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Renault Zoe reforça frota de veículos elétricos da Itaipu Binacional


      A  frota  de veículos elétricos de Itaipu Binacional ganhou o reforço de  20 compactos modelo Zoe, produzido e vendido na Europa pela Renault. Os carros,  com motor 100% elétrico, chegaram a Itaipu no final de fevereiro e serão  usados  em estudos de impacto da nova tecnologia na conexão com rede eleétrica.
      O   coordenador   brasileiro   do  Programa  Veículo  Elétrico  (VE), engenheiro  Celso  Novais,  explicou  o  objetivo  do estudo é subsidiar as empresas   do   setor   elétrico  em  investimentos  em  infraestrutura  de abastecimento – ou seja, sistemas para recarregar a bateria dos veículos.
      Novais  ressaltou  que essa fase de estudo já estava prevista desde o início  do  Programa  VE,  em 2006, e a entrada da Renault como parceira de Itaipu  facilitou o trabalho, criando condições favoráveis para a aquisição dos modelos. O termo de cooperação com a montadora francesa foi assinado em outubro do ano passado.
       “Como  parceira  de  Itaipu  no  Programa VE, a Renault concordou em compartilhar   informações  estratégicas,  com  suporte  técnico,  que  nos permitirão realizar os estudos necessários”, disse.
      O  engenheiro  explicou  que as versões atuais dos veículos elétricos utilizados  na  Itaipu  têm  tecnologia  que  causa  baixo  impacto na rede elétrica  – são cargas de 8 horas, com tensão de 220 Volts e corrente de 16 amperes,   com  potência  na  ordem  de  3,7  kW,  típicas  de  uma  tomada residencial.  O  Zoe  incorpora  inovações que permitem diferentes modos de recargas, como a recarga normal, a semirrápida e a rápida, abrangendo maior variedade de potências – 3,7 kW, 7,3 kW, 22 kW, 43 kW e até 50 kW.
      “Para  que  o  resultado  dos  estudos  seja coerente com os veículos elétricos  disponíveis  no  mercado global, faz-se necessário uma avaliação combinada destas diferentes tecnologias de recarga”, ressaltou Novais.
      Com  esta aquisição, a Renault do Brasil comercializou 62 unidades de veículos elétricos no país.
      “Hoje  contamos  com  os melhores parceiros para o desenvolvimento do projeto de veículos elétricos no país, e certamente a Itaipu contribui para difusão  desta  nova  tendência de mobilidade urbana", disse Silvia Barcik, coordenadora do projeto de veículos elétricos da Renault no Brasil.
      Em 2013, além do contrato firmado entre as duas empresas, que prevê a montagem  de  32  modelos  Renault Twizy em regime SKD (Semi Knock Down, na sigla  em  inglês),  a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) adquiriu um modelo  Zoe  e  um  Twizy.  Também  a  Fedex Express adquiriu 6 unidades do Kangoo  Z.E,  hoje utilizado na entrega de encomendas em São Paulo e Rio de Janeiro.
      A Aliança Renault-Nissan lidera o segmento de veículos zero emissão e investe  4  bilhões  de  euros no desenvolvimento dessa tecnologia. Desde o início da comercialização em 2011, foram mais de 100 mil veículos elétricos
vendidos  pela  Aliança  no  mundo. Somente a Renault vendeu mais de 19 000 veículos  elétricos  em  2013  no  mundo, em um mercado que cresceu 83 % em relação a 2012.
      A  Renault,  que  traz  o desenvolvimento de tecnologia em eficiência energética  em  seu DNA, oferece a gama Z.E. (Zero Emissão), composta por 3 modelos:  Renault Zoe, Renault Twizy e Renault Kangoo Z.E. Os veículos zero emissão  estão cada  vez mais presentes no dia a dia das grandes cidades e serão   tendência.   “Acreditamos   que   o  futuro  da mobilidade  passa, necessariamente,  por  veículos  zero  emissão",  afirmou  Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.
      Frota elétrica
      Com  os  20 Zoe, a frota de veículos elétricos de Itaipu já supera 50 unidades  –  incluindo  modelos  Fiat Palio Weekend, caminhão, miniônibus e utilitário,  todos  com  motor elétrico. Outros protótipos desenvolvidos em
Itaipu  estão espalhados por todo o Brasil, em empresas do setor elétrico e parceiras do Programa VE.
       “Esse  volume de veículos, somando os Zoe e os protótipos elétricos, é necessário porque precisamos de escala para que o estudo seja validado. É o mínimo necessário para formar uma massa crítica”, concluiu Novais.
      O Renault Zoe
      O  Renault  Zoe foi lançado mundialmente em 2012, no Salão de Genebra (Suíça).  O  modelo é um hatch compacto para quatro pessoas e tem autonomia superior  a  210  quilômetros  conforme  ciclo  NEDC  (New European Driving Cycle).  Seu  motor elétrico tem potência de 88 cv e 22,4 kgfm de torque. O modelo vai de 0-100 km/h em 13 segundos. O Zoe ainda é equipado com sistema multimídia, com tela touch e comandos no volante.

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