Pular para o conteúdo principal

Natal das Cataratas marca início da celebração do centenário de Foz do Iguaçu


Evento valoriza o resgate histórico da cidade, com iluminação da fachada do Colégio Bartolomeu Mitre, acesa durante evento nesse sábado (7)



A abertura do Natal das Cataratas, na noite desse sábado (7), marcou o início da contagem regressiva para as festas de fim de ano e também das comemorações do centenário de Foz do Iguaçu, em 10 de junho de 2014.
Para valorizar a história do município, a fachada do Colégio Bartolomeu Mitre foi iluminada pela primeira vez como uma atração do Natal das Cataratas. Às 21h41, as luzes do prédio foram acesas, revelando a beleza de um dos imóveis mais antigos do centro de Foz, erguido em 1920.
Adicionar legenda
O ato foi sincronizado com o acendimento da árvore natalina de 18 metros de altura, feita com materiais reciclados, e do presépio instalado na Vila do Natal, onde também foi colocada uma escultura gigante de Papai Noel. Na sequência, uma queima de fogos celebrou o lançamento oficial da festa, que prossegue até o dia 22 com uma programação variada todas as noites na Praça do Mitre.
“Esta é uma homenagem para Foz, uma valorização de seu resgate histórico por meio da iluminação da fachada do Mitre. Uma cidade que preserva a sua história e valoriza o seu passado lança a semente para cultivar o seu futuro”, disse Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu, presidente do Fundo Iguaçu e coordenador do Natal das Cataratas.
“Esta estrutura é importante para recebermos os turistas neste período e também para a nossa população, que terá quase um mês para desfrutar do Natal das Cataratas”, disse o prefeito Reni Pereira.
Também participaram da abertura o secretário de Turismo, Jaime Nelson Nascimento, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, Roni Carlos Temp, o presidente do Instituto de Promoção Turística do Iguaçu, Fernando Martin, o presidente da Câmara de Foz, José Carlos Neves da Silva, o vereador Luiz Queiroga, o diretor do Iguassu Convention & Visitors Bureau, Enio Eidt, além de representantes do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos de Foz do Iguaçu (Copefi) e da Igreja Católica, entre outras autoridades.

Show de vozes
 Nesse sábado (7), o Coral Itaipu emocionou o público ao subir no palco instalado do lado oposto da fachada do Colégio Bartolomeu Mitre. Em 2014, o coral lançará um álbum para comemorar o centenário de Foz e os 40 anos da hidrelétrica.
Antes do show, a plateia foi convidada a um aperto de mão coletivo para celebrar o espírito de união e de paz, logo após a chegada de Papai Noel. O bom velhinho foi uma das principais atrações da noite. Ele chegou ao local de trenó, puxado pelo Veículo Elétrico da Itaipu, e recebeu a chave da cidade das mãos do prefeito Reni Pereira.


Depois, ele seguiu para a Casa de Noel, onde era aguardado por uma fila com mais de 50 metros de extensão. “Vale a pena a espera mesmo nessa fila, ainda mais se ele atender ao pedido das crianças”, disse Kamilla Medeiros, acompanhada pelo filho João Pedro, de 2 anos.
As irmãs Claudia e Daysi Calonga saíram de Ciudad del Este para participar do evento e se disseram tão encantadas com a Vila do Natal que pretendem aproveitar outros dias da programação. “Vimos pela TV que haveria o Natal das Cataratas e resolvemos conferir de perto. Está tudo muito lindo”, disse Claudia, acompanhada pelo filho Moisés, 9 anos, e pela sobrinha Samira, de 3 anos.
Neste domingo (8), o Coral Canto em Canto é a atração na Praça do Mitre, a partir das 20h30.

Mobilização

Mais de 100 pessoas trabalharam na produção e montagem da Vila do Natal. Além da Casa de Noel, estão instaladas na Praça do Mitre as casinhas de gastronomia, de artesanato e de brinquedos, na qual o visitante pode deixar uma doação às crianças carentes de Foz.
Fluvio Ricardo Nascimento, funcionário da Itaipu, levou a família para prestigiar a festa promovida com apoio da empresa na qual trabalha. “É um evento importante porque, além de valorizar o espírito natalino e entreter as crianças, ainda deixa a cidade mais enfeitada nesta época, o que não acontecia antes do Natal das Cataratas”, afirmou.


Quase centenária e mais bonita

Um concurso de decoração natalina também pretende reforçar o embelezamento da cidade neste período. Serão reconhecidos com menção honrosa os imóveis residenciais e comerciais mais bem enfeitados. Informações sobre o concurso podem ser obtidas no site http://www.nataldascataratas.com.br/.
O Natal das Cataratas é organizado pela Gestão Integrada do Turismo e conta com o apoio da Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu, ICVB, Cataratas S.A., Sistema Fecomércio e Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. (texto Assessoria)

Dimas Bragagnollo (ACIFI) e Fernanda Fedrigo (Instituto Polo Iguassu), presentes ao evento.

Policiamento constante garante segurança ao evento.

Ayrton José, comandando os espetáculos nas noites do Natal das Cataratas.

A villa do Natal...


Olinda Dorneles, da TV Comunitária.

Jacqueline, secretária Reni Pereira, com o filho...

Frederico Cardoso e Pastor Sadi Busanello.

Maria José Portinho e Jurema Fernandes, Gerente do Turismo da Itaipu.



Fernanda, Renata, Eliane e Jurema, com a filha: marcando presença...


Dimas, Piolla, Ronie Temp e Kassia Toito.


Apresentação da abertura por conta também de Nathaly Cassel.

Vereador Luis Queiroga e Gilmar Piolla, comemorando a realização da 4.ª edição do Natal das Cataratas, uma festa já no gosto popular.

Casal 20 no Natal das Cataratas, Gilmar e Renata Piolla, que segue na expectativa da chegada da pequena Valentina....


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

Visitas do Embaixador Jorge Geraldo Kadri e da Consulesa Siham Harat - Homenagem Atef Manah

E dando sequência aos eventos de boas vindas ao S.S. Jorge Geraldo Kadri, Embaixador do Brasil no Líbano e à Sra. Siham Harati , Consul Honorária do Brasil no Líbano, em visita à Tríplice Fronteira, a família Manah uniu-se a outros núcleos árabes da Tríplice Fronteira para homenagearem os ilustres visitantes. A ocasião serviu também para homenagear Atef Manah, ilustre pioneiro que esteve em tratamento de saúde por 7 longos meses em São Paulo, e que retornou em muito boa forma. Isto foi motivo de alegria não só para a comunidade árabe, mas também para os muitos amigos que a família Manah conquistou nestes mais de 50 anos de trabalho pelo desenvolvimento de nossa região. Bem vindo Sr Atef!!!! Presenças de autoridades religiosas, da prefeita interina de Foz, autoridades diplomáticas e de membros proeminentes da comunidade árabe trinacional.  Parabéns Marcelle Ghieh pela primazia na condução do cerimonial do evento, e a equipe do Mabu, cuidando de cada detalhe do evento.