Pular para o conteúdo principal

Natal das Cataratas marca início da celebração do centenário de Foz do Iguaçu


Evento valoriza o resgate histórico da cidade, com iluminação da fachada do Colégio Bartolomeu Mitre, acesa durante evento nesse sábado (7)



A abertura do Natal das Cataratas, na noite desse sábado (7), marcou o início da contagem regressiva para as festas de fim de ano e também das comemorações do centenário de Foz do Iguaçu, em 10 de junho de 2014.
Para valorizar a história do município, a fachada do Colégio Bartolomeu Mitre foi iluminada pela primeira vez como uma atração do Natal das Cataratas. Às 21h41, as luzes do prédio foram acesas, revelando a beleza de um dos imóveis mais antigos do centro de Foz, erguido em 1920.
Adicionar legenda
O ato foi sincronizado com o acendimento da árvore natalina de 18 metros de altura, feita com materiais reciclados, e do presépio instalado na Vila do Natal, onde também foi colocada uma escultura gigante de Papai Noel. Na sequência, uma queima de fogos celebrou o lançamento oficial da festa, que prossegue até o dia 22 com uma programação variada todas as noites na Praça do Mitre.
“Esta é uma homenagem para Foz, uma valorização de seu resgate histórico por meio da iluminação da fachada do Mitre. Uma cidade que preserva a sua história e valoriza o seu passado lança a semente para cultivar o seu futuro”, disse Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu, presidente do Fundo Iguaçu e coordenador do Natal das Cataratas.
“Esta estrutura é importante para recebermos os turistas neste período e também para a nossa população, que terá quase um mês para desfrutar do Natal das Cataratas”, disse o prefeito Reni Pereira.
Também participaram da abertura o secretário de Turismo, Jaime Nelson Nascimento, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, Roni Carlos Temp, o presidente do Instituto de Promoção Turística do Iguaçu, Fernando Martin, o presidente da Câmara de Foz, José Carlos Neves da Silva, o vereador Luiz Queiroga, o diretor do Iguassu Convention & Visitors Bureau, Enio Eidt, além de representantes do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos de Foz do Iguaçu (Copefi) e da Igreja Católica, entre outras autoridades.

Show de vozes
 Nesse sábado (7), o Coral Itaipu emocionou o público ao subir no palco instalado do lado oposto da fachada do Colégio Bartolomeu Mitre. Em 2014, o coral lançará um álbum para comemorar o centenário de Foz e os 40 anos da hidrelétrica.
Antes do show, a plateia foi convidada a um aperto de mão coletivo para celebrar o espírito de união e de paz, logo após a chegada de Papai Noel. O bom velhinho foi uma das principais atrações da noite. Ele chegou ao local de trenó, puxado pelo Veículo Elétrico da Itaipu, e recebeu a chave da cidade das mãos do prefeito Reni Pereira.


Depois, ele seguiu para a Casa de Noel, onde era aguardado por uma fila com mais de 50 metros de extensão. “Vale a pena a espera mesmo nessa fila, ainda mais se ele atender ao pedido das crianças”, disse Kamilla Medeiros, acompanhada pelo filho João Pedro, de 2 anos.
As irmãs Claudia e Daysi Calonga saíram de Ciudad del Este para participar do evento e se disseram tão encantadas com a Vila do Natal que pretendem aproveitar outros dias da programação. “Vimos pela TV que haveria o Natal das Cataratas e resolvemos conferir de perto. Está tudo muito lindo”, disse Claudia, acompanhada pelo filho Moisés, 9 anos, e pela sobrinha Samira, de 3 anos.
Neste domingo (8), o Coral Canto em Canto é a atração na Praça do Mitre, a partir das 20h30.

Mobilização

Mais de 100 pessoas trabalharam na produção e montagem da Vila do Natal. Além da Casa de Noel, estão instaladas na Praça do Mitre as casinhas de gastronomia, de artesanato e de brinquedos, na qual o visitante pode deixar uma doação às crianças carentes de Foz.
Fluvio Ricardo Nascimento, funcionário da Itaipu, levou a família para prestigiar a festa promovida com apoio da empresa na qual trabalha. “É um evento importante porque, além de valorizar o espírito natalino e entreter as crianças, ainda deixa a cidade mais enfeitada nesta época, o que não acontecia antes do Natal das Cataratas”, afirmou.


Quase centenária e mais bonita

Um concurso de decoração natalina também pretende reforçar o embelezamento da cidade neste período. Serão reconhecidos com menção honrosa os imóveis residenciais e comerciais mais bem enfeitados. Informações sobre o concurso podem ser obtidas no site http://www.nataldascataratas.com.br/.
O Natal das Cataratas é organizado pela Gestão Integrada do Turismo e conta com o apoio da Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu, ICVB, Cataratas S.A., Sistema Fecomércio e Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. (texto Assessoria)

Dimas Bragagnollo (ACIFI) e Fernanda Fedrigo (Instituto Polo Iguassu), presentes ao evento.

Policiamento constante garante segurança ao evento.

Ayrton José, comandando os espetáculos nas noites do Natal das Cataratas.

A villa do Natal...


Olinda Dorneles, da TV Comunitária.

Jacqueline, secretária Reni Pereira, com o filho...

Frederico Cardoso e Pastor Sadi Busanello.

Maria José Portinho e Jurema Fernandes, Gerente do Turismo da Itaipu.



Fernanda, Renata, Eliane e Jurema, com a filha: marcando presença...


Dimas, Piolla, Ronie Temp e Kassia Toito.


Apresentação da abertura por conta também de Nathaly Cassel.

Vereador Luis Queiroga e Gilmar Piolla, comemorando a realização da 4.ª edição do Natal das Cataratas, uma festa já no gosto popular.

Casal 20 no Natal das Cataratas, Gilmar e Renata Piolla, que segue na expectativa da chegada da pequena Valentina....


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLUNA SOCIAL Foz em Destaque - Edição CXXIX

    DESTAQUE DO DIA

ALCEU VEZOZZO, fundador da Rede Bourbon, homenageado pela Associação Comercial do Paraná

O fundador da Rede Bourbon, Alceu Ântimo Vezozzo, recebeu a homenagem Cidadania ACP, da Associação Comercial do Paraná. O prêmio é concedido para cidadãos de reconhecida importância na sociedade paranaense e nacional. (Evento acontecido em Nov/2019) Premio - Homenagem ACP - Foto Jader Rocha Em seu discurso o presidente da ACP, Gláucio Geara, enalteceu as conquistas de Vezozzo na hotelaria e na ação social que desenvolve na cidade de Cambará, com o Instituto Bourbon.  Ao receber a homenagem o fundador da Rede Bourbon agradeceu a família e a Deus por todas as conquistas e enfatizou a importância de fazer o bem em todas as áreas da sociedade. “Fazer o bem através da hotelaria, através do Instituto Bourbon, através da escola, fazer o bem seja ele onde for”, finalizou o fundador. A família Vezozzo prestigiou seu patriarca nesta noite tão importante. Assinatura Homenagem  Abraço Alceu e Laila Vezozzo - Foto Jader Rocha  Alceu Vezozzo, Ana Amélia Filizola e Glau

COLUNA SOCIAL - Edição CCCXII

D E S T A Q U E