores parceiros para o desenvolvimento do projeto de veículos elétricos no país, e certamente a Itaipu contribui para difusão  desta  nova  tendência de mobilidade urbana", disse Silvia Barcik, coordenadora do projeto de veículos elétricos da Renault no Brasil.
      Em 2013, além do contrato firmado entre as duas empresas, que prevê a montagem  de  32  modelos  Renault Twizy em regime SKD (Semi Knock Down, na sigla  em  inglês),  a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) adquiriu um modelo  Zoe  e  um  Twizy.  Também  a  Fedex Express adquiriu 6 unidades do Kangoo  Z.E,  hoje utilizado na entrega de encomendas em São Paulo e Rio de Janeiro.
      A Aliança Renault-Nissan lidera o segmento de veículos zero emissão e investe  4  bilhões  de  euros no desenvolvimento dessa tecnologia. Desde o início da comercialização em 2011, foram mais de 100 mil veículos elétricos
vendidos  pela  Aliança  no  mundo. Somente a Renault vendeu mais de 19 000 veículos  elétricos  em  2013  no  mundo, em um mercado que cresceu 83 % em relação a 2012.
      A  Renault,  que  traz  o desenvolvimento de tecnologia em eficiência energética  em  seu DNA, oferece a gama Z.E. (Zero Emissão), composta por 3 modelos:  Renault Zoe, Renault Twizy e Renault Kangoo Z.E. Os veículos zero emissão  estão cada  vez mais presentes no dia a dia das grandes cidades e serão   tendência.   “Acreditamos   que   o  futuro  da mobilidade  passa, necessariamente,  por  veículos  zero  emissão",  afirmou  Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.
      Frota elétrica
      Com  os  20 Zoe, a frota de veículos elétricos de Itaipu já supera 50 unidades  –  incluindo  modelos  Fiat Palio Weekend, caminhão, miniônibus e utilitário,  todos  com  motor elétrico. Outros protótipos desenvolvidos em
Itaipu  estão espalhados por todo o Brasil, em empresas do setor elétrico e parceiras do Programa VE.
       “Esse  volume de veículos, somando os Zoe e os protótipos elétricos, é necessário porque precisamos de escala para que o estudo seja validado. É o mínimo necessário para formar uma massa crítica”, concluiu Novais.
      O Renault Zoe
      O  Renault  Zoe foi lançado mundialmente em 2012, no Salão de Genebra (Suíça).  O  modelo é um hatch compacto para quatro pessoas e tem autonomia superior  a  210  quilômetros  conforme  ciclo  NEDC  (New European Driving Cycle).  Seu  motor elétrico tem potência de 88 cv e 22,4 kgfm de torque. O modelo vai de 0-100 km/h em 13 segundos. O Zoe ainda é equipado com sistema multimídia, com tela touch e comandos no volante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

Dê cores a Foz e concorra a prêmios

Promoção artística celebra o centenário da cidade Vários pontos da cidade são mostrados no mapa. Que tal usar a sua veia artística para ganhar prêmios? Participe da promoção Vamos Pintar Foz do Iguaçu 100 Anos para concorrer a tablets, bicicletas, videogames e aparelhos de celular, além de homenagear a cidade em seu centenário. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, com apoio da Sanepar, governo do Estado, Vital Engenharia, Lojas MM, Acifi, Mabu Thermas e realização Rádio Cultura e Gazeta do Iguaçu. Para participar, basta retirar o mapa da cidade em uma das empresas parceiras e caprichar nas cores. Os trabalhos finalizados podem ser entregues até o dia 30 de outubro na sede da Rádio Cultura, do jornal Gazeta do Iguaçu ou em qualquer loja MM. Nesses locais também é possível retirar o desenho para colorir. Não há limite de idade: é possível se inscrever nas categorias Infantil (até 7 anos), Infantojuvenil (até 12 anos), Juvenil (at