Pular para o conteúdo principal

Furnas, Home Care e Feito Brasil ganham ouro no prêmio WEPs Brasil

A premiação foi entregue nesta segunda-feira, 31, em Curitiba. 

Prêmio terá segunda edição em 2016


Furnas Centrais Elétricas S.A., Home Care Cene Hospitallar e Feito Brasil Indústria de Produtos Artesanais Ltda. levaram ouro no Prêmio WEPs Brasil, nas categorias grande, média, micro e
pequena empresas, respectivamente. Elas estão entre as 20 organizações que se destacaram na promoção da cultura da igualdade de gênero em seus ambientes internos. A solenidade de premiação foi nesta segunda-feira (31), no Teatro Positivo, em Curitiba.

Durante a cerimônia, a diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff, idealizadora do prêmio e organizadora do evento, anunciou a realização do Prêmio WEPs Brasil 2016. “Essa segunda edição certamente irá repercutir ainda mais e, por consequência, o número de empresas participantes será ampliado”, disse Margaret.
Lena Peron, presidente da Feito Brasil, dedicou o prêmio a todas as mulheres brasileiras oprimidas. “Em um país como o Brasil ter esse reconhecimento é uma honra”, afirmou. A presidente da Home Care Cene Hospitallar, Sueli Noronha Kaiser, dedicou a premiação “a todas as mulheres presentes, vencedoras, trabalhadoras, poderosas”.

Olga Cortes Simbalista, diretora de gestão de Novos Negócios e Participações de Furnas Centrais Elétricas, falou da importância de estar representando a empresa na premiação. “É um prazer enorme estar aqui. Sou a primeira diretora de Furnas. Esse prêmio levanta questionamentos, faz dirigentes de empresas pensarem. Não tem nada melhor que o exemplo”.

Segunda edição do WEPs
Para a diretora Margaret Groff, “mais importante ainda será a possibilidade de ampliar a consciência no meio empresarial sobre a importância da equidade de gênero e do empoderamento da mulher”. E frisou: “Essa é uma luta que vale a pena, porque ela pode representar a sobrevivência das próprias empresas brasileiras e a garantia de que o País se aproximará daqueles que estão num estágio de progresso que, para nós, ainda não passa de um sonho”.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, que entregou o prêmio para Furnas, disse que a luta das mulheres só terminará quando a equidade de gênero estiver incorporada à cultura dos povos. “Cada homem e cada mulher tem um papel importante para facilitar esse processo. Na Itaipu Binacional, quando assumi o cargo de diretor-geral brasileiro, em 2003, eram raros os cargos de chefia exercidos por mulheres. Onze anos depois, a situação é bem diferente, embora ainda esteja longe do ideal. Espero que uma diretora-geral venha me substituir”.

Premiadas
Na categoria empresa de grande porte, três empresas ganharam prata: Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf, Petrobras Distribuidora S.A e KPMG Auditores Independentes. Na categoria bronze foram premiadas as empresas Dudalina, Renault do Brasil S/A e PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes. Ficaram com menção honrosa Itaú Unibanco S/A, Kimberly-Clark Brasil, Eletrobras Amazonas Energia, Masisa do Brasil Ltda. e Whirlpool.

Na categoria de médio porte, a prata foi para a empresa Apetit Serviços de Alimentação. Nessa mesma categoria levaram bronze a Cruz Vermelha Brasileira - Filial do Estado do Paraná e a empresa Cahetel-TG Comércio de Alimentos Ltda. Já a Fundação Copel de Previdência e Assistência Social e a empresa Datacoper Software Ltda. ficaram com menção honrosa.
Na categoria pequeno porte, a empresa Ecofábrica Indústria e Comércio de Produtos Ecológicos Ltda. levou bronze.
A promoção do prêmio é da Itaipu Binacional, em conjunto com o Portal Tempo de Mulher e o Espaço das Mulheres Executivas do Paraná (MEX-PR), com a parceria de diversas empresas e instituições. A iniciativa tem a chancela do Pacto Global da ONU e da ONU Mulher, criadores dos WEPs.
Solenidade

Mais de 400 pessoas acompanharam a solenidade no Teatro Positivo, apresentada pelos jornalistas Dulcineia Novaes, repórter nacional da Rede Paranaense de Comunicação, afiliada à Rede Globo no Paraná, e Jasson Goulart, editor e apresentador da RPC.
A cerimônia foi aberta com a apresentação da performance “Triskle- o Elo do Empoderamento Feminino”. A performance leva o nome de um símbolo celta - Triskle representa as tríades da vida em eterno movimento e equilíbrio, copo, mente e alma. A apresentação foi feita pelas bailarinas Thayse Luchetta, Sharon Morgenstern e Simone Hidalgo.
Ao final, foi distribuída a segunda edição do livro “Mulheres, Elas Fazem História”, da autora Mayla Di Martino. O livro traz experiências profissionais, práticas e reflexões sobre a liderança feminina.

Prestígio
Participaram da solenidade de premiação, entre outras autoridades e convidados, o conselheiro especial do Pacto Global da ONU, Fred Dubee; o presidente do Pacto Global no Brasil, Jorge Soto; a diretora da ONU Mulher, Nadine Gasman; a diretora da Global Reporting Initiative (GRI), Glaucia Térreo; a presidente do Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Samyra Crespo; o diretor do Planeta Sustentável, Caco de Paula; e a jornalista e empresária Ana Paula Padrão.

Machismo
Ana Paula Padrão, apoiadora do Prêmio WEPs, falou sobre a importância da premiação para ajudar a mudar a cultura do País, que é machista e conservadora. “Não me surpreende a pesquisa do Ipea que mostra que a maioria dos brasileiros e brasileiras acha que se a mulher se comportasse haveria menos estupros”. Este dado aparece na pesquisa sobre Tolerância Social à Violência Contra as Mulheres, divulgada no último dia 27 pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). E complementou: “Essa pesquisa é mais uma que mostra o quanto precisamos avançar no tema equidade de gênero”.

Sustentabilidade
O presidente da Rede Brasileira do Pacto Global, Jorge Sotto, lembrou que o empoderamento feminino é fundamental para a sustentabilidade das empresas e do próprio planeta. Ele elogiou e agradeceu à Itaipu Binacional, com referência específica à coordenadora de responsabilidade social, Heloisa Covolan, que também é gerente do projeto WEPs e vice-presidente do Pacto Global no Brasil.

Longo caminho
A diretora da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasmann, ressaltou que é longo o caminho para atingir a igualdade de gênero no País. “Embora no Brasil as mulheres tenham melhor formação, isso não reverte em vantagem no mercado de trabalho: a taxa de desemprego feminino é o dobro que a masculina; a desigualdade de renda é maior e elas ocupam apenas 14% dos cargos executivos”.

Desenvolvimento e paz
O conselheiro especial do Pacto Global das Nações Unidas, Fred Dubee, disse que os grandes objetivos da ONU são o desenvolvimento e a paz e que, “quando as mulheres entram com seus valores em favor dessas áreas, o resultado é outro”.

Histórico
No dia 7 de outubro de 2010, como resultado de uma luta de muitos anos, a Assembleia Geral da ONU criou a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, denominada ONU Mulheres.
O Prêmio WEPs Brasil foi lançado exatamente três anos depois, em apoio ao que preconiza a própria ONU, que considera as empresas o melhor veículo para fazer acontecer a cultura de respeito à diversidade.
A ONU já constatou que os países com maior igualdade de gênero têm maior crescimento econômico e que as empresas com mais mulheres na liderança apresentam melhor produtividade.

Aprendizado
Das 186 empresas inscritas no prêmio WEPs, 75 estavam habilitadas tecnicamente para a disputa, por atenderem pelo menos a alguns dos princípios de equidade de gênero e empoderamento da mulher. Todas as regiões do Brasil estavam representadas. Dessas, 32 chegaram à final.
Entre os sete princípios de empoderamento da mulher, constatou-se que se destacou aquele que trata da educação, formação e desenvolvimento profissional das mulheres.
Quase 90% das empresas habilitadas relataram que fazem o acompanhamento formal de desempenho de homens e mulheres, sem discriminação, e que as empregadas têm as mesmas oportunidades de treinamento.
O percentual de atendimento ao princípio de número um, que trata do comprometimento da liderança da empresa com a equidade de gênero, atingiu 68%. Nesse item, cerca de 30% das empresas apresentaram pontuação próxima à nota máxima do Princípio.
Outros dados importantes são os programas de apoio à mulher trabalhadora, desenvolvidos por essas empresas:
- na promoção e apoio às gestantes, elas relataram a ampliação da licença-maternidade de quatro para seis meses;
- citaram a participação em campanhas como a Outubro Rosa e que são feitos exames periódicos específicos para as empregadas;
- o empreendedorismo feminino é incentivado em muitas das empresas, que também aumentaram a participação de mulheres em cargos de comando.
Nesse caso, há resultados concretos: em apenas um ano, o número de mulheres no quadro geral das empresas passou de 13% para 15%. Nos cargos de gestão, a participação subiu de 14% para 21% e cargos de diretoria saiu do zero para 45%. O empoderamento da mulher é uma realidade nessas empresas.
Vale ainda destacar que 6% das 75 empresas candidatas são signatárias dos WEPs e que 11 por cento delas são signatárias do Pacto Global.

Prêmio e experiência
Em 2013, a Itaipu recebeu da ONU o WEPs Leadership Awards, o que incentivou a empresa criar o WEPs Brasil 2014, como uma forma de propagar a cultura de equidade entre as empresas brasileiras de todos os portes. Desde 2003, Itaipu tem um programa voltado para essas questões.

O WEPs consiste em sete princípios:
1. Estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero.
2. Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação.
3. Assegurar a saúde, a segurança e o bem estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras.
4. Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional das mulheres.
5. Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de abastecimento e de marketing que empoderem as mulheres.
6. Promover a igualdade através de iniciativas comunitárias e de defesa.
7. Medir e publicar relatórios dos progressos para alcançar a igualdade de genero. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

Dê cores a Foz e concorra a prêmios

Promoção artística celebra o centenário da cidade Vários pontos da cidade são mostrados no mapa. Que tal usar a sua veia artística para ganhar prêmios? Participe da promoção Vamos Pintar Foz do Iguaçu 100 Anos para concorrer a tablets, bicicletas, videogames e aparelhos de celular, além de homenagear a cidade em seu centenário. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, com apoio da Sanepar, governo do Estado, Vital Engenharia, Lojas MM, Acifi, Mabu Thermas e realização Rádio Cultura e Gazeta do Iguaçu. Para participar, basta retirar o mapa da cidade em uma das empresas parceiras e caprichar nas cores. Os trabalhos finalizados podem ser entregues até o dia 30 de outubro na sede da Rádio Cultura, do jornal Gazeta do Iguaçu ou em qualquer loja MM. Nesses locais também é possível retirar o desenho para colorir. Não há limite de idade: é possível se inscrever nas categorias Infantil (até 7 anos), Infantojuvenil (até 12 anos), Juvenil (at