Pular para o conteúdo principal

Natal das Cataratas marca início da celebração do centenário de Foz do Iguaçu


Evento valoriza o resgate histórico da cidade, com iluminação da fachada do Colégio Bartolomeu Mitre, acesa durante evento nesse sábado (7)



A abertura do Natal das Cataratas, na noite desse sábado (7), marcou o início da contagem regressiva para as festas de fim de ano e também das comemorações do centenário de Foz do Iguaçu, em 10 de junho de 2014.
Para valorizar a história do município, a fachada do Colégio Bartolomeu Mitre foi iluminada pela primeira vez como uma atração do Natal das Cataratas. Às 21h41, as luzes do prédio foram acesas, revelando a beleza de um dos imóveis mais antigos do centro de Foz, erguido em 1920.
Adicionar legenda
O ato foi sincronizado com o acendimento da árvore natalina de 18 metros de altura, feita com materiais reciclados, e do presépio instalado na Vila do Natal, onde também foi colocada uma escultura gigante de Papai Noel. Na sequência, uma queima de fogos celebrou o lançamento oficial da festa, que prossegue até o dia 22 com uma programação variada todas as noites na Praça do Mitre.
“Esta é uma homenagem para Foz, uma valorização de seu resgate histórico por meio da iluminação da fachada do Mitre. Uma cidade que preserva a sua história e valoriza o seu passado lança a semente para cultivar o seu futuro”, disse Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu, presidente do Fundo Iguaçu e coordenador do Natal das Cataratas.
“Esta estrutura é importante para recebermos os turistas neste período e também para a nossa população, que terá quase um mês para desfrutar do Natal das Cataratas”, disse o prefeito Reni Pereira.
Também participaram da abertura o secretário de Turismo, Jaime Nelson Nascimento, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, Roni Carlos Temp, o presidente do Instituto de Promoção Turística do Iguaçu, Fernando Martin, o presidente da Câmara de Foz, José Carlos Neves da Silva, o vereador Luiz Queiroga, o diretor do Iguassu Convention & Visitors Bureau, Enio Eidt, além de representantes do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos de Foz do Iguaçu (Copefi) e da Igreja Católica, entre outras autoridades.

Show de vozes
 Nesse sábado (7), o Coral Itaipu emocionou o público ao subir no palco instalado do lado oposto da fachada do Colégio Bartolomeu Mitre. Em 2014, o coral lançará um álbum para comemorar o centenário de Foz e os 40 anos da hidrelétrica.
Antes do show, a plateia foi convidada a um aperto de mão coletivo para celebrar o espírito de união e de paz, logo após a chegada de Papai Noel. O bom velhinho foi uma das principais atrações da noite. Ele chegou ao local de trenó, puxado pelo Veículo Elétrico da Itaipu, e recebeu a chave da cidade das mãos do prefeito Reni Pereira.


Depois, ele seguiu para a Casa de Noel, onde era aguardado por uma fila com mais de 50 metros de extensão. “Vale a pena a espera mesmo nessa fila, ainda mais se ele atender ao pedido das crianças”, disse Kamilla Medeiros, acompanhada pelo filho João Pedro, de 2 anos.
As irmãs Claudia e Daysi Calonga saíram de Ciudad del Este para participar do evento e se disseram tão encantadas com a Vila do Natal que pretendem aproveitar outros dias da programação. “Vimos pela TV que haveria o Natal das Cataratas e resolvemos conferir de perto. Está tudo muito lindo”, disse Claudia, acompanhada pelo filho Moisés, 9 anos, e pela sobrinha Samira, de 3 anos.
Neste domingo (8), o Coral Canto em Canto é a atração na Praça do Mitre, a partir das 20h30.

Mobilização

Mais de 100 pessoas trabalharam na produção e montagem da Vila do Natal. Além da Casa de Noel, estão instaladas na Praça do Mitre as casinhas de gastronomia, de artesanato e de brinquedos, na qual o visitante pode deixar uma doação às crianças carentes de Foz.
Fluvio Ricardo Nascimento, funcionário da Itaipu, levou a família para prestigiar a festa promovida com apoio da empresa na qual trabalha. “É um evento importante porque, além de valorizar o espírito natalino e entreter as crianças, ainda deixa a cidade mais enfeitada nesta época, o que não acontecia antes do Natal das Cataratas”, afirmou.


Quase centenária e mais bonita

Um concurso de decoração natalina também pretende reforçar o embelezamento da cidade neste período. Serão reconhecidos com menção honrosa os imóveis residenciais e comerciais mais bem enfeitados. Informações sobre o concurso podem ser obtidas no site http://www.nataldascataratas.com.br/.
O Natal das Cataratas é organizado pela Gestão Integrada do Turismo e conta com o apoio da Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu, ICVB, Cataratas S.A., Sistema Fecomércio e Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. (texto Assessoria)

Dimas Bragagnollo (ACIFI) e Fernanda Fedrigo (Instituto Polo Iguassu), presentes ao evento.

Policiamento constante garante segurança ao evento.

Ayrton José, comandando os espetáculos nas noites do Natal das Cataratas.

A villa do Natal...


Olinda Dorneles, da TV Comunitária.

Jacqueline, secretária Reni Pereira, com o filho...

Frederico Cardoso e Pastor Sadi Busanello.

Maria José Portinho e Jurema Fernandes, Gerente do Turismo da Itaipu.



Fernanda, Renata, Eliane e Jurema, com a filha: marcando presença...


Dimas, Piolla, Ronie Temp e Kassia Toito.


Apresentação da abertura por conta também de Nathaly Cassel.

Vereador Luis Queiroga e Gilmar Piolla, comemorando a realização da 4.ª edição do Natal das Cataratas, uma festa já no gosto popular.

Casal 20 no Natal das Cataratas, Gilmar e Renata Piolla, que segue na expectativa da chegada da pequena Valentina....


Postagens mais visitadas deste blog

Amigas de Das Graças promovem rifa de jóias em apoio ao trabalho e memória da colunista social e fotógrafa

Tudo começou ainda durante a pandemia. Com os trabalhos do filho Marco Antonio pautados em eventos e turismo, as dificuldades claro bateram na porta, e além da venda de um dos automóveis que a família tinha, algo mais precisava ser feito para quitar os compromissos e dívidas inerentes de um ano praticamente sem trabalho, em casa, Das Graças e seu filho Marco. Este grupo de amigas conta que mesmo em vida, Das Graças pensava em usar as joias para ajudar nas despesas domésticas e de saúde. No entanto, a saúde da colunista se agravou e sobreveio o internamento e a cirurgia.  Pensando em se desfazer de alguma forma de peças de joias que tinha enquanto presente nas festas de nossa sociedade, Das Graças acionou sua estimada amiga, Sílvia Rodrigues, para que a ajudasse na empreitada, o que foi de pronto atendida.  As joias -  As três peças que serão rifadas, eram relíquias da família  que ela ostentava nas grandes festas da sociedade que participava, ao longo da gloriosa carreira de colunismo

COLUNA SOCIAL Foz em Destaque - Edição CLXXVIII

DESTAQUE DO DIA Aniversários

32 anos da AgroShopping, agora com duas lojas para estar mais pertinho de você

🎁Aniversário da AgroShopping! 🥳 A AgroShopping comemorou 32 anos de muitos sonhos, projetos e realizações. São mais de três décadas de dedicação e trabalho em equipe para proporcionar um padrão de qualidade único. A AgroShopping não para: depois de inaugurar sua primeira filial, a AgroShopping República, trouxe uma programação especial para comemorar seus 32 anos de história. Com ações focadas no cliente, um dos pontos alto da programação foi o lançamento do Cartão AgroShopping: com o Cartão  AgroShopping, suas compras valem dinheiro... Confira as Promoções de Aniversário: Linha de Cristais Murano e de Flores Permanentes com descontos de 30%. TODA a loja com 10% de descontos*! Linha Pet: Carrinhos, Transporte, Roupinhas, com 20% de desconto. Além disto, tivemos o DIA DA HORTA, que contou com a presença dos técnicos da Isla, uma das maiores fábrica de semente do país, que trouxeram técnicas e inovação com os produtos da marca que representam, o público A-DO-ROU!!! E o lado humano e de